Baseado no anúncio do fabricante, baixamos o driver a partir de vários entusiastas que pegaram o original, do sítio da Realtek, e processaram mudanças, principalmente após o Kernel 4.15, que mudou algumas regras nos arquivos Header (.h), influindo e até impedindo a correta compilação. Baixei uma dezena de arquivos com correções, principalmente a partir do Repositório GitHub. Os primeiros que compilei, malgrado mensagens de sucesso, sequer criavam o "Device" de Rede; um simples ifconfig -a reportava a Rede Ethernet, o Loopback, etc. Nada de Rede WiFi.
Ao observar mais atentamente o DMesg, na inserção do dispositivo USB, já com a regra UDEV em ação, onde deveria haver:
usb 3-6: New USB device found, idVendor=0bda, idProduct=A811... (rtl881x)
Se via:
usb 3-6: New USB device found, idVendor=0bda, idProduct=C811... (rtl882x)
Esse o motivo de o driver não carregar e nem gerar, claro, o dispositivo.
Primeiro, ao descobrir essa diferença no IdProduct, abri o arquivo ../os_dep/linux/usb_intf.c, comum a todos os drivers, e coloquei o Id do device nele, na seção 8821.
Abaixo, exemplo. Observe-se que no driver que sugiro não é necessário inserir isso. Já está no arquivo, além de correções aplicadas pelo autor:
... {USB_DEVICE_AND_INTERFACE_INFO(USB_VENDER_ID_REALTEK, 0xC811, 0xff, 0xff, 0xff), .driver_info = RTL8821C}, /* 8811CU */
Após essa definição, o dispositivo era criado, mas não associava, sequer localizava algum SSID de Rede; estranho.
Foi daí que tive a feliz ideia de não mais procurar tutoriais sobre o Chipset rtl882x. Já tinha compilado (com muitos erros, em alguns casos) uma pá de drivers. Fiz uma busca no GitHub com a palavra-chave do Chipset (rtl8821) e me deparei com essa URL abaixo:
Como se depreende, é para essa placa (li o código fonte antes de compilar) e já está com as diretivas no Header para o futuro Kernel (5.x). Compilação perfeita. Rodou de primeira. Um driver anterior estava até funcionando, mas o led não acionava. Esse tem o led implementado, e é bom para vermos a atividade do dispositivo, além , claro, da questão estética.
Compilando
Após descompactar a pasta (o arquivo no GitHub tem três arquivos, e é, claro, o compactado), via CLI ou com aplicativos como o ark, vá para o raiz dela e faz-se o básico:
make ; sudo make install
Sucesso!
Conclusão
Sou um feliz usuário desse pequeno "Dongle" de Rede e precisava compartilhar com vocês esse case (e com o vendedor, também). Boa compilação e espero que logo logo esse e outros códigos fonte estejam disponibilizados e incorporados ao Kernel.
É impressionante a diferença no desempenho das Redes 2.4Hhz e 5Ghz. Baixei uma compilação do Android em segundos, via Rede 5Ghz. Nem precisei fazer novamente; bastou ver as taxas de download de outros dispositivos.
Não esqueça colocar, no caso de Rede de Alta Velocidade, AC, a conexão como preferencial. Basta, no NetWork Manager, deixá-la autenticando sempre que disponível. Veja imagem:
Seja Legal, seja Livre, Use
GNU/Linux!
Morvan, Usuário GNU_LInux #433640.