Essa fantástica ferramenta, o
APT - Advanced Packaging Tool, é uma maravilha proveniente da distro DEBIAN, mas que já foi portada para outras, tamanho o seu sucesso.
Realmente seu uso é tão simples que muitos usuários não fazem idéia de como ela funciona, ou das características 'alternativas' que o APT possui. Neste artigo iremos fazer uma espécie de 'tradução livre' dos próprios manuais do Debian e trazer, de maneira tanto acessível como aprofundada, seu uso e grande utilidade.
Configuração
Vamos começar nosso estudo deve começar com a configuração do APT. Existe um arquivo texto que o APT usa como sua fonte (você ouvirá falar muito sobre os 'sources'). É nesse arquivo que se encontram os endereços para buscar os pacotes. Estamos falando do arquivo
/etc/apt/sources.list.
De forma geral, as linhas que contém os endereços possuem o formato abaixo:
deb http://endereço/debian distribuição parte_1 parte_2
deb-src http://endereço/debian distribuição parte_1 parte_2
No acima, o primeiro termo informa o tipo de arquivo desse repositório: .deb fornece arquivos binários e .deb-src fornece os arquivos fonte.
Com bastante cuidado, abra seu sources.list com um editor de texto, e observe sua estrutura. De início, pode parecer confuso, mas a lógica é muito simples. Algumas linha são necessárias mesmo para uma instalação Debian padrão. Além disso, note que o APT sabe lidar com configurações diversas (http, ftp etc).
Se, por qualquer motivo, você alterar a lista de repositório de seu arquivo sources.list, deve digitar no terminal:
# apt-get update
Isso fará que o APT acesse os repositórios indicados no sources.list e atualize a lista de pacotes disponíveis.
Escolhendo espelhos
Como saber qual espelho usar no sources.list? Claro que vai querer o mais rápido. Então faça:
# apt-get install netselect
Isso instalará um software que 'mede' a velocidade do servidor que está servindo como espelho, e fornece como saída o endereço do espelho mais 'rápido'. Então use esse espelho em seu sources.list.
Na instalação do pacote netselect, você verá a tela abaixo:
Pressione <ENTER>, e o netselect estará instalado. Para seu uso, nada mais simples:
# netselect
Escolhendo um CD-ROM
É óbvio que você também pode usar um CD/DVD com os pacotes, principalmente os CDs/DVDs oficiais da sua distro. Nada mais simples. Veja:
# apt-cdrom add
Simples? Realmente. E lembre que, quando da instalação de pacotes, o APT tentará buscar primeiro em seus CDs/DVDs, pois é a opção de 'download' mais rápida.