lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 21/07/2013 - 09:28h
edps escreveu:
lcavalheiro escreveu:
Mas ainda acho compilar mais fácil do que deixar o apt-get fazer o trabalho ;-)
respeito a sua opinião, mas discordo completamente.
vejo que o problema está no usuário e não no sistema em si, mesmo o Ubuntu que muitos alegam ser um sistema bugado a meu ver é tão estável quanto qualquer outra distro, o problema está na preguiça em aprender, dificuldade de aprendizado (quando tentam) e excesso de firulas (invenções por parte da maioria).
hoje em dia não existe mistério, estivéssemos em 2005 (e digo isso quando conheci o Gentoo) ou em épocas mais remotas, quando o APT quebrava mesmo! ou seja, em época anterior ao Debian 3.0, concordaria contigo.
Edinaldo, eu não me referia à estabilidade. Tirando no MS Ubuntu o apt-get nunca
[*****] com a minha vida - em compensação no Precise eu precisava formatar a coisa toda depois de cada apt-get update, e eu nunca entendi o porquê disso. Embora em termos de estabilidade na minha opinião nada supere o Ports (do FreeBSD), o apt-get é uma ferramenta bastante confiável sim.
Mas acho contra-intuitivo instalar uma montanha de pacotes "parasitas" apenas porque algum engraçadinho os chamou de dependências. Em alguns casos, um apt-get autoremove após a instalação de um pacote removerá vários pacotes recém-instalados à título de dependência, e existem dependências que sinceramente não vejo como necessárias em alguns casos. Por exemplo, o Window Maker pode ter suporte nativo ao formato de imagem .xpm, mas eu não uso isso e portanto não vejo necessidade de ter isso. Por isso acho mais fácil compilar apenas o que eu quero do que instalar pelo gerenciador de pacotes e então ficar removendo as dependências desnecessárias.
Ademais, a flexibilidade do Slackware não conhece limites, Lucas. Eu já ouvira falar de experiências como a sua, e embora eu não seja fã de gerenciamento automático de dependências acredito que coisas como o Portage e o Entropy se aproximam muito mais do espírito slacker do que um "baixador de pacotes";-) Por que você não escreve um artigo narrando suas peripécias?