Artigo voltado aos recém chegados, O guia do desktop redondo para Fedora 7 mostra passo a passo a configuração e instalação dos principais aplicativos e devices para um desktop Linux rodando Fedora. Esse artigo é profundamente inspirado no fantástico "The perfect Desktop", do Falko, além do fabuloso "Linux Systems Administration" de Gregory R. Kriehn.
Estou assumindo que você já configurou a rede e sua conexão de internet, durante a instalação, se não o fez, chegou a hora (Sistema > Administração > Rede).
Com o sistema instalado você deve atualizar o sistema, mas antes quero te apresentar seu mais novo melhor amigo, o terminal. :)
Vá em Aplicações > Ferramentas de Sistema > Terminal
Será a partir desse prompt de comandos que vamos configurar seu desktop e quem sabe deixá-lo redondo. Na pratica quase tudo que será apresentado nesse tutorial dispensa o uso do terminal, o fedora é bem amigável. O problema é que eu não posso "digitar" onde você deve clicar, mas posso digitar o que você deve escrever no terminal.
Quase todos os comandos que vamos utilizar devem ser executados pelo usuário administrador (root), para isso, no terminal digite:
$ su -
E digite a senha escolhida durante a instalação.
Atualizando com o YUM
O yum é o gerenciador de pacotes rpm, ele busca na internet (ou localmente) pelos programas e as dependências a serem instaladas. Ele também pode atualizar seu sistema automaticamente, que é o que vamos fazer agora, com o seguinte comando:
# yum -y update
Esse processo pode demorar horas, ou dias dependendo da velocidade de sua conexão de internet. Espere ele terminar ou as coisas podem dar erradas no futuro.
Adicionando repositórios
O fedora possui uma ampla e vasta coleção de pacotes livres, mas alguns softwares fundamentais para um desktop redondo não o são. Não ser livre significa que o código fonte não está disponível ou que o software é protegido por patentes o que é um problema para os desenvolvedores do fedora, afinal eles podem ser acusados por pirataria de software.
Para suprir essa demanda existem vários outros repositórios pela internet, como o freshrpms , livna, rpmforge e etc...
O primeiro repositório que vamos instalar é o rpm.livna.org, como root digite:
[1] Comentário enviado por pasisa em 02/10/2007 - 16:51h
Excelente artigo, Parabéns!
O Fedora é uma excelente distribuição. É seguro, estável, bem atualizado e organizado. A comunidade em torno desta distribuição trabalha seriamente para aperfeiçoá-lo a cada dia. O usuário Desktop e Server não se arrependerá em testar e usuá-lo.
[2] Comentário enviado por andersontm em 03/10/2007 - 14:02h
Uma dúvida, de todas as vezes que eu tentei instalar o Fedora 6 e 7, não consegui, acho que é por causa do meu HD sata, tentei num computador com placa ASUS e chip SiS, e num notebook HP/Compaq com chip nVIDIA, de todas que tentei essa foi a única que não consegui instalar, a não ser quando coloquei um HD IDE, aí consegui instalar o Fedora 6 no computador, se tiver alguma dica será bem vinda, enquanto espero sair o OpenSuse 10.3 eu deixaria ele numa partição que estou guardando para o OpenSuse!
Abs