Grande dificuldade tanto para rodar distros em modo LIVE como para instalar Linux em Sony Vaio PCG6131L / VPCEA24FM

Apresento aqui a descrição do que consegui e dos problemas enfrentados para rodar e instalar alguma distribuição Linux em Notebook Sony Vaio que com 15 anos de idade ainda apresenta excelente rendimento e bateria também em funcionamento.

[ Hits: 225 ]

Por: j g meinhardt em 07/04/2025


Razões para tentar rodar ou instalar Linux em máquina tão antiga.



Recebi o notebook Sony Vaio PCG6131L com referência Sony VPCEA24FM de um dos meus filhos com o pedido para tentar recuperar as fotos salvas no HDD do mesmo.

Após a recuperação o destino desta excelente máquina seria o descarte devido a data de fabricação (07/2010) e as limitações em seu hardware, como memória RAM de apenas 4 GB.

Ao tentar verificar o funcionamento para decidir apenas partir direto para a desmontagem do HDD e recuperação dos dados, fui surpreendido com o fato de que o notebook ainda rodava perfeitamente a versão 7 do Windows (observei que a rede wifi estava desabilitada em seu interruptor externo).

Não tinha ideia de a quanto tempo este notebook estava inativo, reiniciei o notebook algumas vezes para verificar a localização dos arquivos de fotos e dos diretórios onde estavam localizados, aproveitei também para desinstalar contas de bancos, aplicativos pessoais, etc e verificar as características do mesmo (processador, memória RAM, HDD, etc.).

Em uma destas ocasiões precisei mudar o notebook de lugar e por pura curiosidade, embora sabendo das poucas possibilidades, verifiquei se a bateria ainda funcionava e caso positivo se aguentaria desligar da fonte e trocar de lugar sem morrer antes de alcançar o ponto planejado ou imediatamente apenas ao desligar da fonte. A grande surpresa foi que a bateria ainda funcionava e bem. Não cheguei a verificar a duração do tempo de descarregamento mas acredito que deva ser no mínimo bem menor que o padrão atual das baterias. Com a surpresa do bom desempenho mesmo ainda em Windows 7, tratei de manter o wifi desligado para evitar acesso à rede e a internet e ser forçado a fazer a atualização do sistema para versões mais atuais.

Tendo verificado que a memória RAM de 4gb (em dois pentes de 2gb) poderia ser aumentada até 8gb e depois de verificar a disponibilidade de algum pente de memória SIMM PC3 (DDR3) de 4gb, encontrei um e mesmo sendo para frequência um pouco maior, resolvi experimentar se o BIOS reconheceria a memória adicional, passando de 4gb para 6gb (já que o limite de RAM da placa mãe era de 8gb).

Fiz a troca, com o cuidado de instalar o pente de 4gb no primeiro slot deixando o segundo slot com o outro original de 2gb. O reconhecimento dos 6gb na BIOS ocorreu e isto me entusiasmou a tentar testar se rodaria alguma distro Linux levando em conta o bom desempenho com o Windows 7. Como curiosidade, anteriormente já havia conseguido fazer rodar e posteriormente instalar distros Linux em notebook Intelbras modelo i680 também de 2010 equipado com Intel Core i5 de primeira geração e com apenas 4gb de RAM, equipado originalmente com Windows 7, onde a tentativa de aumento de memória com um pente de 4gb não foi possível devido a falta de reconhecimento e impossibilidade de atualização do BIOS.

Verificando então com mais detalhes as característica de hardware do Sony Vaio, baixar manuais, etc constatei o seguinte: Sony Vaio Modelo PCG6131L referência Sony VPCEA24FM, data de fabricação 2010-07, memória RAM PC3 (DDR3) 4gb com possibilidade de upgrade até 8gb, processador Intel Core i3 de terceira geração e BIOS American Megatrends, Inc, datada de 05/05/2010, poderia ser uma boa alternativa para fazer reviver com alguma distro Linux, principalmente considerando o bom desempenho ainda com o Windows 7. Parti então para as inúmeras tentativas de uso em modo LIVE e quando possível a instalação no HDD.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Razões para tentar rodar ou instalar Linux em máquina tão antiga.
   2. Tentando rodar distros LIVE a partir de pendrive com multiplas imagens ISO e também com pendrives devidamente preparados para ISOs individuais
   3. Surpresa no boot com o SSD em tandem com o HDD.
   4. Como foi a ajuda do Co-pilot da Microsoft na solução do problema de reinicialização do LMDE-6?
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor

Porque migrar para o Linux - No meu caso também, preguiça

Instalando sidux em pendrive para usar como "Canivete Suíço"

Librix 4.0 - Uma distro que não é para inglês ver - primeiras impressões

Sistemas de proteção de acesso a dados do seu HD, será efetivo?

MetaTrader 5 facilita instalação em Linux

Leitura recomendada

Instalando som e rede onboard MB com chipset NVIDIA

Endianness - Arquitetura de computadores

Configurando placa wireless Broadcom 94311MC6 no Mandriva

Artigo número 100: AR.Drone - O robô voador com Linux embarcado

Fazendo sua webcam com chipset sn9c10x funcionar no Linux

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts