01 02

Criando usuário e configurando o sudo através de script no Slackware

Criei este breve script para que o usuário criado tivesse configurações especificas além de configurar o sudo, o mesmo pode ser modificado para criação de usuários em massa.

Por: César


Personalizando o seu shell com bashrc_dahora

A algum tempo atrás fiz algumas modificações no shell do meu Slackware, desde manipular o bash_history a adicionar ASCII personalizados no bash. Então tratei de fazer um conjunto de scripts ASCII para o Slackware e especial, mas alguns deles podem ser usados em outras distribuições. O script está na sua fase inicial mas funcionando bem, falta ainda adicionar bash_aliases e outras configurações. Testem e modifiquem de acordo com o que for necessário para vocês, façam bom proveito. Ao extrair o arquivo, leiam as instruções de instalação no arquivo INSTALL.

Por: César


Init Service for Slackware

O script service foi elaborado para simplificar a inicialização de serviços no Sysvinit, onde o mesmo pode ser portado para outros SO's da família *nix. Script elaborado em Shell Script puro para garantir maior portabilidade. Espero que seja útil façam bom proveito.

Por: César


Crud em C++ orientado a objetos com banco de dados MySQL

O que é um CRUD? Um crud é um programa que serve para acessar uma tabela, seja ela nos SGBD MySQL, Postgres ou outro de sua preferência. O crud serve para criar, ler, alterar e deletar dados de uma tabela. CRUD em inglês significa: Create, Read, Update, Delete Neste caso estarei usando o MySQL e o driver de conexão cppconn. O mesmo é básico, apenas com uma tabela. Para ficar completo e funcional faltam fazer muitas coisas, como trazer o valor do saque, o valor depositado, a data de depósito e saque etc. Não fiz isso ainda por que iria complicar para algum iniciante que baixasse o mesmo e usasse como exemplo para desenvolver seus futuros programas. Espero que seja útil para quem precisar.

Por: César


Validação de emails em C/C++

Estudando regex para validação de datas fiquei interessado em saber como validar emails usando a mesma, então elaborei um script em C++ usando orientação a objetos, e outro em c. Para compilar o script email.cxx basta fazer: $ g++ -oemail email.cxx -std=c++11 Para compilar o script email.c basta fazer: $ gcc -oemail email.c $ ./email Espero que o mesmo seja útil.

Por: César



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts