Procurando e tentando instalar um bom Linux no meu netbook, achei este derivado do Ubuntu que é quase como o Ubuntu Remix. Eu disse "quase" igual, a diferença foi que ele rodou redondo e reconheceu todo o hardware do meu netbook.
A instalação é simples e gráfica, como no Ubuntu mesmo, basta ir no menu do lado esquerdo e no último ícone, o de administração. Aberta a área de administração é só clicar no ícone install para começar o processo de instalação no HD.
Logo de saída já oferece para mudar o idioma de instalação, escolhendo o idioma Português Brasil o próximo passo que é de escolha do fuso horário já fica apresentado como São Paulo.
O particionador de disco oferece várias opções, como instalar em espaço livre, em conjunto com outro sistema ou ,no meu caso, usando o disco todo. Interessante que ele diz que esta instalando o Ubuntu 9.04, mostrando bem a descendência do sistema, mais uma vez.
Oferece ainda a opção de entrar direto sem senha, eu não gosto disso então pra mim é com senha sempre.
A instalação é bem tranquila e rápida, em poucos minutos já está tudo instalado e funcionando. Não tive nenhum problema durante esse processo, como deveria ser com o Ubuntu. Eu disse deveria pois o Ubuntu 9.04 travou já na inicialização do pendrive, não permitindo nem rodar, quanto mais instalar. No mínimo é curioso!!!
Bem, em frente que atrás vem gente...
Problema com o touchpad
Primeiro problema hereditário. É o problema foi herdado do Ubuntu Netbook Remix e a solução serve pra ele também.
Na minha máquina o touchpad se comportou bem, mas no modelo 3G a seta do mouse saltava pela tela sem a mínima condição de fazer qualquer coisa. A solução para poder trabalhar para corrigir o problema foi colocar um mouse USB e partir para a solução que é bem simples. Poderia ter feito tudo usando o teclado e atalhos, mas o mouse USB estava na mão.
A solução é a seguinte:
Editar como root o arquivo /etc/lilo.conf (ou /boot/grub/menu.lst para quem usar o GRUB) e na seção APPEND incluir a linha:
i8042.nomux
Salve as alterações, feche o arquivo e reinicie o computador.
Pronto, funcionando que é uma beleza. Inclusive os cantinhos inferior e superior direitos funcionam como se fossem as setinhas de rolagem. Satisfatório!
[2] Comentário enviado por stinger em 11/06/2010 - 09:19h
Legau Lisandro
Eu tinha instalado o Ubuntu desktop 10.04 no meu Acer Arpire One ZG5, porém o sistema ficou um pouquinho pesado
pra rodaar na minha máquina. Essa distribuição aí será que roda mais leve que o Ubuntu 10.4?
[3] Comentário enviado por gabrielsp em 11/06/2010 - 12:07h
Opa, tambem possuo um Acer Aspire One ZG5 (versao com armazenamento SSD), e quando teste a 1.0 era extramente lenta, uma vez que era mais uma distro baseada no ubuntu, chamando uma interface mais pesada que a do Ubuntu Netbook Remix.... fato é que, o SSD desse netbook é de baixa qualidade, então... só o Linpus que veio com ele, roda perfeitamente.
Nao parei ainda pra pesquisa uma solução pro meu, se alguem ai ja teve uma experiencia melhor nele com linux, *BSD, por favor, compartilhem =P
[4] Comentário enviado por doeduardo em 11/06/2010 - 16:52h
Meu parem com isso, é DEBIAN LENNY mesmo n NETBOOK, sem medo de ser feliz.
Essas merdas que vocês colocam são todas derivadas do próprio DEBIAN.
CORAGEM GUYS!!!
[5] Comentário enviado por Lisandro em 11/06/2010 - 18:28h
Pra quem conseguiu instalar o Ubuntu sem problemas, não vejo grande vantagem em instalar o Easy. Mais rápido não é, ao menos que dê pra ter uma percepção forte.
Só vejo que as atualizações sãomais frequentes e específicas pra o Easy, além de poder fazer aso do ubuntu também. É ter a disposição o melhor das duas.
Usando o AWN "trunk", estilo "lucido", com o "gnome-do", pois o "alt + f2" vai embora com o painel do Gnome, fica perfeito para as telas pequenas, já que as janelas ocupam todo o espaço da tela (o AWN fica em baixo delas).
[12] Comentário enviado por JulioCD em 01/09/2010 - 17:47h
Tenho um Positivo MOBO M900, que veio com o XP. Apaguei o XP e tentei algumas opções do Ubuntu para netbook. A melhor foi a EasyPeasy 1.6, que reconheceu todos os componentes, inclusive o leitor de cartão SD, que nenhuma outra distribuição reconheceu. Apaguei os arquivos que maximizam a tela em uso, de forma que como no Ubuntu, posso usar várias janelas em diversos tamanhos e com isto posso usar também uma foto como fundo de tela e os menus também são os normais do Ubuntu e não aquele grande que vem como padrão no EasyPeasy.
E o micrinho funciona que é uma beleza.
[14] Comentário enviado por Lisandro em 20/11/2010 - 23:12h
Lucas (labueno1), eu não uso mais o Easy Peasy já faz um tempo. Te recomendo, se puderes é claro, trocar pelo Linux Mint 9 - codinome Isadora - ele está muito bom (não recomendo a versão 10 pois não a utilizei ainda no netbook).
Mas quanto a tua dúvida é o seguinte:
1) Para quem usa LILO na inicialização deve editar o arquivo /etc/lilo.conf para isso abra um terminal e faça:
$ sudo gedit /etc/lilo.conf
Forneça sua senha faça a alteração descrita no arquivo, salve o artigo e pronto.
2) Para quem usa GRUB na inicialização deve editar o arquivo /boot/grub/menu.lst e para isso abra um terminal e faça:
$ sudo gedit boot/grub/menu.lst
Forneça sua senha faça a alteração descrita no artigo, salve o arquivo e pronto.
Agora amigo, mais que isso? Só se trouxeres o netbook aqui pra eu fazer.
Abraço
[16] Comentário enviado por Lisandro em 23/11/2010 - 07:10h
Reconhece o mouse automático sem nenhum trabalho para instalar. O wifi eu não lembro, mas o máximo é ter que seguir a dica deste artigo: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Wireless-Ralink-Driver/
É uma moleza.
Se precisar diz aí.