Script para controle de banda usando FreeRADIUS, PPPoE e HTB
Aqui estão os scripts que utilizo para o controle de banda dos meus clientes. O script ip-up foi feito por mim, mas como fonte de estudos utilizei alguns script que são distribuidos na internet. Aviso que qualquer semelhança se dá no modo de utilização e finalidade. Qualquer script para controle de banda usando TC será muito parecido mesmo. Veja em [ Fazer Download ] para o script ip-up. Veja em [ Código-fonte ] para o script ip-down e maiores instruções.
Por: Wilker Azevedo
Mostrando informações sobre conexões ppp dos clientes
Fiz este script porque gosto de monitorar meu servidor freqüentemente, com ele agilizo isso. Ele mostra o número de interfaces ppp criadas, o número de processos pppd para estas interfaces, a quantidade de arquivos pid referente aos processos pppd e a quantidade de arquivos radattr.pppX criados pelo radiusclient. Talvez seja necessário alterar os caminhos dentro do script. Em teoria, esses valores devem ser iguais. No entanto, devido a bugs, alguns processos pppd permanecem entre outras coisas.
Por: Wilker Azevedo
Monitorar pppe-server, radius e proxy (estilo fastfood)
Este script é bem simples, mas ajuda muito para checar o que está acontecendo com a conexão e navegação dos clientes se você tem um servidor pppoe + radius + proxy. Caso os daemons estejam em máquinas separadas, basta colocar o script nelas também. Verifique o caminho dos arquivos de log, talvez seja preciso alterar. Sei que este script qualquer um pode fazer, mas sempre tem alguém que não fez, então fica aí a idéia. É uma maneira bem rápida de olhar os logs em tempo real.
Por: Wilker Azevedo
freeradius: radwho mostrando número de usuários
Cansei de ficar contando na mão quantos clientes estavam conectados ao freeradius usando o radwho, Com isso escrevi este simples script que executa o radwho e ainda mostra o total. Ainda tem uma linha comentada que mostra a quantidade de processos pppd abertos (caso o servidor pppoe esteja no mesmo server). Deixei comentado poque no meu caso o pppoe-server está em outra máquina. Ele ainda aceita todos os argumentos de linha de comando graças ao "$*". Simples... mas ajuda bastante.
Por: Wilker Azevedo
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
Como fazer a conversão binária e aplicar as restrições no Linux
Como quebrar a senha de um servidor Linux Debian
Como bloquear pendrive em uma rede Linux
Um autoinstall.yaml para Ubuntu com foco em quem vai fazer máquina virtual
Instalar GRUB sem archinstall no Arch Linux em UEFI Problemático









