Conversor numérico

Olá pessoal. Este script faz a conversão de números entre binários, decimais, octais e hexadecimais. Não utilizei nenhum tipo de calculadora, procurei fazer sem dependências, apenas com operadores, ER e controle de caracteres. Funciona da seguinte forma: $ ./convert.sh [formato de entrada] [número] [formato de saída] Onde: -b= binário -o= octal -d= decimal -x= hexadecimal Exemplos de uso: Binário para hexadecimal: $ ./convert.sh -b 1111101 -x Ele vai retornar: 7D Decimal para octal: $ ./convert -d 467 -o Retorna: 723 Espero que seja útil a alguém.

Por: Joanes Pereira Duarte


Cronômetro em shell

Olá, segue um script que fiz em forma de cronômetro, é possível marcar o tempo progressivamente e regressivamente e marcar um limite de tempo. Segue sua forma de uso: ....................................................................................................... OPÇÕES -p, --progressive Inicia o cronometro em ordem progressiva Obs.:Para limitar o tempo na contagem progressiva, é necessário informar o tempo final no formato hh:mm:ss. -r, --regressive Inicia o cronometro em ordem regressiva. Obs.: Necessário informar tempo inicial no formato hh:mm:ss. -h, --help Mostra esta tela de ajuda e sai -V, --version Mostra a versão do programa e sai EXEMPLOS DE USO: $./crono -p.................contagem progressiva infinita $./crono -p 01:00:00........contagem progressiva de 1 hora $./crono -r 01:00:00........contagem regressiva de 1 hora ........................................................................................ Espero que seja útil a alguém. Abraço.

Por: Joanes Pereira Duarte


Teste compatativo entre discos e/ou partições

Boa tarde amigos! Fiz este script para testar comparativamente a velocidade de gravação discos e/ou tipo de arquivos (ext2, ext3, ext4, ntfs...). Forma de usar: 1. Formatar disco ou criar partição no formato de arquivo desejado; 2. Montar este disco ou partição em algum diretório do SO; 3. Ajustar as variáveis do script com o diretório de montagem e a quantidade de arquivos a gravar; 4. Executar o script; 5. Repetir o processo para cada disco ou tipo de arquivo que quiser testar. A cada teste feito, será salvo em um arquivo chamado log.txt (salvo no diretório corrente do script) o horário de início, fim e tempo total em segundos da gravação. Claro que a configuração da máquina usada para os testes irá influenciar nos tempos registrados, porém o objetivo do script não é testar a velocidade de um único disco, mas comparar a velocidade de dois ou mais discos ou tipo de arquivos. Espero que seja útil a alguém.

Por: Joanes Pereira Duarte


Formatar o terminal com cores e efeitos

Este script é baseado no livro do Aurélio Marinho Jargas. Fiz como exercício para meu aprendizado. Como já "suguei" muito conhecimento do site, resolvi postar para contribuir e talvez ajudar alguém, assim como muitas vezes fui ajudado aqui :) Em resumo, este script serve para testar a combinação de cores de palavras/frases com cores de fundo. No meio tem algumas "firulas", como "limpar a tela", mostrar mensagem por um tempo e apagar... Coisa de principiante mesmo! Enfim, segue o dito-cujo...

Por: Joanes Pereira Duarte






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts