Nos artigos anteriores, durante a inicialização dos LiveCDs que criamos apareciam mensagens na tela, mostrando os processos e serviços que estavam sendo carregados. A maioria dos usuários, no entanto, prefere saber o andamento do boot em termos de porcentagem e não de processos iniciados. Veremos agora como personalizar o boot do LiveCD com o
Splashy.
Assim como fiz no artigo Guia de referência do ISOLINUX, citarei apenas as alterações que devem ser feitas no artigo original. Este, portanto, é de leitura obrigatória para a execução do passo-a-passo que descreverei a seguir.
Recomendo que antes de começar a criação do LiveCD o tema que será aplicado já esteja pronto, dispensando a instalação de programas no LiveCD apenas para criar um tema para o Splashy. Se este tema estiver na Internet (você pode obter temas bem interessantes no
site do KDE-Look.org ou no próprio
site do Splashy), você poderá baixá-lo enquanto estiver dentro do sistema de trabalho. Se estiver no seu computador, você deverá passá-lo de alguma forma para o sistema de trabalho.
Uma sugestão é copiar o arquivo .tar.gz do tema para a pasta "/tmp" do seu sistema (não do sistema de trabalho). Essa pasta será utilizada durante a criação do LiveCD mas não será mantida no mesmo. Perceba que na Etapa C, imediatamente antes de entrarmos no sistema de trabalho, nós a "emprestamos" ao sistema de trabalho (por isso passamos o parâmetro --bind ao programa
mount) e no final da Etapa D, ao desmontá-la nós a "tomamos de volta".
Terminadas as recomendações, vamos ao passo-a-passo. Se você decidiu seguir minha recomendação de copiar o arquivo .tar. gz do tema para a pasta "/tmp" do seu sistema, deve fazê-lo em qualquer momento antes de entrar no sistema de trabalho na Etapa C. Sendo esta a primeira alteração, a Etapa A e a Etapa B não têm modificações.
Na Etapa C, após entrar no sistema de trabalho, instale o Splashy usando o comando:
# apt-get install splashy
Agora, ainda na Etapa C e dentro do sistema de trabalho, vamos instalar o tema do Splashy. Se você vai baixar um tema da internet, deve fazê-lo agora. De posse do tema, vá até a pasta onde o mesmo se encontra e execute os comandos a seguir. Lembre-se de que você deve alterar esses comandos conforme o tema que esteja instalando:
# splashy_config -i avmlinux-theme-1.0.tar.gz
# rm avmlinux-theme-1.0.tar.gz
# splashy_config -s AvmLinux
# update-initramfs -u -t -k $(uname -r)
A última alteração ocorre na Etapa E, quando da configuração do gerenciador de boot. A seguir, apresento exemplos dos arquivos de configuração do
GRUB e do
ISOLINUX.
Configuração do GRUB ("/boot/grub/menu.lst"):
DEFAULT 0
TIMEOUT 30
COLOR cyan/blue white/blue
TITLE Iniciar o Linux em modo grafico
KERNEL /boot/vmlinuz BOOT=live boot=live nopersistent rw quiet splash vga=791
INITRD /boot/initrd.gz
TITLE Iniciar o Linux em modo texto
KERNEL /boot/vmlinuz BOOT=live boot=live nopersistent textonly rw quiet vga=791
INITRD /boot/initrd.gz
TITLE Testar a memoria
KERNEL /boot/memtest86+.bin
TITLE Iniciar a partir do disco rigido
ROOT (hd0)
CHAINLOADER +1
Configuração do ISOLINUX ("/boot/isolinux/isolinux.cfg"):
DEFAULT vesamenu.c32
TIMEOUT 300
PROMPT 0
LABEL live
MENU LABEL ^Iniciar o Linux em modo grafico
KERNEL /boot/vmlinuz
INITRD /boot/initrd.gz
APPEND boot=live nopersistent rw quiet splash vga=791
LABEL text_only
MENU LABEL Iniciar o Linux em modo ^texto
KERNEL /boot/vmlinuz
INITRD /boot/initrd.gz
APPEND boot=live nopersistent textonly rw quiet vga=791
LABEL memtest
MENU LABEL Testar a ^memoria
KERNEL /boot/memtest86
APPEND -
LABEL hd
MENU LABEL Iniciar a partir do ^disco rigido
LOCALBOOT 0x80
APPEND -
Executados todos os passos, durante o teste do LiveCD você deverá ver o Splashy em execução durante o boot. Veja como ficou o tema que eu criei como exemplo desse tutorial:
Nesse artigo vimos como personalizar o LiveCD em mais um de seus vários aspectos: o bootsplash. O mais interessante dessa personalização é que ela pode ser aplicada não só ao LiveCD, como também ao sistema que está instalado no disco rígido. Isso nos permite visualizar nosso tema antes mesmo que o LiveCD esteja criado.
À medida em que for pesquisando e experimentando mais possibilidades escreverei mais artigos aqui no blog. Espero que estejam gostando dos artigos e que me acompanhem nas minhas pesquisas, corrigindo meus erros, enviando sugestões e compartilhando suas experiências.
Um abraço a todos e até a próxima.
Fontes
Esse artigo foi publicado originalmente no meu blog:
Antônio Vinícius