Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 26/07/2013 - 11:33h
Não sei o quanto você deseja ou necessita aprender Linux.
As variáveis podem ser muitas.
Se você precisa aprender a fundo, saber como tudo funciona, tornar-se "cobra" no assunto, "ter domínio total", então o caminho inevitável é a velha e confiável Slackware, tão veementemente defendida pelo colega lcavalheiro.
Se precisa aprender apenas o suficiente para usar o Linux, eu recomendaria fazer experiências com o maior número de distros possível, pois cada uma tem características diferenciadas, sistemas gráficos diferentes, gerenciadores de pacotes diferentes, etc.
Essa diversidade não é um dificultador, como poderia dar a parecer, mas algo como um cardápio à la carte, onde você escolhe os componentes de seu prato.
Uma analogia:
Nas distros mais amigáveis como o Ubuntu, o Mint, OpenSuse, etc. a coisa é mais ou menos chegada para um "alaminuta" (prato feito gaúcho, com carne, arroz e salada, tudo bom, tudo certinho e satisfatório para a maioria das pessoas) enquanto que na Slackware você mesmo consegue colocar "uma cereja em cima do bacon" ou uma "azeitona com orégano em cima da goiabada", bastando querer.
Na Slackware só vem o prato, os componentes quem coloca é você...
Como vantagem, somente terá o que você quer.
Não é chato entrar "naquela lanchonete famosa", pedir "o sanduíche famoso" e ter de retirar "um componente famoso" que você não gosta, mas que está ali obrigatoriamente?
Porém começar com Slackware pode não ser tão rápido quanto você gostaria.
Então o ideal é começar com Mint ou Ubuntu que são muito intuitivos (bem mais que o Windows) e ir gradativamente entrando no mundo Slack.
Essa é a minha opinião.
Hoje em dia em não "sei" Linux, mas estou com 66 anos de idade e não me aperto de jeito nenhum.
E quando surge alguma dificuldade ou dúvida, tem sempre essa comunidade maravilhosa do VOL que nunca deixa a gente no vácuo...