Depois de conhecermos um pouco sobre as ferramentas citadas no capítulo quatro, podemos iniciar uma abordagem para aplicações em redes de pequeno, médio, grande porte e por fim na Prefeitura Municipal de Ubatuba.
A primeira abordagem é para as redes de pequeno porte onde temos até 15 computadores, em redes pequenas não precisamos aplicar as ferramentas citadas acima, pois os roteadores já trabalham com um certo controle de CBQ, mas se nesta rede existir algum tipo de servidor e/ou algum aplicativo que consuma certa largura de banda, será necessário a aplicação de algum controlador. Então assim poderíamos aplicar o HTB em um servidor
GNU/Linux junto com o IPTABLES para uma simples e fácil gerencia.
Para uma abordagem em redes de média categoria, onde temos de 15 a 50 computadores, já há uma necessidade de controle sobre o uso da rede.
Existirão vários serviços e aplicações transmitindo requisições de rede, fazendo que ocorra um grande fluxo de requisições nos servidores e na rede.
Uma das opções é descentralizar alguns serviços, fazendo que os dados enviados a determinado computador chegue de maneira rápida e completa. A descentralização ajudará a processar mais rápido as informações em cada servidor dedicado. Mas para chegarmos neste nível de descentralização temos que também criar algumas configurações de controle de banda que irá nos proporcionar uma melhor gerência sobre a rede e também irá promover uma QoS sobre redes de computadores.
Dentre as ferramentas citadas no capítulo quatro, podemos fazer aplicação de um conjunto de HTB, Iptables, Squid sem autenticação. Este conjunto de ferramentas possui uma vantagem que é a instalação e configuração fácil e simples. Nele poderemos criar algumas QoS em determinados serviços, onde poderíamos priorizar alguns acesso de determinado serviço.
Assim teríamos uma proporção de banda melhor para determinados serviços e grupos.
Por fim temos a abordagem para grandes redes de computadores, onde é composta por 50 ou mais computadores. Geralmente em redes de computadores grandes temos vários segmentos, classes de IPs, serviços, entre outros fatores que influenciam em uma gerencia de banda.
Para colocarmos uma melhor distribuição da banda no caso de uma grande rede, podemos utilizar um conjunto de ferramentas que ajudará bastante no controle de banda e no ganho de QoS, utilizamos então o Squid com autenticação, Iptables em modo AVANÇADO, CBQ e por último fator e de grande importância utilizamos a função do Squid, o Delay_Pools.
Para começarmos a gerência de controle de banda há uma grande necessidade de trabalharmos as entradas e saídas dos dados, por isto utilizamos o Iptables em seu modo avançado, em que se utilizará praticamente todas as funções para gerência dos pacotes e acessos.
Depois aplicaremos junto a este serviço o CBQ, que irá promover uma separação de classes e um melhor controle sobre conjunto de IPs.
Outra ferramenta que será implantada é o Squid em um servidor dedicado, utilizaremos o Squid como modo de autenticação e controle de acesso, onde teremos várias ACLs que irão promover e ou bloquear o acesso dos usuários.
Ainda dentro das configurações do Squid utilizaremos a função do Delay_Pool, que é promover o controle de banda por determinado tipo de classe de grupo e também por "piscinas" de prioridade.
Assim sendo, podemos definir uma nova abordagem de redes para a Prefeitura Municipal de Ubatuba, pois sua rede é distribuída em uma única classe e temos vários setores onde cada setor poderia ser representado por uma classe de IPs, assim facilitaria a gerência.
Outro fator é o sobre carregamento de serviços em um único servidor, isto faz que ocorra uma grande carga de informações e estas informações levem algum tempo para serem processadas e repassadas (Jitter). Para solucionar a aglutinação de serviços e processos sendo executados em um único servidor, poderíamos aplicar a descentralização do serviço Squid e Iptables, nisto já iríamos ganhar um bom rendimento, pois poderíamos colocar estes dois serviços mais próximos às conexões, fazendo que o atraso de resposta não ocorresse, e assim evitaríamos também o Jitter, que é a variação de atrasos nos pacotes.
Outra configuração que se enquadraria muito bem neste caso é a aplicação do Delay_Pool mais o CBQ. Conforme mencionado em grande redes de computadores.