Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 03/02/2011 - 14:10h
Um simples cálculo nos faz concluir que esses "15mega" divididos pelos 30 PCs vai resultar em 500kbps brutos para cada máquina.
Note porém que isso não é uma "média", mas "a melhor condição possível" (e possivelmente utópica) para esse tipo de conexão. A partir daí pode-se "piorar", e não "melhorar" qualquer coisa.
Nos momentos de pico, sua operadora de telefonia - devidamente amparada pelas normas da Anatel - poderá estar fornecendo apenas 10% dos tais "15mega".
Na melhor das condições, e se você tiver um mecanismo de distribuição dessa banda em proporções iguais para toda a rede, poderá ter de 50 a 500kbps por máquina.
Em condições normais (para uma lanhouse) isso seria suficiente.
Porém, se apenas 5 dessas máquinas estiverem baixando torrents em segundo plano (o que geralmente acontece à revelia da empresa), ou utilizando a conexão de uma forma mais pesada, as demais máquinas da rede irão sofrer de lentidão sem que quase se possa determinar o porquê.
E algumas nem sequer conseguirão conectar-se.
A meu ver, deve-se policiar um pouco mais a utilização da web. A maioria das empresas que conheço bloqueia YouTube, MSN, Orkut e outras "coisinhas" assim, bem como torrents de qualquer espécie. Pode parecer injusto mas realmente, se deixar, vira bagunça.
EU bloquearia todas as máquinas porém colocaria uma máquina liberada para tudo isso, preferencialmente em lugar central e visível a todos, de forma a permitir o uso normal, e ao mesmo tempo limitar os abusos.
Do tipo "PODE FAZER, mas lembre-se dos outros", e principalmente de que "a conexão e os PCs pertencem À EMPRESA e não fazem parte do patrimônio individual dos funcionários". Portanto a prioridade será sempre a empresa.
Dessa forma, todos ficarão felizes.