Mexer no Linux é fácil?

13. Re: Mexer no Linux é fácil?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 09/08/2010 - 20:44h

facinho, o dificil é acostumar

p mim usar as ports do FreeBSD "não é linux, mas faço o msm no pinguin" é uma alegria hehehe

cd /usr/ports/www/firefox35 ; make install clean

ou

pkg_add -rv firefox35

tanto faz o comando faz instalar o firefox 3.5

sem contar os modos de instalar usando a interface grafica, mamão com açucar kkkkkkkk

pois nao tenho o trabalho de procurar de site em site, depois baixar e ficar esperando p dpois dar 2click e avançar,avançar,avançar,finalizar!

aki com 1 comandinho ja faço tudo isso sem preocupação, ainda mais quando escolho uma sequencia p instalar varios aplicativos

configurar só se for algum programa mais avançado, agr programas como firefox, gimp, openoffice é praticamente a msm coisa em todos os SO

o Linux está totalmente preparado para os usuarios domesticos "isso depende da distribuição" e p servidores tbm "tbm depende da distribuição"

ter medo do linux é coisa do pasado, hj linux é p todos


  


14. Re: Mexer no Linux é fácil?

Diego Langer
dlanger

(usa Debian)

Enviado em 09/08/2010 - 20:56h

Como você é iniciante recomendo que comeces pelo Ubuntu ou Mint, distros voltadas exatamente para quem esta começando no linux. Aconselho também ler o Guia Foca. O VoL também possui um vasto e excelente material sobre essas distros.
Bons estudos.


15. Re: Mexer no Linux é fácil?

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 09/08/2010 - 21:18h

Para uso em desktop "básico" (navegar na internet e usar e-mail, suíte de escritório e multimídia) o Linux, hoje, está fácil de usar. Mas Linux não é e nunca vai ser Windows, portanto vc vai ter que aprender algo novo se quiser usar o sistema do pingüim.

Note que há vantagens (é livre, gratuito e não pega vírus, para citar algumas) e desvantagens (programas específicos que não rodam e não têm similar livre, incluindo os jogos mais novos) em usar Linux, mas as primeiras, ao meu ver, superam as últimas.


16. Re: Mexer no Linux é fácil?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 09/08/2010 - 21:27h

um grande desafio é acostumar com o ambiente grafico, recomendo usar uma distribuição facil e que tenha diversos ambientes graficos

tente primeiramente o kde e gnome

uma distribuição facil d+ para iniciantes e que tenha tanto o gnome e kde como padrão e alguns outros ambiente graficos é o mandriva

fica mais facil ainda com o MCC "Mandriva Control Center" é algo semelhante ao "Painel de Controle" do windows

lá vc meche no grub, partições, configurações de rede, hardware etc.


17. Re: Mexer no Linux é fácil?

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 09/08/2010 - 21:35h

E semelhante ao MAndriva com o "Mandriva Control Center! existe também o openSuSE com o "YaST" que da mesma forma se assemelha a um painel de controle onde as principais (senão todas) as configurações do sistema podem ser feitas.


18. o ubuntu é o melhor pra um iniciante

Gianni Santos Marinho
ileaoorg

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2010 - 23:21h

o ubuntu é a melhor distribuição pra um iniciante que não tá com tanto tempo assim de se aprofundar melhor no assunto linux. eu gosto muito do opensuse mas estou sem tempo de pesquisar pra deixar do jeito que eu quero. então por enquanto eu tô no ubuntu. mas tudo é linux e isso é o mais importante. embora tenha uns gatos-pingados que acham que linux é feito por e para programadores, a maioria que faz o bom nome da comunidade linux são receptivos e atenciosos com dúvidas dos iniciantes.

mas se não quiser instalar de cara o amigável ubuntu, vc pode escolher opensuse e fedora, que a comunidade aqui tb é grande e educada.


19. é

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 10/08/2010 - 00:12h

é d+ da conta, difícil é manga de colete!


20. Re: Mexer no Linux é fácil?

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 10/08/2010 - 00:34h

Basicamente pode se dizer que é apenas uma questão de costume. Se você procurar usar os repositórios (que são algo como um depósito de programas) oficiais da sua distribuição (distro), a partir do aplicativo de instalação ou gerenciamento de programas, pode-se dizer que é fácil, funcionando quase na mesma base do windows em modo gráfico.

Se você entretanto pretender instalar programas na base do baixar da internet e tentar instalar via terminal, vai ser mais complicado.

Mesmo usando o terminal, para aquelas distros que usem por exemplo o apt-get, também é fácil se você souber o nome do programa a instalar bastará abrir o terminal, atualizar a lista de programas no repositório oficial com o comando
# apt-get update
e depois
# apt-get install nomedoprograma

nome do programa é o nome do aplicativo que você quer instalar.


21. Re: Mexer no Linux é fácil?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/08/2010 - 08:49h

uma coisa que eu recomendo é buscar uma distribuição que traz a simplicidade ao usuario, e nao só nome como o ubuntu, nao quero causar flames, mas quero quebrar esses idolatras de distribuição

nao sou contra o ubuntu, nem contra o mint, opensuse, fedora, mandriva e nenhuma distribuição

todas são boas e tras praticamente a msm coisa, a simplicidade p usuario

eu falo isso pois tive muita dificuldade em mexer com linux, e tenho varios motivos

1° nao conhecia ninguem que entendia de linux

2° não conhecia o VOL e nem participava de nenhuma comunidade

foi uma dificuldade enorme em instalar o linux

na hora de instalar programas o povo falava

# apt-get install etc

eu nem sabia oq era terminal, eu nem sabia onde digitar isso

nem sabia oq era root

aprendi muito só clicando e fuçãndo

a dificuldade que tive com o ubuntu foi grande, ai conheci o mandriva que facilitou muito, ai comecei a usar linux

aos poucos fui conhecendo, isso faz a 2 anos, a 2 anos venho estudando muito e não só mexendo

eu sou o unico de ksa que meche com linux

tenho 2 irmão que nao sabe porcaria nenhuma de linux e fiz ele mecher com algumas distribuições

1° Slackware "a unica coisa que sabia fazer era clicar no firefox, e nao conseguiu instalar a distribuição"

2° Ubuntu "eles gostaram da aparencia e sem dificuldades na instalação"

3° Mandriva "foi oq eles tiveram melhores resultados, inclusive meu irmao tem o mandriva no notebook"

não que mandriva seja melhor, mas meus 2 irmãos preferiram o mandriva, cmg tbm foi assim no inicio "não testei o opensuse"

claro que posso ser um caso a parte, afinal tenho 2 amigos que nao sabia nada e gostaram mais do Ubuntu

e tenho um outro amigo na facu que aprendeu tudo com o ubuntu e foi p mandriva

ou seja

não existe a melhor e a pior, pois cada um tem um desenvolvimento diferente, a melhor coisa é testar e testar, logico que tem umas distribuições chave para iniciantes como "ubuntu, mandriva, fedora etc" porem melhor não existe

a dica é

tanto mandriva, ubuntu, fedora, opensuse etc. vc pode ter dificuldades, o melhor é testar e ver com qual vc se adequada, e se tiver duvida em qualquer distribuição dessas, pode contar sempre com a comunidade VOL, e não se preocupe se vc começar a ter crise de distribuição pq isso é normal afinal não existe distribuição perfeita

flw


22. Re: Mexer no Linux é fácil?

Ciro Souza
cirofsouza

(usa Slackware)

Enviado em 10/08/2010 - 09:36h

É tão fácil (ou difícil) quanto o windows!
Claro, válida se a definição de "mexer" é sair clicando na interface grafica e deixar o sistema operacional pensar por vc, ou seja, FAZER tudo e vc só aceita os resultados. Sim, o linux pode se comportar tal qual o Windows(R) - tranformar o usuario em um elemento passivo da relação homem-máquina, o que me faz pensar que o que realmente torna um sistema operacional qualquer (seja Windows(R), seja Linux(R), seja OS/2(R), whatever) "mexível" é a capacidade do usuário em dispor tempo e perseverança para aprendê-lo, retirando as "barreiras" que são criadas em sua próría mente.


23. Re: Mexer no Linux é fácil?

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 10/08/2010 - 10:32h

Complementando aquilo que o companheiro cirofsouza diz acima, em termos de utilização ou usando uma nova palavra que vem aparecendo cada vez mais, "usabilidade", todas as distribuições (distros) ou mesmo sistemas operacionais (S.O.) sejam eles windows, mac, linux, outros que venham com interface gráfica podem ser tanto difíceis como fáceis para começar a usar, inclusive instalando programas adicionais.
Se você tivesse começado pelo Mac, iria encontrar dificuldades ao tentar migrar para o windows ou para o linux, da mesma forma como teria dificuldades de migrar para windows ou para o mac partindo do linux, etc.
Você vai precisar ler e meter a mão na massa. Não tem outro jeito. Acabou o esquema de comidinha na boca daquele tempo em que você era criança, agora tem que caminhar com as próprias pernas. comece lendo o excelente material que está disponível logo ali no canto superior sob o título "O que é GNU/Linux":

http://www.vivaolinux.com.br/linux/





24. Re: Mexer no Linux é fácil?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 10/08/2010 - 10:38h

Esse conceito da "fácil" e "difícil" é muito relativo.

O que é mais fácil de tocar: Órgão ou piano? Violão ou guitarra elétrica?

O que é mais fácil de aprender: Grego ou Química inorgânica?

Conheci um padre que era professor de Grego, Alemão, Latim, Russo, Português, Francês e Matemática. E ele tirava tudo isso de letra.

A Elke Maravilha (russa de nascimento e mineirinha de coração) também é professora de várias idiomas, nos quais tem grande desembaraço.

Minha amiga Daggi (alemã de nascimento e brasileira de coração) fala Português sem sotaque algum e mais sete idiomas, entre os quais Espanhol e Guarani.

Meu amigo Mario programa em Cobol, Basic, Clipper, Mumps (atual tecnologia M) e Assembly SL/TC/AE com a maior naturalidade.

Acho que tudo é determinado pelo grau de empatia que se possa ter com determinado assunto, e com o montante de dedicação para com ele.

Tem gente que detesta Matemática, inclusive eu pensava assim.
Depois descobri que detestava não a Matemática em si, porém AS AULAS de matemática (já tive professores que eram uns verdadeiros "malas").
Prova disso é que a Sandrinha dava uma aula tão "redondinha" que a maioria dos alunos aprendia com a maior satisfação (nem precisava a Sandrinha ser tão bonita)...

Minha instrutora de Assembly também dominava o assunto e sabia transmitir muito bem (o que é o mais importante). Se não fosse assim, a gente não iria aguentar aquelas oito horas diárias (4 + 4) saindo fumacinha do cérebro...

Então é assim com relação ao Linux:
Ligar o computador, fazer tudo que temos que fazer (o trivial ligeiro) e desligar depois é extremamente fácil.
Mas para ter real domínio sobre a máquina, aí sim teremos de ter algum conhecimento, sendo que quanto maior o domínio que desejarmos, maior será o grau de aprendizado requerido.

Ente nós existem alguns que conseguem "tirar leite da pedra", e outros que são apenas usuários (como é o meu caso) que vão aprendendo aos poucos, à medida em que surgem as necessidades.

Enfim, o negócio é tentar.
No que depender da turma aqui do VOL, saiba que estamos aqui para dar o maior apoio.



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts