A
página do projeto apresenta explicações de instalação para várias distribuições, a saber:
- Debian
- Fedora
- Gentoo
- openSUSE
- Slackware
- Ubuntu
- Xandros
Como o
Linux Mint é derivado do Ubuntu e este último derivado do Debian, poderíamos fazer a instalação nos baseando em uma das instruções para estas distribuições e obteríamos sucesso (penso eu...). Entretanto vou explicar a instalação pelo método que o site chama de "All, the hard way", ou seja, para todas as distribuições, o caminho difícil (vamos ver que é até bem fácil).
Vamos esclarecer uma coisa: não farei uma tradução do que está no site do Arduino. Feita a leitura das necessidades e das linhas gerais da instalação iremos trabalhar no Linux Mint para obter sucesso em fazer funcionar a IDE com a placa.
1) Instalação de alguns softwares necessários, acho que podemos chamar de dependências.
Abra Gerenciador de Aplicativos em:
MENU > SISTEMA > GERENCIADOR DE APLICATIVOS
Com o gerenciador aberto, vamos procurar os pacotes necessários, e se não estiverem instalados, vamos providenciar a instalação. Os pacotes são:
- gcc-avr
- avr-libc
- sun-java
A busca de pacotes retorna todos os que tiverem a chave de pesquisa como parte do seu nome. Como todos os pacotes, exceto o sun-java, têm "avr" no nome, começaremos buscando por estas três letrinhas e vamos instalando os pacotes localizados. Depois pesquisamos por "sun" e instalamos o pacote. No meu caso, no resultado da pesquisa pude ver que o sun-java já estava instalado.
Pesquisa "avr":
Pesquisa "sun":
Agora vamos baixar o pacote compactado que contém o IDE, de acordo com a sua arquitetura em
http://arduino.cc/en/Main/Software e descompactar o mesmo.
O resultado será uma pasta chamada "arduino-0022" onde está o software. O número se refere à versão, então dependendo de quando você estiver lendo este artigo a numeração já poderá ser outra.
Coloque a pasta onde melhor lhe convier, onde ficar melhor para trabalhar depois. Aqui a opção foi criar uma pasta chamada "Eletrônica" dentro da pasta pessoal e colocar a pasta "arduino-0022" dentro dela.
Vamos executar o software pela primeira vez. Conecte sua placa agora e em seguida abra o software clicando no arquivo executável "arduino" dentro da pasta "arduino-0022".
Bem, aberto o programa vamos fazer uns ajustes.
Primeiro vamos mover uma pasta que o Arduino criou dentro da pasta pessoal, ela se chama " sketchbook", para dentro da pasta do Arduino. Segundo vamos em FILE > PREFERENCES e vamos ajustar o diretório para onde serão gravados nossos projetos. O default é direto dentro da pasta pessoal, aquele que no passo anterior movemos, mas como coloquei em outra pasta quero que fique na pasta certa, então ficou assim:
Feito isso vamos configurar o modelo da placa que estamos utilizando e a porta de comunicação. Ambas alternativas estão no menu "Tools".
A placa em TOOLS > BOARD:
A porta de comunicação em TOOLS > SERIAL PORT:
Se for conectado na USB será a porta /dev/ttyUSB0 e se for na serial comum será a porta /dev/ttyS0. Claro que, se tivermos 2 ou mais Arduinos conectados nas portas USB, teremos as opções /dev/ttyUSB1 e assim por diante. Outro ponto importante é que se não tiver placa nenhuma conectada em uma porta USB a opção não vai aparecer no software também.
Pronto, agora nos resta fazer o teste de comunicação.
Vamos em frente.