Dando continuidade às minhas pesquisas sobre a criação de LiveCDs, decidi seguir a sequência do boot e pesquisar o componente que seria exibido para o usuário logo após o gerenciador de boot: o splash ("tela de carregamento"). Há no Linux diversos programas que podem ser utilizados para tal finalidade, entre eles o Splashy, cujas instalação, configuração e personalização trataremos nesse artigo.
Nem sempre nós acertamos todas as configurações durante a criação de um tema. Infelizmente, o Splashy Manager, utilizado no tópico anterior para criar o tema, não permite modificar um tema já existente. É bom saber, no entanto, que isso é possível e que, apesar de ser um processo manual, não é difícil de forma alguma.
Para modificar um tema do Splashy já existente vá até a pasta onde estão os temas do Splashy, "/etc/splashy/themes", abra a pasta do tema que você deseja editar e abra utilizando um editor de texto o arquivo "theme.xml".
Se você examinar esse arquivo, perceberá que ele contém as informações que nós passamos para o Splashy Manager durante a criação do tema. Você pode alterar esses valores como desejar e depois salvar o arquivo "theme.xml" e gerar um novo arquivo .tar.gz com o tema atualizado.
Quando acabar a edição, salve o arquivo, feche o editor de texto, e gere um novo arquivo .tar.gz com o tema atualizado:
# cd /etc/splashy/themes
# tar czf nome_do_tema.tar.gz nome_do_tema
Se desejar aplicar as mudanças para que elas já sejam exibidas na próxima inicialização, execute os seguintes comandos no terminal:
[1] Comentário enviado por giovani2003 em 07/06/2010 - 16:21h
Cara muito bom esse teu artigo. Estou trabalhando exatamente com algumas questões... que dentre elas tenho que criar um splash customizado para deixar uma instalação mais visual para o usuário e este teu artigo veio em boa hora me economizou algumas horas de pesquisa.
[2] Comentário enviado por giovani2003 em 07/06/2010 - 16:23h
Aproveitando... Você já usou o simple-cdd? Se sim... Você já customizou a imagem inicial (menu de opções "Graph Installer, memteste, etc) splash.png (o padrão mostra do Debian).
[3] Comentário enviado por vinyanalista em 08/06/2010 - 15:05h
Olá Giovani, que bom que você gostou do artigo.
Eu não sabia o que era o Simple-CDD, então olhei rapidinho no Google, é um CD de instalação do Debian personalizado, certo?
Quando àquela imagem que você me perguntou, o "splash.png", que você vê no menu inicial do CD de instalação do Debian, eu não sei se há uma forma de alterar pelo próprio comando Simple-CDD, mas acredito que se você montar a ISO do CD depois que ela estiver pronta, copiar todo seu conteúdo para uma pasta temporária, substituir aquela imagem e depois regerar a ISO deve funcionar.
Aquela imagem é a imagem de fundo do menu de boot do ISOLINUX. Você pode olhar dois artigos que eu publiquei aqui antes sobre o ISOLINUX para saber como personalizar aquele menu.