Nos últimos anos observamos que a internet teve um grande crescimento, se tornando uma realidade de fácil acesso para milhares de pessoas em todo mundo. E juntamente com esse crescimento foram surgindo novas aplicações, em que começaram a exigir cada vez mais dos recursos da rede.
Mas a internet em si não conseguiu obter uma evolução de qualidade diante desse crescimento e dessas novas aplicações, pois não oferecia uma estrutura adequada.
Para se obter uma boa estrutura é necessário inserir serviços adicionais em que venha a proporcionar uma melhoria à qualidade do crescimento da internet. E com o surgimento dessa necessidade é que veio a surgir a ideia da aplicação de Qualidade de Serviço (QoS) e o controle de banda para proporcionar uma otimização do uso de redes de computadores(não somente a internet).
Podemos definir que a QoS possui dois modos, que são:
modo de qualidade e
quantidades. E podemos encontrar estes dois modos como parâmetros de especificações da Qualidade do Serviço em IS01, Redes de Computadores e Sistemas Multimídias.
De acordo com IS01 a QoS (Qualidade sobre Serviço) em redes é o efeito coletivo do desempenho de um serviço, o qual determina o grau de satisfação de um usuário desse serviço [1].
E para Redes de Computadores a QoS é o desempenho de uma rede relativa às necessidades das aplicações, além de ser o conjunto de tecnologias que possibilita às redes oferecer garantias de desempenho [2].
E por fim os Sistemas Multimídias, onde a QoS é nesse caso qualidade de serviço é definida como representação do conjunto de características qualitativas e quantitativas de um sistema multimídia distribuído, necessário para alcançar a funcionalidade de uma aplicação [3].
Apresentaremos uma breve definição de acordo com novos pensamentos, em que iremos mostrar alguns parâmetros da QoS que servirá de base para as aplicações das qualidades dos serviços.
Parâmetros de QoS
Segundo Quality of Service Technical White Paper - Microsoft Corporation 1999, citado por DE SOUSA, Nathan Franklin Saraiva: diferentes aplicações têm diferentes requerimentos. Aplicações geram tráfico em diferentes taxas e geralmente esperam que a rede seja capaz de transmitir o tráfego na taxa gerado por elas. Certas aplicações podem tolerar algum tipo de atraso na transmissão enquanto outras não, como é o caso das aplicações multimídia. Estes requerimentos podem ser representados com esses seguintes parâmetros de QoS:
- Largura de banda - taxa de transmissão dos dados de uma aplicação;
- Atraso - tempo necessário para um pacote percorrer a rede, desde o emissor até o receptor;
- Jitter - variação do atraso entre pacotes consecutivos;
- Perda(Loss) - porcentagem de perdas de pacotes.
Todas esses parâmetros da QoS poderiam ser transmitidos com largura de banda requerida, com zero de atraso, zero de jitter e zero de perdas, se os recursos de rede não fossem limitados, mas entretanto, os recursos de rede têm limitações e em certas partes da rede poderemos encontrar algumas falhas para atender as requisições das aplicações pedidas pelo o seu usuário. Pois esses parâmetros da QoS são para controlar diretamente os recursos da rede para obterem uma boa qualidade do tráfego das aplicações requisitada pelo o usuário.