Estou escrevendo este artigo para se tentar estimular uma discussão sobre a reestruturação do Simulado do VOL, que é uma idéia muito boa, mas que em minha opinião está pecando em alguns aspectos.
[ Hits: 17.153 ]
Por: João Cláudio de Oliveira Gonçalves em 24/10/2006
Na minha humilde opinião vou apontar alguns pecados do sistema de simulado e apontar as minhas sugestões.
1ª - Perguntas mal formuladas - existem muitas perguntas do simulado mal formuladas, que não fazem distinção de distribuições, mas fazem referência a arquivos que em determinadas distribuições estão em um local e em outras estão em outro.
2ª - Perguntas repetidas - respondi a poucas perguntas, mas nesse pouco já respondi a algumas questões bem parecidas, senão iguais.
3ª - Pergunta bobas ou muito fáceis - Perguntas como o nome completo do Linus não acrescentam em nada o profissional, além de ser muito fácil. Mas ainda existe pior, perguntas do tipo: qual o comando que lista um diretório? Perguntas que qualquer um sabe e que não faz sentido se perguntar.
4ª - Respostas discordantes e/ou erradas - Existem respostas que se não estão totalmente erradas, não estão completamente corretas, ou existem duas opções para uma mesma pergunta ou não existe nenhuma resposta correta. Isso gera um descontentamento e um certo descrédito no simulado. Além de levar ao menos conhecedor a resposta errada sendo tomada como correta.
Sugestões
Volta dos comentários - os comentários são muito esclarecedores, além de agregar mais conhecimento sobre a pergunta. Além disso o comentário pode servir como denúncia/alerta sobre perguntas mal formuladas, respostas erradas, perguntas repetidas ou muito fáceis.
Eleição periódica de um ou mais moderadores - Poderíamos abrir uma enquete de eleição de moderadores do simulado, que ficariam responsáveis pela aprovação de perguntas, retiradas de ofensas nos comentários e revisão dos alertas e denúncias.
Seleção dos questionadores. Poderíamos estipular uma pontuação mínima para habilitar o usuário de fazer perguntas no simulado, assim diminuiria o número de perguntas insatisfatórias. Além disso estimularia quem está respondendo de atingir essa meta para também ter direito de fazer perguntas e geraria perguntas de um nível mais alto de complexidade.
[2] Comentário enviado por daghetti em 24/10/2006 - 08:48h
Parabéns pela iniciativa...Acredito que teremos grande parte das nossas dúvidas sanadas, após um período de treinamento em um simulado que tenha um nível de dificuldade maior. Tudo isso vem a acrescentar nosso conhecimento.
[4] Comentário enviado por roberto_espreto em 24/10/2006 - 11:48h
Bom sou novo no linux, também cansei de tanto procurar por materiais e apostilas que não me satisfaziam, acho ótima a ideia!!!
Mas também acho que se for colocado perguntas mais dificeis, será dificil pra um usuário iniciante tentar aprender com o simulado, acho que deveria ser reformulado esse simulado, pode-se dividir em categorias como: iniciante, intermediario e avançado, ou ainda divididos em temas, exemplo: Perguntas sobre Servidor de e-mail, Servidor de Domínios, Servidor Proxy, assim por diante!!! E que ao ser lançada a pergunta, se passe por um processo de aceitação dos moderadores pra saber em qual categoria ela se encaixe!!
Bom acho que falei muito, mais é minha humilde opinião, visando o crescimento do aprendizado, e consequentemente, o futuro reconhecimento do sistema GNU/Linux!!
Espero ter esclarecido minha opinião!!
Abraços a todos do VOL!
[5] Comentário enviado por removido em 24/10/2006 - 12:48h
Ja respondi varias perguntas dos simulados da VOL, mas parei por 2 motivos, a lentidão e algumas respostas que não foram aceitas sendo que eu até acredito que estivesse certo.
Acredito que toda prova tem muito de arrogancia de quem cria e corrige, se nao responder exatamente como ele deseja, estara errada.
[6] Comentário enviado por JefersonLopes em 24/10/2006 - 13:19h
Este artigo veio em boa hora para refletirmos sobre o simulado do VOL. Algum tempo atraz eu respondia várias vezes as perguntas do simulado com o objetivo de testar meus conhecimentos, mas, percebi que existiam perguntas que se repetiam muito, e outras que realmente não condiziam com a resposta proposta pelo autor da pergunta.
Se tivessemos moderadores de olho nas perguntas que entram no simulado, seria muito bom. Também gostei da idéia sobre um certo nível de pontuação para poder postar alguma pergunta.
Também é interessante se voltasse à haver comentários sobre as respostas/perguntas feitas, isso seria de grande valia, mas, temos que ter cuidado. Fica aqui a sugestão: - Novos recursos e Mais moderadores para o Simulado do VOL, que por sinal é bom, mas poderia ser melhor ainda!!!
[7] Comentário enviado por fabio em 24/10/2006 - 13:48h
Salve,
No geral assino embaixo da maioria das idéias empregadas pelo autor e gostei muito da idéia da categorização também (da mesma forma que acontece com a prova LPI por exemplo, LPIC01/02/vindo aí 03).
Não sei se perceberam, mas o site já começou a ter alguns recursos adicionais de funcionalidade para quem navega muito por ele. Comecei uma reforma geral no código essa semana e o principal alvo tem sido a área de administração de conteúdo, o que está facilitando e agilizando nosso processo de liberação de textos.
Podem continuar enviando suas sugestões que estou guardando todas e delas, as relevantes e viáveis serão implementadas. No final de novembro pretendo iniciar a reforma do simulado, até lá espero estar com uma munição razoável de sugestões heim :)
É isso aí galera e obrigado pelo artigo João. Quem vive de elogios às vezes deixa de enxergar seus defeitos e esse pode ter sido o caso do VOL, deixando com que o Simulado sofresse uma certa deterioração no decorrer dos anos.
[8] Comentário enviado por yetlinux em 24/10/2006 - 13:55h
Os comentários às questões foram desativados.
Verificando percebemos que muitas questões possuem comentários depreciativos por causa da péssima formulação.
Questões são mal-formuladas ou por uma resposta imprecisa, admitindo duplicidade, ou porque foram formuladas por algum babaca que colocou uma resposta errada de propósito.
O cúmulo ocorre quando se encontra duas questões que perguntam a mesma coisa e possuem respostas diferentes para itens iguais.
Há também questões ingênuas, estas servem para estimular a participação de todos, principalmente de novatos. Quem pode culpar uma questão mais simples?
Como proceder?
A minha idéia - é claro que depende de toda infra-estrutura e demandas do VOL, por isso são só idéias - seriam as seguintes:
1º Eliminar as perguntas deficitárias ou alterar mesmo o texto impondo todas as correções necessárias.
2º Avaliar o feedback de uma questão. De duas formas:
a. Com um score interno da questão, que meça quantos acertos/erros ela possui e, se possível, estatísticas de quantas respostas cada alternativa recebeu.
b. Com uma mini-enquete para a questão. Assim, quando a questão for respondida, ela é avaliada pela pessoa que a respondeu. Sugestões para a avaliação:
- A questão e as alternativas estão claras.
- Somente a questão está clara
- Somente as alternativas estão claras
- Nem a questão, nem asalternativas estão claras.
OU
- Considero a questão fácil
- Considero a questão difícil
- Não estava preparado
- Considero a questão mal-formulada
ETC.
Isso melhora a antiga forma de feedback das questões.
3º Criar categorias epesos para as questões.
Sobre questões como "Qual o comando que lhe mostra o caminho atual" ou "Qual o nome do mascote da distro tal" não pretendo adentrar nesta seara, mas há de se convir que são de pesos diferentes sobre uma questão que avalie uma sintaxe de uma expressão regular, configuração do iptables, uso do LDAP etc.
Exemplos de categorias: Newbies, Redes, Programação, CISCO, LPI, X, Aplicativos, Hacking, Web Developer, CGI etc. Essa divisão é a parte que dá mais trabalho, já que coisas a respeito do X caem na LPI, Redes e CISCO tem tudo a ver, Redes cai na LPI e poraí vai.
4º Para cada tema, um peso; cada relevância, uma nota maior ou menor.
Pergunta cujo tema é para newbies teria peso 1, por exemplo.
Perguntas para aplicativos seriam não tão difíceis, teriam peso 3.
Perguntas para certificações, como Cisco e LPI, teriam peso 5.
Talvez a questão pudesse ter uma nota adicional, flutuante, de modo que se ela for muito difícil, ela ganhe uma nota adicional, que quando uma pessoa errar uma questão, todas as outras pessoas que a acertaram ganhem uma nota adicional. Se uma pessoa que ainda não respondeu a questão tentar responder e acertar, ela ganhará esta nota adicional, que foi somada como que em cache por cada uma das que erraram. Assim, quem respondeu e acertou ganha e quem ainda não respondeu concorre aos pontos dos erros.
Acho isto ainda melhor do que tirar pontos quando se erra uma questão.
5º Corrigir o sistema de respostas para que ele não aceite questões sem alternativas. Tem muito distraído neste mundo e o sistema aceitando questões em branco não ajudará muito.
6º As perguntas respondidas com erro podem ser reaproveitadas após um tempo decorrido.
Por último, peço desculpas pelos exageros, mas como falei, são apenas idéias. A gente pensa como se fosse fácil implementar, mas depende de mais alguém, que tenha tempo disponível.
[9] Comentário enviado por tiago_herrmann em 24/10/2006 - 23:38h
Olá,
o simulado é uma ferramenta muito legal e me ajudou nas certificações que fiz, porém acredito que as perguntas deveriam passar por uma revisão mais rígida. Há muitas perguntas repetidas e grande parte com respostas erradas.
Acredito que os comentários no simulado são totalmente necessários, até mesmo para que haja um debate técnico sobre determinada resposta duvidosa. Realmente há pessoas que não sabem usar os comentários adequadamente, porém acho que as pessoas que sabem usar não poderiam ser prejudicadas pelas que não sabem.
[10] Comentário enviado por rafaelight em 25/10/2006 - 08:49h
Ainda não utilizei o simulado do vol. mas concordo plenamente com os comentários aqui e o do joão.claudio. Trabalho linux a mais ou menos 2 anos, tb não tirei certificação, mas por falta de tempo pra estudar.
Acho importantissimo a certificação ,pois valoriza o profissional( apesar de ser algo que foi imposto pelas empresas).
Acredito que esse simulado , assim como todo o conhecimento que existe aqui no vol ajudou ,ajuda e vai ajudar muita gente ainda, eu sou prova viva disse. Eu só sai da Matrix por causa do Viva o linux.
[11] Comentário enviado por robsonbraga em 25/10/2006 - 09:21h
Olá,
Essa questão do simulado é muito importante assim como pensarmos em certificação, muitas empresas no Brasil e no mundo passarão a solicitar certificações de seus futuros profissionais de linux assim como os diplomas de faculdades dos profissionais no geral.
O simulado é um preparativo e uma ótima forma de analise de conhecimento.
Concordo com nosso colega e devemos por isso em pratica.
[12] Comentário enviado por thiagonovato em 25/10/2006 - 09:29h
Estou muito contente com a contribuição deste artigo que, de fato é de extrema importância para o crescimento do VOL.
Gostei da atitude do fabio em reconhecer que talvez ficou um pouco esquecido o simulado e espero que melhore a partir das críticas feitas pelo joão, que de fato foram construtivas.
Estou à disposição em qualquer coisa que precisar.
[13] Comentário enviado por aneurysm em 25/10/2006 - 10:35h
Nunca fiz um simulado na VOL, e com esse artigo até me enteressei por esse assunto.
Concordo com as sugestões do artigo... acho tambem muito boa a ideia de categorias e quanto a comentarios acho uma ideia muita arriscada que pode funcionar ou não.
Outra coisa que achei muito interessante é a certificação... o que eu preciso fazer e como acontece??
[15] Comentário enviado por c0de_susy em 26/10/2006 - 08:54h
Nossa isso de votar nos questionadores é maravilhoso os moderadores nem tanto a nao ser que um ou outro não esteja agradando a comunidade
ai sim pode ser revista a posição dele diante das circunstancias
Mas para um simulado melhor estarei sempre disposta a ajudar
[16] Comentário enviado por joao.claudio em 30/10/2006 - 16:59h
Poxa galera é muito legal ver as idéias inflamando esse meu artigo, o que quiz foi exatamente isso uma troca de idéias para melhorarmos ainda mais esse nosso espaço.