Delusion
(usa Debian)
Enviado em 29/10/2017 - 12:49h
Debian porque:
# na instalação, pode-se instalar um mínimo de pacotes que não vou usar, o que não é possível com buntus ou mint. Porém não é tão minimalista a ponto de requerer pesquisa adicional ou conhecimento técnico pra saber os nomes dos pacotes e deps. (não sou da área TI).
# Debian é tão fodástica que outras distros simplesmente pegam pacotes no formato .deb e transformam em outros formatos, inclusive o Arch faz isso através do yaourt.
# Alguns programas que eu uso, só o Debian mantém estável. Mesmo as debian-based em algumas versões sacaneiam com problemas de video. Eu queria que o fedora rodasse sem problemas, porque também gosto muito de fedora, maaaassss...
# é muito fácil encontrar informação sobre a distro. Se você tiver um problema, é quase certeza que alguém já teve o mesmo problema e resolveu, compartilhou na rede.
# Depois que se entende como funcionam os repos, pode-se fazer qualquer coisa com o Debian; deixá-lo superestável ou rolling release, tudo tão atualizado quanto Arch ou fedora, mas com a qualidade Debian, ou ainda a forma híbrida, definindo a prioridade dos repos. Essa é a forma que eu uso há alguns meses e simplesmente me apaixonei por ela.
Gosto também do opensuse, considero uma distro profissional como poucas, porém tenho algumas ressalvas. É no Debian que tudo flui sem stress, tudo funciona.
Sei que existem distros superiores em qualidade, porém exigem mais empenho.
# gosto de distros independentes.
------------------------------------------------------
Distros: Debian(stable/testing), openSUSE.
DEs: xfce4, Cinnamon.