Baixar as ISOs de uma distro sempre foi algo devagar e ineficiente. Veja uma ferramenta que agiliza extremamente essa tarefa. Jigdo é direcionado para a distribuição e obtenção de ISOs de forma fácil, rápida e muito eficiente. Este artigo descreve porque você usar jigdo, como funciona e como usá-lo para obter e (maravilha!) fazer o update de uma ISO.
Baixar as ISOs de qualquer distro sempre foi algo devagar e extremamente ineficiente. Jigdo é uma ferramenta direcionada para a distribuição e obtenção de ISOs de forma fácil, rápida e muito eficiente. Este artigo descreve porque você deveria usar Jigdo, fala um pouco sobre o seu funcionamento e como usá-lo para obter e (maravilha!) fazer o update de uma ISO.
Jigdo é uma ferramenta muito ampla, e não foi criada especificamente para ISOs Debian. As ferramentas-jigdo podem ser usadas para tornar qualquer ISO disponível para download da mesma maneira: fácil, rápida e eficiente, como são usadas para as ISOs Debian. Aqui iremos descrever os passos como se estivéssemos em um sistema Debian, mas o processo é válido também para as outras distros, sendo suficiente usar o pacote específico.
Neste artigo estamos fazendo uma tradução livre do HOWTO:
Como exemplo de sites disponibilizando pacotes para outras distros, o seguinte fornece os arquivos jigdo para Fedora, equivalentes aos mencionados nesse artigo para Debian:
[2] Comentário enviado por anoob em 12/05/2008 - 09:14h
Eu tenho um cd do Etch rc1. Estou atualizando o mesmo com o Jigdo. Será que ele vai atualizar para o rc3?
Pq o Jigdo perguntou duas vezes pelo diretório do cdrom?
Grande trabalho amigo. Parabéns.
[3] Comentário enviado por juliaojunior em 12/05/2008 - 16:45h
"Será que ele vai atualizar para o rc3?" Resposta: o Jigdo toma como referência os repositórios do sources.list. Mas quando vc indica o mirror, ele toma os pacotes mais novos do mirror. Portanto, ele deve sim atualizar para a última versão disponível.
"Pq o Jigdo perguntou duas vezes pelo diretório do cdrom?" Resposta: vc já montou o dispositivo? (/dev/hdc ou coisa parecida) Dê atenção às mensagens impressas pelo programa. Geralmente são exclarecedoras quanto a qualquer situação.
[4] Comentário enviado por albfneto em 12/05/2008 - 21:30h
Olá, amigo. Interessante, gostaria de usar; Jigdo funcionaria em Gentoo ou Sabayon? Ou só com distros Fedora ou Debian?
Pode ser usado para criar uma cópia,imagem do meu próprio disco rígido, contendo meu linux todo configurado, para que eu possa re-instalar, sem usar DVD de instalação e precisando recofingurar tudo?
Obrigado.
[5] Comentário enviado por juliaojunior em 13/05/2008 - 00:03h
Ele pode ser usado com qualquer distro. Basta seguir as mesmas orientações deste artigo, trocando os pacotes correspondentes. No caso do Gentoo, pode pegar os fontes e compilar. Pelo menos eu acho:)
Quanto a fazer uma cópia do disco rígido, tem uma distro voltada para isso, muito boa e eficiente: Clonezilla. Pesquise aqui mesmo no VOL, e verá como é interessante e útil.