O Incorrigível [RESOLVIDO]

25. Cuma?!

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/07/2011 - 13:25h

Nicolo

Agora a tentativa é de resgatar (pois dizes que quem salva é Cristo) os arquivos do |Ubuntu que estava instalado junto com o Windows.

Olha, nessa coisa de entendem por si só etc. etc. etc. eu não entendi nada, mas mesmo assim valeu!

WGuedes


  


26. Re: O Incorrigível [RESOLVIDO]

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 24/07/2011 - 14:00h

Aparentemente existe um problema com essa partição e ela não está íntegra na sua máquina. A saída de erro sugeriu executar algum comando? Se sim, execute-o. Eu não saberia te dizer exatamente o que poderia ser feito nesse caso para recuperar os dados, caso ela não possa ser montada. Acho que alguns colegas daqui do VOL tem mais conhecimento a respeito e poderia lhe ajudar.
No entanto, verifique se os seus dados não estão nas outras partições em vez dessa que está danificada. A questão não é achar o Ubuntu e sim a partição onde fica o diretório /home. Isso depende do layout de particionamento escolhido durante a instalação. Por exemplo, eu sempre crio uma partição separada e digo ao meu sistema que o meu diretório /home deve estar nele. O que me ajuda a preservar os dados, quando eu precisar fazer uma atualização -- mesmo que eu tenha de fazer backup!.

Note também que há uma partição swap na lista. Não é pra montar ela. Não irá achar nada aí. É apenas uma partição de troca, onde os dados são gravados no caso da memória RAM não estar dando conta do recado.


27. Oi?

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/07/2011 - 14:07h

Porque falou na partição swap se não é pra montar e se não há nada nela?


28. Re: O Incorrigível [RESOLVIDO]

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 24/07/2011 - 14:14h

Porque você poderia tentar montar ela também... =]


29. Chave

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/07/2011 - 14:18h

As partições 3, 8 e 6 têm um chave. O que significa? É possível montá-las? E a última - unallocated?


30. Já era?

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/07/2011 - 15:04h

As partições 3, 8 e 6 têm um chave. O que significa? É possível montá-las? E a última - unallocated?
Para a partição 3 comandei sudo mount -t extended /dev/sda3 /mnt/ubuntu. Resultado: unknown filsystem type 'extended'.

Bem, as partições 6 e 8 são swap. Só resta tentar a unllocated, então, lá vai:
sudo mount -t unlocated /dev/unllocated /mnt/ubunt, com o mesmo resultado.

Então já era?

Pô, cara, valeu paca. Brigradão!
WGuedes


31. Olá

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 24/07/2011 - 15:23h

Então,

A extended não é um sistema de arquivos. É uma partição estendida. Isso quer dizer que você pode ter outras partições dentro dela. E você deve montar essas.

- unalocted quer dizer "não alocado" ou seja, não há partição alguma aí. É um espaço não particionado no disco. É normal ter um espaço desse no HD não ocupando quase nada. Me lembro de acontecer comigo e eu não conseguir tirar ele.

Em relação a chave que está aparecendo, quer dizer que a partição está montada e em uso. Sendo assim, você precisaria desmontar ela antes para poder realizar qualquer operação.

$ sudo umount /dev/sda3
$ sudo umount /dev/sda6
$ sudo umount /dev/sda8

Mas eu creio que seus dados podem estar em /dev/sda5 (a considerar pelo tamanho da partição) e é uma partição do tipo ext4. Crie um diretório pra ela, do jeito que disse anteriormente e veja se tu consegue montá-la.


32. Re: O Incorrigível [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 24/07/2011 - 19:06h

Vc deve tentar montar /dev/sad5 e /dev/sda7, que são as únicas partições que podem conter dados.

Suponho que vc esteja usando um Live CD do Ubuntu. Então, pelo gerenciador de arquivos, abra o link "computador", que deve mostrar suas partições linux saudáveis, permitindo que vc as acesse por lá mesmo.

Partições "doentes" podem ou não serem montadas via linha de comando, restando tentar com as citadas no início (sda5 e sda7).

Encerrando, vc pode fazer todo o particionamento pelo Gparted (com o CD do Ubuntu), inclusive criando as partições do Windows 7 (100 MB para boot e 30 GB para o sistema, ambas formatadas em NTFS). Depois de formatar, instale o 7 e escolha a partição que vc criou (a grande, pois a de boot ele escolhe sozinho, se não me engano).


33. Confiram, por favor. Não quero errar.

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/07/2011 - 21:26h

Respondendo ao questionamento da postagem 23 (Elder), foi assim:

Eu tinha Windows, instalado primeiro , instalei depois o Ubuntu 11.04. Fiquei utilizando os dois. Isto gerou arquivos em Windows e em Ubuntu; depois fui instalar Ubuntu Studio 11.04 – ficariam os três rodando na mesma máquina, mas a instalação do Ubuntu Studio deu zebra porque já era muito tarde e a sucessão de questionamentos por parte do sistema - questionamentos que eu, por inexperiência, não sabia e ainda não sei responder – estavam tomando muito tempo e tive que abortar, mesmo sabendo que poderia dar problema.

Bem, a questão agora é:

As partições montadas – as que têm a figura de uma chave - estão em uso. Para desmontá-las vou executar os seguintes comandos, antes, para poder realizar qualquer operação:

$ sudo umount /dev/sda3
$ sudo umount /dev/sda6
$ sudo umount /dev/sda8

Feito isto, vou criar um diretório pra cada uma delas, assim?

$ sudo mkdir /mnt/ubuntu
$ sudo mount -t extended /dev/sda3 /mnt/ubuntu

$ sudo mkdir /mnt/ubuntu
$ sudo mount -t Linux-swap /dev/sda6 /mnt/ubuntu (lembre que esta é Linux-swap)

$ sudo mkdir /mnt/ubuntu
$ sudo mount -t Linux-swap /dev/sda8 /mnt/ubuntu (lembre que esta é Linux-swap)

Devo montar /dev/sda5 e /dev/sda7, já que (segundo Pinduvoz) são as únicas partições que podem conter dados. Isto será feito assim:

$ sudo mkdir /mnt/ubuntu
$ sudo mount -t ext4 /dev/sda5 /mnt/ubuntu

$ sudo mkdir /mnt/ubuntu
$ sudo mount -t ext4 /dev/sda7 /mnt/ubuntu (Esta tem um boton vermelho com exclamação)

Sim, estou usando um Live CD do Ubuntu 11.04. E, pelo gerenciador de arquivos (gerenciador de arquivos é o mesmo que Nautilus?), abro o link "computador", que deverá me mostrar as partições linux saudáveis, permitindo acessar os arquivos.

Partições "doentes" podem ou não ser montadas via linha de comando, restando tentar com as citadas no início (sda5 e sda7).

Depois, faço todo o particionamento pelo Gparted (com o CD do Ubuntu), inclusive criando as partições do Windows 7 (100 MB para boot e 30 GB para o sistema, ambas formatadas em NTFS).


Instalar o 7? O que que é isto? Seria Instalar o Windows 7?
Depois de formatar, instalo o 7 e escolha a partição criada (a grande, pois a de boot ele escolhe sozinho, provavelmente).


34. Re: O Incorrigível [RESOLVIDO]

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 25/07/2011 - 21:51h

Somente os dispositivos /dev/sda5 e /dev/sda7. Os outros não. Eles devem ser montados em diretórios diferentes ou, ao menos, não devem ser montados simultaneamente, se for no mesmo diretório. Ou o mount vai acusar um erro.

Tente o particionamento depois que você conseguir recuperar os seus dados ou chegar a conclusão que não dá mesmo para recuperar ele. Depois que mexer com o particiomento, já era. O que você apagar não terá mais como ser recuperado.


35. O q houve?

WGuedes
wguedes

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/07/2011 - 22:40h

Procedimento adotados e respectivos resultados:

$ sudo mkdir /mnt/ubuntu (OK)
$ sudo mount -t ext4 /dev/sda5 /mnt/ubuntu "(wrong fs type, bad option, bad superlock on /dev/sda5, missing codepage(...)"

$ sudo mkdir /mnt/ubuntu (já havia sido criado acima)
$ sudo mount -t ext4 /dev/sda7 /mnt/ubuntu "(wrong fs type, bad option, bad superlock on /dev/sda5, missing codepage(...)"(Esta tem um botton vermelho com exclamação)



36. Re: O Incorrigível [RESOLVIDO]

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 25/07/2011 - 22:59h

@wguedes, eu realmente não saberia te dizer qual é o problema ou alguma maneira de contornar isso, visto que nunca cheguei a enfrentar um problema do tipo. Creio que os amigos aqui do VOL devem ter alguma dica a respeito.

Manifestem-se pessoal! =]






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts