Para os que gostam de utilizar o terminal, o
Splashy tem a sua própria ferramenta para a criação de temas. Para usá-la, execute no terminal o seguinte comando:
# splashy_config -c
Várias perguntas serão feitas a você a respeito do tema. Respondendo a essas perguntas, no final do processo será criada uma pasta com os arquivos do tema. Para finalizar, você deve transformar essa pasta em um arquivo .tar.gz, de modo que você possa guardar o tema e instalá-lo usando os passos descritos anteriormente. Para isso, execute o seguinte comando no terminal:
# tar czf nome_do_tema.tar.gz nome_do_tema
Não entrarei em detalhes a respeito do uso dessa ferramenta visto que é possível usar para a mesma tarefa uma ferramenta gráfica muito mais intuitiva, fácil de usar e com igual funcionalidade: o Splashy Manager.
Para criar um tema com o Splashy Manager, estando ele aberto, clique no botão "Create a theme". Surge então uma caixa de diálogo com quatro abas que agrupam as informações referentes ao tema.
A primeira delas é a aba informações ("Info"). Nela você deve digitar as informações gerais referentes ao seu tema: nome (campo "Name"), versão ("Version"), descrição ("Description"), site ("Url"s) e autor ("Author").
Note que dentre essas informações a mais relevante é a primeira, o nome do tema. Além do próprio tema, a pasta na qual ele será armazenado também receberá esse nome, assim como o arquivo .tar.gz que criaremos no final do processo para que seja possível distribuir e instalar o tema seguindo os passos já vistos. Portanto, é interessante que o nome do tema seja simples, de fácil digitação.
A segunda aba, fundo ("Background"), é dividida em três seções: imagens ("Images"), dimensões ("Dimensions") e efeitos ("FX").
Na primeira delas, você deve especificar quais imagens serão exibidas durante a inicialização ("boot"), o desligamento ("shutdown"), a ocorrência de um erro ("error"), o retorno de uma hibernação ("resume") e o início de uma hibernação ("suspend"). Você pode optar por escolher imagens diferentes ou utilizar a mesma imagem (mais comum) em todas as opções. É importante observar que o Splashy só suporta imagens em formato PNG.
Na segunda, você deve informar qual será a largura ("Width") e altura ("Height") da imagem que será exibida. É recomendável aqui especificar o tamanho 1024 X 768, que é mais comum. É interessante também que a resolução aqui informada coincida com a informada na configuração do gerenciador de boot.
Na terceira e última seção da segunda aba você deve especificar quais efeitos deseja que sejam exibidos. Marque a opção "Verbose on error" se desejar que, caso seja gerada alguma mensagem de erro, esta seja exibida na tela.
Indo para a terceira aba, barra de progresso ("Progress bar"), você irá configurar a barra de progresso, que pode, ou não, ser exibida em todos ou em apenas alguns processos.
Na primeira seção, exibir ("Show"), você deve marcar em quais processos deve ser exibida a barra de progresso: inicialização ("On boot"), desligamento ("On shutdown"), retorno de hibernação ("On resume") e início de hibernação ("On suspend"). Deve informar também, em cada um deles, a direção em que a barra de progresso deve se mover: da esquerda para a direita ("Forward") ou da direita para a esquerda ("Backward"). O mais comum é que durante a inicialização a barra se mova para a direita e durante o desligamento, da direita para a esquerda.
Na segunda seção, dimensões ("Dimensions"), configuraremos a posição - X e Y - e o tamanho da barra de progresso - largura ("Width") e altura ("Height") - em pixels. Observe que a posição é medida a partir do canto superior esquerdo da tela.
Na terceira seção, cor ("Color"), você pode definir as cores de frente e de fundo da barra de progresso. Na seção borda ("Border"), você pode definir também se a barra de progresso terá uma borda, marcando a opção habilitar ("Enable") e definindo a cor de fundo. Os campos de texto com valores numéricos ao lado dos seletores de cor definem a opacidade (transparência) da cor, aceitando um valor inteiro entre 0 (invisível) e 255 (totalmente opaca).
Na quarta e última aba, você pode configurar a exibição de uma caixa de texto. A caixa de texto serve para exibir as mensagens que aparecem no terminal. Sua utilização não é muito comum, visto que a maioria das pessoas não gosta das mensagens que aparecem no terminal e preferem ocupar toda a tela com uma imagem. Uma possibilidade interessante é exibi-las juntamente com a barra de progresso.
Se você desejar exibir a caixa de texto, a primeira coisa que você deve fazer é marcar a opção habilitar ("Enable"). A partir daí, as outras opções estarão disponíveis para edição.
São semelhantes às opções da aba anterior. Só há uma seção nova, fonte do texto ("Text font"), que configura o tipo, o tamanho e a cor da fonte que aparecerá na caixa de texto.
Uma vez que você terminou de configurar seu tema, clique no botão "Apply". O Splashy Manager armazenará o tema dentro de uma pasta com o mesmo nome do tema em "/etc/splashy/themes" e configurará o Splashy para utilizar este tema.
Se você deseja que ele seja exibido já no próximo boot, no terminal, execute o comando:
# update-initramfs -u -t -k $(uname -r)
Para finalizar, se quiser distribuir o tema, você deve transformá-lo em um arquivo .tar.gz. Para isso, execute o seguinte comando no terminal:
# cd /etc/splashy/themes
# tar czf nome_do_tema.tar.gz nome_do_tema