GNU/Linux + Dogmas

Precisamos nos libertar de alguns dogmas medievais e entender, de uma vez por todas, a complexidade e a individualidade de cada um.

[ Hits: 9.700 ]

Por: Vinicius Araujo Lopes em 18/05/2017


Usar sem saber como funciona



Outro dogma clássico presente em usuários medianos, é acreditar que quem usa sistemas baseados Linux, tem a obrigação de saber como tudo funciona. O usuário mediano quase sempre se considera um usuário avançado. (XD)

Um usuário realmente avançado, não perde tempo em atacar quem sabe menos e utiliza o tempo que tem para compartilhar seu conhecimento com os menos informados. Ele apresenta SOLUÇÕES. Um usuário mediano acredita que o usuário dito comum, tem que entender sobre Linux, sobre compilação, Path, scripts, Bash, etc.
Linux: GNU/Dogmas
Quem aperta um interruptor para acender uma lâmpada, não quer nem saber como a energia é gerada e transmitida, nem se a instalação elétrica em que a lâmpada está inserida possui ou não aterramento conforme as normas da NBR. Ele só quer apertar o botão e acender a lâmpada.

Um bom exemplo, é o conceito de Cliente-Servidor. Geralmente, esses usuários ditos comuns, não entendem os conceitos de rede, compartilhamento, encapsulamento, etc. E nem precisam entender, seria bom se entendessem, mas não é necessário. Aliás, quanto menos o usuário souber sobre o funcionamento da rede, menos risco ele oferece à estrutura, justamente por isso usamos o compartilhamento, para o usuário ver somente o que ele precisa ver.

O que o usuário quer e precisa, é dar um clique duplo na pasta para abrir seus arquivos, sem se importar se o arquivo está na rede ou em uma partição do seu computador. Isso não importa pra ele. Se não forem exibidos os arquivos que ele quer ver, ele não quer saber se se as permissões estão '-rwxr--r--', muito menos quer aprender executar "chmod 750 pasta -R"... pra ele, os arquivos sumiram e a culpa é do cara do T.I.

Também, é comum flagrarmos pessoas fazendo perguntas simples e sendo bombardeadas com respostas técnicas e complexas, repletas de comandos mirabolantes com REGEX (expressões regulares) e ainda solicitados a postarem respostas a esses comandos, que nada significam para eles.

Volto a dizer: a interface foi feita para facilitar a vida do usuário! Exemplos vão ao infinito.
Linux: GNU/Dogmas
Certa feita, eu li um tópico em que a pessoa queria trocar o papel de parede e um daqueles 'hackers-todynho', encheu o coitado de "wget, tar-gz, cat | grep -xyz sudo apt". No fim, o solicitante desistiu e ainda deixou o tópico aberto.

Seria tão simples passar para o usuário uma solução via interface gráfica, em que ele clicasse aqui e ali, clicasse com o botão direito, salvasse a imagem e definisse como papel de parede.

Pensar que um usuário precisa entender como o sistema funciona, é uma ideia ultrapassada. Pensar que o usuário tem que saber quais configurações estão ativas e se os parâmetros estão corretos, é burrice de quem faz essas perguntas. Se nos limitarmos a passar a informação solicitada, de preferência no modo gráfico, as pessoas vão usar cada vez mais os sistemas operacionais baseados em Linux.

E tem outra, não existe essa de usuário comum! Afinal, os outros são o que? Incomuns? Especiais? Diferenciados?
Nada disso. Existem usuários, técnicos administradores, etc. Cada um de acordo com a utilização que faz do computador. Um usuário que não se julga comum, se ele não for um técnico ou um administrador, não passa de um arrogante qualquer com empáfia excessiva.

Analogamente, um usuário se equipara a um motorista que precisa dirigir de um canto a outro. O motorista não precisa entender sobre motores à combustão, não precisa saber fazer a manutenção do veículo. Isso é função do mecânico. O motorista quer sentar e dirigir. Se o carro for hidramático, melhor ainda. Assim o motorista não precisa nem saber passar as marchas no tempo correto!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Não existe isso de Linux, sem usar terminal
   2. É tão fácil!
   3. Usar sem saber como funciona
Outros artigos deste autor

Importar Chave GPG

Leitura recomendada

Elementary OS Freya

5 fatores (subjetivos) que tornam o software proprietário insustentável para as micro, pequenas e médio empresas

Mrxvt x Gnome-Terminal x Konsole

Oferta imperdível: Linux em promoção, somente hoje!

A importância do GNU

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 18/05/2017 - 20:07h

Há casos que resolve-se graficamente, e a maioria das soluções que indico, são gráficas.
Mas, não há como resolver tudo graficamente.

Particularmente, acho muito melhor e mais prático a linha de comando. O que eu sei, faço pelo terminal.
Essa é a filosofia do Linux. Mudar isso de forma brusca como determinante para facilitar a vida de novos usuários, NÃO É MINHA INTENÇÃO.

No caso acima, de troca do papel de parede via comandos, de fato, foi mais que exagero...


*******************************************************
* https://www.linuxcounter.net/cert/620448.png *
*******************************************************

[2] Comentário enviado por hrcerq em 18/05/2017 - 21:30h

Caro Vinicius, compreendo sua preocupação com o tema. Partilho de algumas ideias suas, outras eu não concordo muito.

Linux sem terminal é possível. Nisso estou de acordo. Agora, dizer que terminal é algo ultrapassado, aí já não concordo. Um servidor que não vai usar interface gráfica deve ser acessado via linha de comando mesmo, pra não desperdiçar recursos do sistema. É esperado de um sysadmin que ele tenha domínio sobre o terminal. Mas mesmo no desktop não acho que terminal seja algo ultrapassado. Para mim, por exemplo, ele é extremamente prático e uso com frequência para verificar pacotes que tenho instalados, localizar arquivos e automatizar tarefas.

Agora veja que ironia, quando você diz: "O que me incomoda é aquele sujeito que não sabe aproveitar os recursos da interface, não se esforça para aprender a realizar tarefas no modo gráfico e ainda acredita que Linux se resuma à janelinha preta do console."

Da mesma forma que você se incomoda com quem se limita ao terminal, há também quem se incomode com quem só sabe usar a interface gráfica e nem sonhe com a existência de terminais. De toda forma não creio que seja muito saudável ficar se preocupando com a maneira que os outros preferem usar seus computadores.

Quanto a querer que usuários de Window passem a usar Linux, isso é algo que eu já parei de me preocupar. Penso que cada um deve usar aquilo que se sentir mais confortável para usar. O propósito de nenhum sistema decente é ser o sistema dominante, o sistema que todo mundo usa, mas sim um sistema que seja útil para aqueles que escolheram usá-lo. Se serão poucos esses usuários, então que assim seja.

O choque cultural pode realmente ser um fator que faz o usuário desistir. Mas da mesma forma pode também motivar. Foi o meu caso. Eu me interessei por Linux justamente por ele ter um paradigma bem diferente, que me forçou a rever os meus conceitos sobre computação, dentre eles o conceito de modernidade e sofisticação. Um programa de linha de comando pode muito bem ser mais moderno e mais sofisticado que outro que tenha interface gráfica. Perceba que a interface gráfica é apenas uma camada acima de um motor interno, sem o qual essa interface será totalmente inútil.

Concordo também que o que é fácil para um não necessariamente será para outro. Para ensinar é preciso entender o outro, é preciso ter didática. Mas vejo isso como um problema separado da questão "terminal x interface gráfica". Assim como é preciso ser didático na explicação da linha de comando, é preciso ser didático na explicação da interface gráfica. Outro problema é que sempre existirão aquelas pessoas que não querem aprender mas sim que alguém resolva o problema delas por elas. E sempre que tiverem problemas vão ter que recorrer a terceiros. Eu não alimento esse tipo de coisa, não gosto de alimentar a dependência, mesmo que seja de mim. As pessoas tem cérebro não é por acaso, é pra aprender a pensar.

Novamente concordo que não é preciso entender como tudo funciona. Mas dependendo do que você deseja fazer, precisará aprender alguma coisa ou outra, ou então ficar sempre dependendo da ajuda de outros, que poderão ou não querer ajudar.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira

[3] Comentário enviado por otaviobrito77 em 19/05/2017 - 08:00h

O bom do linux é exatamente essa possibilidade. Temos várias distribuições com foco no usuário novato e no desinteressado no aprendizado mais profundo do linux.
Para esses, nada melhor que ubuntu, mint e etc.
Alguns desse vasto grupo, com o tempo, acabam por se interessar pelo funcionamento do sistema, passando a adotar distros mais específicas para tanto (arch, slack, gentoo, etc...)
Nesse "cardápio" temos pratos para todos os gostos.

[4] Comentário enviado por removido em 19/05/2017 - 16:09h

Não uso Synaptic, centro de softwares em Debian e outras coisas.
Gráfico mesmo só editor de texto, que permite vantagens.
Navegadores browsers, nem tem como sem. Fremebuffer é legal :-)

Não é por ser difícil, mas ficar sem terminal perde que um pouco a graça.
Já copiei arquivos em que a janela travou. Melhor com cp via terminal.

Cada um é cada um. Mesmo assim nem todo mundo quer ou pode ser da área de informática e devem fazer outras tarefas.
Gostei do artigo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden

[5] Comentário enviado por removido em 20/05/2017 - 11:18h

Usar Linux sem terminal é possível, se você utilizar apenas aplicações web, como 90% da população.

O terminal é o centro de controle do Linux. Poucas distribuições oferecem GUIs completas e funcionais para realizar tarefas administrativas. Posso citar o OpenSUSE, com o Yast2, que possui GUIs para diversas ferramentas administrativas, desde configuração de hardware até para adicionar módulos ao kernel. Tudo via GUI.

Edições de arquivos do sistema como super usuário - onde é preciso abrir um editor de texto informando o caminho completo do arquivo desejado - é preciso usar o terminal. Salvo exceções onde o gerenciador de arquivos possui uma opção para abrir pastas do sistema como root, como é com o gerenciador de arquivos do Mint. Assim o usuário realmente nem passa pelo terminal, pois através desse recurso ele pode abrir qualquer arquivo do sistema em um editor de texto como root.

Ai esbarramos em outra questão que é pertinente aos usuários Linux: padronização. Não temos como sugerir que o usuário abra uma pasta do sistema como root através do gerenciador de arquivos, pois pouquíssimos Ambientes Gráficos oferecem o recurso o qual o Cinnamon do Mint possui que é abrir pastas do sistema como root em apenas um clique.

É por isso que sugerimos sempre comandos para o usuário executar no terminal. Enquanto as principais distribuições não criarem uma interface única para mostrar por exemplo a saída do lspci para obtermos informações relativas ao hardware do usuário, não temos outras opções a não ser pedir que o usuário rode o dito comando no terminal.

Ademais, pouco importa se um usuário avançado utiliza mais o terminal do que a interface gráfica, ou vice-versa. Eu por exemplo continuo usando mais o terminal no Mac OS X pela praticidade que o mesmo oferece, mesmo tendo o Finder a disposição.
--
Linux Counter: #596371

[6] Comentário enviado por raserafim em 21/05/2017 - 11:51h

Em nome da preocupação com os dogmáticos do terminal ...acabou-se sendo um dogmático das interfaces gráficas.

Há atividades que são mais produtivas e eficientes quando realizadas em ambientes gráficos... há atividades que são mais produtivas e eficientes quando realizadas em terminal... assim como há atividades que são produtivas e eficientes quando realizadas, semelhantementes, tanto em ambientes gráficos quanto em terminal.

Relacionar o terminal há algo arcaico e ultrapassado, associando-o a foto de uma máquina de escrever e a "usuários resistentes à mudanças, às novas tecnologias, ao novo", me parece que é um significativo equívoco. sequer pode ser considerado um exagero; trata-se mesmo de um equivoco.

Considerar o terminal algo arcaico e ultrapassado é, sobretudo, assim me parece, uma incompreensão do papel que cumpre um terminal na administração de um sistema.

Porque será que a Microsoft, buscando atender as reivindicações de seus usuários avançados (admin's), vem tentando implementar um terminal funcional para o Windows?

[7] Comentário enviado por hrcerq em 21/05/2017 - 13:29h


[6] Comentário enviado por raserafim em 21/05/2017 - 11:51h

Porque será que a Microsoft, buscando atender as reivindicações de seus usuários avançados (admin's), vem tentando implementar um terminal funcional para o Windows?


Muito bem colocado. E o custo dessa implementação certamente não foi baixo. Ainda assim a Microsoft escolheu arcar com esse custo, mesmo quando já existia o Power Shell. Isso ilustra muito bem o valor que tem um bom terminal.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira

[8] Comentário enviado por Done em 21/05/2017 - 18:19h

Parabéns pelo artigo. Veja que ele proporcionou discussões construtivas. A opinião que tenho a respeito deste assunto é a seguinte: Usar ou não usar linha de comando ou gráfico, talvez esteja mais relacionado com a experiência de pessoas individuais. A partir do momento que a pessoa passa a enxergar que, a objetividade e simplicidade do terminal é a mesma do modo gráfico, pronto, acabou a questão de ser ou não ser melhor. Entende-se também, que, a pessoa passará a entender as exigências do uso do terminal dado contexto.

Abraços.

[9] Comentário enviado por CapitainKurn em 22/05/2017 - 12:47h

Trabalhei em uma empresa onde migrei mais de 30 máquinas de Windows/Office para CentOS/LibreOffice com pleno sucesso. Houve uma pequena resistência de alguns usuários no início mas se adaptaram muito bem em uma semana. O maior benefício foi a redução de "incidentes" a quase zero. Em seis meses o único problema que teve foi de hardware que foi resolvido com um compressor de ar e uma borracha de correção. E vou contar mais um segredo para dar quase 100% de aprovação dos usuários. https://store.kde.org/content/show.php/win7?content=168632

[10] Comentário enviado por ricardogroetaers em 22/05/2017 - 15:16h

Parabéns pelo artigo, muito bom e objetivo. Embora alguns participantes concentraram sua atenção no terminal, o foco do artigo, no meu entendimento, não era esse.

[11] Comentário enviado por vivalinuxforumjb em 23/05/2017 - 18:37h

Oi Vinicius Araujo Lopes

Gostei muito da sua matéria, um S.O (distros) tem que ser o mais prático possível mas não vejo problema algum em usar o terminal ou não. O meu amor pelo Linux é tão grande que eu não consigo ver defeitos. Um forte abraço

[12] Comentário enviado por albfneto em 24/05/2017 - 18:12h

Olha, em Linux, você distros para tudo.. Minha opinião, tem gente que gosta só linha de comando, outros gostam só de interface gráfica e clicar, tem até os (como eu) que gostam as duas coisas... interface gráfica e comando, também...

para quem só quer usar, não quer aprender... para isso existe o profissional de TI Linux, para configurar o micro para ele...
usuário final.... alguém instala e acerta para ele! ele não quer saber colocar a impressora no CUPS... e nem resolver gerenciamento de energia...

o que lembro ao autor, é que tem muita gente que só quer usar.... Windows também! tem gente que leva o micro na oficina para passar antivírus,,,, ele não quer saber de instalar nada... Android! a maioria só usa.... nem muda os aplicativos!

Linux tem para todos os gostos, todas as pessoas.... da criança ao super hacker... o que cria esses "dogmas" é que tem emprêsas que vendem os micros com linux "não usáveis" pelo usuário final.... ou pq são muito velhos ou porque estão configurados "de qualquer jeito".....!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].

[13] Comentário enviado por hrcerq em 24/05/2017 - 21:01h


[12] Comentário enviado por albfneto em 24/05/2017 - 18:12h

[...] para isso existe o profissional de TI Linux [...]


Nem sempre podemos (ou queremos) usar do nosso tempo para aprender algo. Nessas circunstâncias devemos buscar um profissional especialista no assunto que vai saber resolver a questão da melhor maneira.

Mas por estarmos falando de profissionais, é premissa básica que serão pagos, certo? Todo profissional deve ser valorizado, afinal. Então quem não está disposto a aprender deve estar disposto a pelo menos mexer no bolso. Não é questão de ser mercenário não, é simplesmente a valorização daquele que está assumindo a responsabilidade por computador alheio, quando o próprio dono não quer fazê-lo. Isso é bem diferente de ajudar, é um serviço.

Só que infelizmente há quem confunda ajudar com prestar serviço. Acho perfeitamente legítimo que a pessoa não queira ter qualquer envolvimento com a solução do problema, mas quando este é o caso ela deve buscar serviços de suporte e não ajuda.

Coisa que me dá nos nervos é quando alguém me pede ajuda pra resolver um problema (afinal profissional de TI sabe de tudo mesmo, inclusive calculadoras, microondas, relógios, enfim...) mas larga o computador comigo esperando que eu faça alguma mágica e simplesmente vai embora. Pra mim isso chega a ser falta de respeito e não compactuo. A menos que a pessoa se comprometa a acompanhar a solução pra aprender alguma coisa e ter mais autonomia depois, eu devolvo o computador, porque isso não é ajudar, isso é alimentar uma dependência. E eu falo de coisas bem simples, às vezes é só a configuração da impressora ou do layout do teclado. Eu nem sou profissional de suporte, mas essas coisas a gente aprende pra não ficar na mão. Agora, deixar de aprender apenas por preguiça e por medo pra mim é o cúmulo.

Tenho o maior prazer em ajudar, e acho super legal quando as pessoas pedem ajuda, querendo aprender algo, querendo ter mais autonomia. Agora, serviço de suporte é algo completamente diferente.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira

[14] Comentário enviado por viniciusalopes em 25/05/2017 - 07:31h

Opa!
Obrigado a todos que comentaram!
Se possível, peço que releiam o meu artigo, tendo em vista que todo o texto foi elaborado com o seguinte cenário em mente:
a) Um usuário, leigo e/ou recém chegado a um sistema linux, que procura soluções para atividades corriqueiras;
b) Usuários com certo conhecimento, julgando-se melhores por saberem mais;
c) Sistemas para desktop (servidores não estão inclusos);
d) Tecnologias avançadas que dispensam o uso do teclado físico como dispositivo de 'input';
e) Interesse em difundir e propagar a utilização do linux;
f) Usuários dogmáticos que resistem à interface gráfica, como que se não for pelo terminal, não é linux.

E pasmem, esse cenário é comum e constante.

[15] Comentário enviado por viniciusalopes em 25/05/2017 - 07:39h

O 'estopin' do presente artigo foi este post:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Mapear-Unidade-de-Rede-via-Interface-Grafic...

[16] Comentário enviado por albfneto em 29/05/2017 - 22:33h

Eu pessoalmente gosto as duas coisas.... e outros, também!
Por exemplo, se vou copiar um arquivo....cp... mas copiar 300 arquivos para um pendrive? Pq não no dolphin, no thunar, no nautilus? é prático e vc escolhe o que copiar...
Distros que são profissionais até, podem ser usadas sem comando, se vc quiser.... Veja OpenSUSE... o Yast é muito completo!
O que quero ressaltar é que Linux é bom e é eficiente.... com Interface gráfica, ou sem!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].

[17] Comentário enviado por moassama em 31/05/2017 - 18:17h

Difícil simpatizar com uma opinião que tem por argumento: "a minha é a certa e todas as outras erradas!" Salvo casos onde a policia deva ser envolvida, não iremos mudar a opinião de ninguém com isso não é mesmo?
Gosto das analogias, falemos por analogias então, sobre aquele carro hidramático que não requer prática nem tampouco habilidade, se ele estiver com um problema nas marchas, o usuário "comum" não vai lá com uma chave de boca resolver o problema correto? Hoje o uso de várias distribuições sem a necessidade de operar por comandos é uma realidade, inclusive do momento da instalação! (olha que chique) maaaaas quanto a configuração ainda é exceção, ainda são poucas as ferramentas gráfica dedicadas a configuração como o yast já citado, o ubuntu também gerencia drives de forma gráfica muito bem mas isso ainda não é ,e em alguns casos nunca vai ser, a maneira de fazer isso mas quem quer saber da filosofia, política (ou religião) envolvida no projeto? eu quero é clicar e fazer funcionar! e tudo bem, no caso do GNU/linux se tiver um problema é possível achar pessoas terrivelmente arrogantes, metidas a sabichonas dispostas a resolverem quase todas as dúvidas, a esmagadora maioria vai te xingar te humilhar e fazer você perder o seu tempo com comandos sem nem mesmo perguntar se você está apto a utilizar dos arcaicos e ultrapassadíssimos <ctrl+c> <alt+tab> <ctrl+v>!!!
Ironia a parte, se você quer a solução sem ter que pensar, por quê exigir que alguém te ensine a fazer isso em modo gráfico quando isso nem foi implementado(conforme o tal "estopim para o textão"), não é errado alguém preferir o windows ou o osx ou uma distribuição "arcaica" e pior do que ensinar um comando ao usuário "comum" é convence-lo a usar um OS que ele não vai saber usar! ele só vai perder tempo (dele e seu) e vai sair dizendo que tudo aquilo é uma porcaria inútil e o pior VAI ESTAR CERTO...
vamos derrubar outros dogmas:
"Precisamos converter todos ao linux para que a determinada distro seja popular e acabar com o janelas do mal!"
a canonical está ai cancelando vários projetos e não por falta de usuários, falta um modelo de negócio que gere receita? não sei e não interessa, não quero saber de filosofia, modelo de negócio ou política(e religião), o importante é clicar e funcionar! e sem custo, não me venha cobrar por nada.

https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/752a690f-8e93-4948-b7a3-c060117e8665/entry/gentoo...
tenho visto varias vezes a solução para isso na internet: instalador fácil e lojinha de aplicativos, essa então... "fica a dica" se você quer sua distribuição seja popular e domine o mundo e adjacências... mas na verdade nenhuma delas funciona como deveria, umas piores umas melhores mas nenhuma presta tem poucas opções ou muitos defeitos. pamac? synaptic? nem pensar! o usuário "comum" está acostumado com lojinha isso sim.
as ferramentas serão descontinuadas quado criadores e mantenedores acharem que deverão ser, simples assim, os motivos conforme foi explanado no "textão" só dizem respeito a quem escolheu determinada ferramenta ou se dispôs a criar a ferramenta ou mesmo ajudar da forma que sabe e não da forma que "deveria" ajudar mas "esquisofrenicamente" há um peso e duas medidas nessa brincadeira. Nosso próprio umbigo nunca será Machu Picchu
Eu li em um livro que quem tem usuário é administrador de sistemas e traficantes de drogas, então já que estamos descomendo regras acho melhor a partir de agora tratarmos os usuários como utilizadores.
A propósito adorei a idéia da máquina de escrever como foi dito acima, alguém já viu uma criança do alto de sua inocência vendo uma máquina de escrever pela primeira vez?
NOOOOOSSA já sai impresso!!!
avançado, sofisticado, arcaico, démodé podem ser meramente uma questão de ponto de vista.
empáfia mesmo é entrar em um lugar gratuito e livre exigindo: que outros pensem como você quer, não emita opiniões enquanto me dê soluções...

[18] Comentário enviado por Mauriciodez em 09/06/2017 - 20:41h

Ei krinha ... falei para vc me mandar o link para eu defender minha tese e agora q vi ... olha só ... vou te expor só um cenário.

1 - Seu cunhado usa a distro "X" e odeia o terminal ( nem sabe mexer nele).
2 - Precisam fazer algo na sua distro "X" e vem aqui no VoL pedir auxilio.

Ora, veja bem ... a única coisa em comum em todas as distros é o terminal, isso permite que um user q usa a distro "N" possa te ajudar a fazer aquele "algo" na sua distro "X" com aquela interface grafica tabajara.

Então o q acontece ... o user vai passar um auxilio em linha de comando pois não importa qual a sua distro e nem a DE, o terminal é comum para todas as distro.

Masssssssssss e agora ... seu cunhado não sabe mexer no terminal pq tem raivinha do terminal ... simples velho ... ele tá enrolado ....

ou ele aprende a mexer no terminal para agregar a solução que o user passou.
ou ele procura no google como fazer pela interface grafica.
ou ele espera aparecer um user que no mínimo saiba fazer pela interface grafica dele e daquela distro pois ainda tem esse porém entretanto ... nem todas as DE são iguais 100% !!!

Resumindo ... não é questão de saber mais ou não ... é só questão de funcionabilidade !!!

Agora ... se o kra quer usar LINUX e não quer mexer no terminal vida que segue, cada um no seu quadrado !! heheheh

NOTA: Sei q não é o momento mais quero deixar registrado minha indignação com esses deslikes, toda forma de expressar uma idéia, teoria ou opinião é válida, e por respeito ao autor acho que deveriam ser positivadas !!

Abçs
Mauricio G. Paiva

PS: Não li o artigo todo !!!

_______________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"

[19] Comentário enviado por Mauriciodez em 09/06/2017 - 20:48h

Esqueci de mencionar o mais importante da situação ... para resolver algo pela interface grafica é necessario q ela esteja 100% funcional, e isso o user que vai ajudar tb não sabe se ocorre ou não !!!
_______________________________________________________________
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"

[20] Comentário enviado por removido em 09/06/2017 - 21:01h



O que fazer quando o programa via interface gráfica não tem tratamento de exceções e é ruim na questão IHC em Manuel?


Lembrei da musica do Marcelo D2 - Gueto

Eu 'tô' na rua e vejo a vida como um vídeo clipe
Problemas passam como um clique!
Windows e Linux
Se confundem na mão de uma criança
Eu até entendo quem não tem mais esperança
É que eu vim do Windows
Um lugar pobre
De gente honesta e humilde
Mas gente nobre
Você tem que andar na linha
Se manter no bolo
Não se assuste, esse é só o começo do jogo
Primeiro uma tela azul
1200000 ou 13000000 coisas para resolver
Não dá nem tempo de pensar no que fazer
E outro erro
E fica tudo azul
Vamos tomar o poder ou continuar no Windows?!

Refrão:
Você quer sair do Windows
Mas a sua mente é o Windows
Você quer fugir do Windows
Mas o mundo inteiro é o Windows
(2x)

O que não me derruba fortalece
A sua polícia não me causa estresse
Paz e liberdade é o que todo mundo quer
Mas o que 'cê' 'tá' disposto a perder
Quando tal paz vier ?
Quer falar de Windows ?Fala Windows!
De paraíso a mais sujo Bug
Respeito a quem sobrevive a isso tudo
E não precisa mais temer o mundo Linux, Unix, Mac
Debaixo dos planos
'Tá' no orgulho suburbano
Um pouco de europeu
Um pouco de africano
"Acho que fui traído"
Ah! Puro blá blá blá!
'Tá' na hora de levantar e lutar!
Evolução a qualquer custo ?
O dinheiro manda (Windows) ?
Mas a rua vai ficar é com o samba!
Política do medo
Todo mundo Windows
Mais nunca vão roubar a alma de um Linux!

Refrão:
Você quer sair do Windows
Mas a sua mente é o Windows
Você quer fugir do Windows
Mas o mundo inteiro é o Windows
(2x)

Windows! 'cê' sai do Windows mas o Windows não sai de você!
Re-vo-lu-ção! tudo que eu preciso e de um terminal na mão!
E não preciso abaixar minha cabeça
E nem preciso falar mau de ninguém
O que eu preciso é me focar no meu trabalho
Me focar na minha família
Que aí o meu sucesso vem!
Rema, rema
E não sabe o que quer
Pra quem não sabe que caminho vai, pega um qualquer!
Me diz aí!
Vai ficar sentado no Windows
Ou vamos ser parte de algo e escrever o enredo?

Refrão:
Você quer sair do Windows
Mas a sua mente é o Windows
Você quer fugir do Windows
Mas o mundo inteiro é o Windows


-------------------------------------------------------------------
"Quem pensa pouco, erra muito" - Leonardo da Vinci

[21] Comentário enviado por xerxeslins em 14/06/2017 - 11:37h

Só uma pergunta minha gente: por que este artigo tem mais de 2.700 DISLIKE?! Sacanagem! :(


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts