Se você costuma levar o seu pendrive de um lugar para outro e costuma levar arquivos importantes que não devem ser vistos por qualquer um, ou não tão importantes assim, mas não que outras pessoas fiquem bisbilhotando o mesmo caso você perca, esqueça ou o mesmo seja roubado, é importante que os arquivos dentro dele estejam criptografados para que não sejam acessados.
Uma maneira prática é criar uma pasta criptografada no pendrive para esta finalidade podendo utilizar o restante do pendrive normalmente para copiar e reproduzir arquivos em qualquer sistema operacional, já que o diretório raiz do pendrive não está criptografado e o filesystem não foi alterado, não correndo o risco de danificar o mesmo.
O procedimento da criação da pasta criptografada, montagem e desmontagem da mesma foi realizando em computadores com
GNU/Linux em diferentes distros.
Para isto precisamos instalar o pacote
encfs, o
rlog ou
librlog, dependendo da distro (contém a lib librlog) e o
Cryptkeeper (GUI de fácil uso do encfs) podendo ser necessário instalar algumas outras dependências.
Após instalados todos os pacotes necessários e dependências (caso tenha havido dependendo da origem que foram obtidos os pacotes), vamos começar então.
1. Conecte o pendrive desejado na porta USB do seu computador e monte o mesmo normalmente.
2. Dentro do pendrive crie a pasta "transporte" ou use outro nome de sua preferência, ou também, se preferir, utilize a raiz do pendrive para armazenar a pasta criptografada não sendo então necessário criar a pasta transporte e desconsiderar as partes que falam dela neste caso, já que o procedimento é exatamente igual.
3. Execute o comando:
cryptkeeper &
Em uma janela de terminal para enviar para o segundo plano, onde aparecerá um ícone de chaves no system tray próximo ao relógio, clique nele com o botão direito do mouse e escolha "Preferências", em "Navegador de Arquivos", coloque o nome do seu gerenciador de arquivos preferido, como thunar, nautilus, xfe etc.
4. Agora clique com o botão esquerdo no ícone de chaves e escolha "Nova pasta criptografada".
5. Na janela de diretório do Cryptkeeper acesse o ponto de montagem do pendrive e entre na pasta transporte que foi criada anteriormente através do mesmo.
6. Em "Nome" digite o nome da pasta que conterá os arquivos não criptografados (não precisa clicar no botão "Criar"), como exemplo: "confidencial", onde esta pasta será usada como ponto de montagem para os arquivos que não estão criptografados, após clique em avançar, digite a senha de acesso aos arquivos desta pasta e clique novamente em avançar. Pronto, está concluído e a pasta confidencial já estará montada pronta para receber arquivos a serem criptografados. A pasta confidencial será criada dentro da pasta transporte do pendrive.
Notas:
Para criptografar arquivos você deve copiar para dentro da pasta confidencial do pendrive.
Enquanto a pasta confidencial estiver montada (como se fosse uma unidade de disco) você pode copiar, deletar e editar arquivos no pendrive normalmente, sendo que ao desmontar a pasta confidencial, você não mais conseguirá acessar os arquivos dela e a pasta confidencial desaparecerá do pendrive, pois a mesma é sempre recriada a cada montagem (salvo se você não modificou isto nas preferências).
Para desmontar a pasta confidencial, impedido assim a abertura de qualquer arquivo, clique no ícone de chaves com o botão esquerdo do mouse e desmarque o nome da mesma que contém o caminho completo dela e para montar é o contrário, marque a mesma e digite a senha.
df
Sist. Arq. 1K-blocks Usado Disponível Uso% Montado em
/dev/sdb 123644 28706 94938 24% /run/media/nando/4A72-314A
encfs 123644 28706 94938 24% /run/media/nando/4A72-314A/transporte/confidencial