aleksandre
(usa Debian)
Enviado em 14/03/2012 - 05:51h
Sou usuário Debian mas sempre dou uma conferida no produto da Canonical. Não utilizo mais Ubuntu e nem recomendo a mais ninguém porque sei bem onde isso vai acabar.
Bom, o 12.04 esta muito "bonitinho" e, apesar de não tê-lo instalado, estou utilizando-o através de um liveUSB persistente. Na primeira atualização que fiz foram mais de 300 MB de pacotes e deu problema com o kernel e mais um zilhão de pacotes que não atualizam por conta de dependência. Não entendo como pode simples atualizações de segurança necessitar de dependências de repositórios aquém dos oficiais da instalação. Isso é um erro grave!
Bom, sou habituado a utilizar meu Debian com utilização de memória abaixo dos 90 MB para o desktop. No caso do Ubuntu, não sei se é porque estou no modo live, o desktop limpo sozinho já consome mais de 1 GB. A diferença é brutal. Mas a resposta de lançamento de qualquer aplicação está bem rápida e suave. O Firefox 11 está bem mais ágil mas algumas vezes fica dando umas travadas sem explicação alguma.
A conversa de que esse HUD é para facilitar a usabilidade até agora não me convence porque não funciona comigo. Utilizo o DMENU em meu Debian com OpenBox e a usabilidade dá de dez na do HUD. Pelo menos para abrir o aplicativo que desejo sem necessitar de mouse. Mas claro, eles são diferentes e a proposta do HUD é bem mais completa quando funcionar de verdade como nos vídeos da Canonical.
Bom, minha experiência com o 12.04 é de menos de uma semana ainda. Continuo testando.