Elastix - Identificação de chamadas pelo nome do chamador

Neste artigo, apresento um passo a passo desenvolvido para configuração de identificação de chamadas através do nome da empresa/pessoa que está chamando, o mais direto possível. Esta fantástica funcionalidade está disponível na distribuição Elastix, que roda o ambiente CentOS, Asterisk e FreePBX.

[ Hits: 23.317 ]

Por: Julio Cesar Campos em 16/06/2014


Serviço para funcionar / Importando contatos



Colocando o serviço para funcionar

Para ativarmos o serviço, precisamos criar um nome para o acesso à base de dados que foi criada e acionar a função nas rotas de entrada do PABX IP.

Para isto, vamos proceder da seguinte forma:

1. Clique na guia Setup e, em seguida, na seção em CallerID Lookup Source:
Entre com os parâmetros, conforme a seguir:
  • Source Description: Nome do serviço (ex.: Atendimento);
  • Source Type: Banco para consultas, selecione a opção Internal;
  • Cache results: Marque esta opção para economizar processamento.
Feito isto, acesse a seção Inbound Routes:
Na opção CID Lookup Source, selecione o serviço anteriormente cadastrado, no nosso caso, o serviço com o nome de Atendimento:
P.S.: para que esta função esteja disponível para todos os ramais, a mesma deve ser programada em todas as rotas de entrada cadastradas.

Clique em Submit e, em seguida, aplique as configurações clicando em Apply Configuration Changes:
Após as configurações aplicadas, as chamadas apresentarão o nome do chamador, uma vez que o nome do mesmo esteja cadastrado.

Caso não esteja, a identificação chegará com o número como de costume.

Importando diversos contatos de um banco de dados pré-existente

A cereja do bolo desta função, é você poder importar de uma só vez, todo o seu cadastro de clientes.

Para realizar tal tarefa devemos, primeiramente, exportar o banco de dados para o formato texto separado por ";", o famoso formato .CSV. E em seguida, tratá-lo para que o mesmo possua o seguinte formato:

"Nome da Empresa/Pessoa";Número do telefone;Speed Dial;

Por exemplo: "Julio Cesar Campos";11965XXXXXX;99

Neste caso, quando o número 11965XXXXXX ligar e a ligação for recebida pela rota de entrada, que chama a função CallerID Lookup Source, o nome Julio Cesar Campos será exibido no display do aparelho ou do Softphone.

* É muito importante que o número cadastrado na base de dados tenha o mesmo formato da Identificação de Chamadas entregue pela operadora, caso contrário, a função não irá identificar o número que não for 100% compatível.

O número 99 será um atalho para ligar para este número, por exemplo, ao discar 99, o Asterisk irá consultar esta base e realizar a ligação para o número cadastrado com este Speed Dial (o campo Speed Dial é opcional e caso não seja necessário, pode ser omitido).

Abaixo, uma imagem com o formato do arquivo .CSV para referência:
Agora, selecione o arquivo previamente tratado e em seguida, clique em Upload:
Feito isto, a interface FreePBX irá lhe mostrar o número de registros importados e o processo estará concluído.

Conclusão

Espero que esta função seja útil a todos que procuram conhecer mais esta incrível plataforma de comunicação IP.

Capturas de tela, criação e edição por:

Julio Cesar Campos.
julioccampos[at]ig.com.br
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Páginas do artigo
   1. Ativando o serviço e cadastrando os primeiros números
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Comentários
[1] Comentário enviado por reideer em 18/06/2014 - 08:12h

E Viva o Asterisk, que fornece centenas de opções, para quem não conhece vale muito a pena conhecer a fundo principalmente as funcionalidades que são disponibilizadas diretamente nos arquivos de configuração.

[2] Comentário enviado por maurofontoura em 20/06/2014 - 10:11h

Ola Tudo bem

Estou com um problema no meu elastix as chamadas voip que saem da rede lan e vão pela wan,
chamam o ramal normalmente mas não sai o áudio da conversa.
O que será que pode ser?

Obrigado

[3] Comentário enviado por mago_dos_chats em 26/06/2014 - 17:36h

Pode ser seu firewall, verifique se as portas 10000 a 20000 UDP estão liberadas

[4] Comentário enviado por juliomortandela em 21/07/2014 - 16:15h


[2] Comentário enviado por maurofontoura em 20/06/2014 - 10:11h:

Ola Tudo bem

Estou com um problema no meu elastix as chamadas voip que saem da rede lan e vão pela wan,
chamam o ramal normalmente mas não sai o áudio da conversa.
O que será que pode ser?

Obrigado


Mauro, os ramais que estão mudo são SIP??? caso sejam... cheque o direcionamento das portas 5060 a 5065 tcp e udp e das portas 10000 a 20000 udp, algumas operadoras voip trabalham com um range de portas maior que o padrão, fique atento.


Att.

[5] Comentário enviado por celleco1005 em 07/08/2014 - 17:28h

Parabéns pelo tutorial Julio, gostaria de saber se é possível eu acrescentar mais campos, como segundo telefone, etc...
Grato,
Eduardo

[6] Comentário enviado por juliomortandela em 07/08/2014 - 17:32h


[5] Comentário enviado por celleco1005 em 07/08/2014 - 17:28h:

Parabéns pelo tutorial Julio, gostaria de saber se é possível eu acrescentar mais campos, como segundo telefone, etc...
Grato,
Eduardo


Eduardo, com um pouco de conhecimento de php e mysql eu "acredito" que seja possível modificar esta ferramenta sim. Mas todavia, mais informações podem ser obtidas diretamente com o desenvolvedor da aplicação a Palo Santo Solutions no site http://www.palosanto.com .


Att.

[7] Comentário enviado por edernp em 14/03/2016 - 18:02h

Julio, parabens pelo tutorial !!! Tu saberia se tem como eu compartilhar os contados do elastix para que apareçam em um softfone ?

[8] Comentário enviado por aledefreitas em 12/02/2017 - 20:33h

Julio, preciso identificar a chamada e sair no relatorio do elastix, vc pode me ajudar?


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