Depois de tanto procurar, não consegui achar nenhum texto que dissesse de forma detalhada as configurações de um servidor Samba, inclusive seus comandos para que o mesmo funcione. Portanto tentarei colocar da forma mais simples possível a configuração de um servidor Samba no Slackware 10.2 com os comandos necessários para que ele funcione.
Bem, após feitas as configurações no smb.conf, é normal as pessoas tentarem acessar para ver se deu certo. Infelizmente não vai dar certo por um simples motivo: tem como andar num carro sem dar a partida? Com certeza não! Portanto é necessário um comando para dar o "play" no servidor:
# ./etc/rc.d/rc.samba start
Após digitado, pode demorar cerca de 10 segundos, mas irá aparecer uma mensagem dizendo que o servidor foi iniciado.
Após esta mensagem, aí sim você pode ir para uma máquina Windows, abrir o Windows Explorer e digitar \ENDEREÇO_IP_DO_SERVIDOR que irá aparecer a pasta cujo foi configurada no smb.conf para compartilhar.
Até aqui o servidor está funcionando. Poderá ter alguns problemas para fazer a manipulação de arquivos dentro da pasta por causa de permissões. Portanto, de primeira instância, opto por você abrir o konsole e setar acesso livre (777) para a pasta. Logue como super usuário digitando <su> e colocando a senha, e depois digite o seguinte comando:
# chmod 777 /home/software
O endereço "home" é o endereço da pasta no qual você colocou compartilhada.
[1] Comentário enviado por teovictor em 24/10/2006 - 13:10h
Legal, mas só um ponto a ser destacado: a permissão -rwxrwxrwx pode não ser adequada para todos os casos, e na verdade acho que não é na maioria deles.
[4] Comentário enviado por thiagonovato em 25/10/2006 - 08:28h
paulocamboim,
quando você muda o public para <no>, esta opção é para deixar indisponível a visualização da pasta que tem como compartilhada, por isso coloquei o public <yes> para que todos consigam visualizar a pasta.
Para usar o recurso de autenticação, na linha <security = share>, você deve tirar a palavra "share" e colocar a palavra "user" e usar o comando de cadastro de usuários, sendo que esse cadastro tem que ser feito de duas formas (na própria máquina como um usúario comum e no servidor samba), portanto deve-se cadastrar um usuário no computador e o mesmo usuário no samba.
Para cadastrar no servidor samba, entre na pasta abaixo:
cd ./etc/samba/private
Depois utilize o comando:
smbadduser LOGIN_A_SER_CRIADO
Após digitar o login a ser criado, será pedido a senha. Depois de colocado a senha, dê um restart no samba <./etc/rc.d/rc.samba restart> e já está pronto, podendo tentar acessar normalmente sendo que na tentativa de acesso irá lhe pedir a autenticação.
Qualquer dúvida, procure um artigo sobre autenticação aqui no site. No momento ainda estou desenvolvendo outro artigo explicando mais detalhado, que em breve já estará disponível aqui.
[5] Comentário enviado por thiagonovato em 25/10/2006 - 08:34h
Teovictor,
realmente não é a forma mais adequada setar permissão 777 para a pasta, mas de primeira instância, para quem não focaliza a segurança e quer apenas uma pasta compartilhada para que todos possam acessar, talvez seja a melhor forma sem a utilização de autenticação de usuários.
[10] Comentário enviado por femars em 16/04/2008 - 17:37h
como eu faço pra compartilhar mais de uma pasta?
tentei coloca uma outra linha do path... mas nao deu.
e
parabens pelo artigo, aqui funciono de primeira, no slack 12
[13] Comentário enviado por xerxeslins em 13/11/2008 - 10:24h
MUITO obrigado! conseui acessar um diretorio LINUX pelo Windows.. agora como eu acesso o Windows pelo Linux? no navegador firefox nao aceita o smb://
flw!
[17] Comentário enviado por rivers99 em 12/08/2010 - 11:20h
Tenho um problema no Samba com compartilhamento de diretórios
Estou usando Debian
Cadastrei contas no Debian e no Samba
Criei diretórios como root no Debian, já mudei o chmod para acesso do grupo,
já adicionei usuários no grupo.
Só que não consigo acessá-los, aparece à tela de login pedindo usuário e senha no Windows,
O diretório home consigo acessá-lo, normalmente.
Tem alguma sugestão para o problema?