lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 05/08/2015 - 12:51h
E mais uma vez vou na contra-mão dos colegas e digo ao autor do tópico para FUGIR do Ubuntu e derivados. Com certeza ele vai te entregar um sistema bonito e fácil de usar, mas chiliquento e pronto para os tipos mais estapafúrdios de bugs. É distro para quem usa o computador como máquina para comentar no Facebook apenas.
Pelo perfil que você apresenta, eu realmente sugiro ir para o Slackware. Ao contrário do que algumas pessoas pensam (pessoas essas que não entenderam a distro, provavelmente), no Slack a coisa fica do jeito que você manda o computador fazer. Logo, se der alguma caca as chances são de 99,9% da culpa ser sua, e não de um bug qualquer. Afinal de contas, a distro não está aí há 23 anos por acaso, não é? Ela não é a distro mais antiga ainda na ativa à toa, não é?
Há outra razão também para ir para o Slackware, razão essa representada pelo adágio mais que famoso: "Se você usa Fedora, você aprende Fedora; se você usa Debian, você aprende Debian; se você usa Slackware, você aprende GNU/Linux". No Slackware as coisas funcionam como proposto, e os arquivos de cada pacote estarão onde devem estar. Você instala somente o que você quer no sistema, e se você quer um pacote sem uma dependência dele vá lá e instale (se vai funcionar é outra questão, mas o sistema entende que se você faz um troço desses você sabe o que está fazendo). Quer desinstalar o kernel? Vá e faça, o problema é seu. O Slackware nunca vai se meter em sua vida como dono da máquina. E isso te força a aprender, a usar o sistema conscientemente.
Slackware é difícil? Não, ele é simples, ele é calcado na lógica e apela para o paradigma "simplicidade é mais importante que facilidade". Se você não tem preguiça de pensar ou de ler antes de fazer, é a distro ideal. Eu o uso há dezenove anos, não sou da área de TI e não sei programar, e mesmo assim nunca tive problemas com ele que eu mesmo não conseguisse resolver após pensar um pouquinho. Tenho um notebook de dez anos atrás rodando a versão current do Slackware (a versão mais atual), e às vezes esse notebook aí dá banho de desempenho no meu outro notebook de três anos atrás rodando Fedora ou openSUSE.
Em resumo, é uma distro que vale a pena conhecer e testar. É uma escola que não deve ser ignorada.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta