Iniciando no Linux

Muitas pessoas se quer já ouviram falar de Linux, e se já ouviram, acham que é um programa muito complicado e que só serve para servidores. Tenho vários amigos que querem aprender, mas não sabem por onde começar. Se você também tem essa dificuldade, vou tentar ajudá-lo, pois este será um mini-curso voltado para pessoas que querem iniciar no Linux e não acham estímulo.

[ Hits: 19.742 ]

Por: Diego em 30/11/2007


Iniciando no Linux



Muitas pessoas sequer já ouviram falar de Linux, e se já ouviram, acham que é um programa muito complicado e que só serve para servidores.

Tenho vários amigos que querem aprender, mas não sabem por onde começar.

Se você também tem essa dificuldade, eu vou tentar ajudá-lo, pois este será um mini-curso voltado para pessoas que querem iniciar no Linux e não acham estímulo e tem muitas dificuldades para iniciar. Aqui comentarei os pontos onde há maior dificuldade do usuário final em iniciar o uso do Linux.

Comparando

Em primeiro lugar o Linux é um sistema operacional assim como o Windows também é. Porem, diferente do Windows, o Linux tem recursos bem diferentes, mas que solucionam as principais necessidades do nosso dia a dia, além de ter várias outros não encontrados no Windows.

O que eu gosto de destacar no Linux e á variedade de programas existentes para uma mesma função. Por exemplo: Se você quer digitar um simples texto que digitaria no bloco de notas do Windows, teria dezenas de opções no Linux para digitá-lo, podendo assim escolher aquele que melhor te agrada.

Outro destaque é que no Linux você não fica preso a uma área de trabalho, você tem várias áreas de trabalho, onde as mais conhecidas são Gnome e KDE, por serem mais amigáveis, além dos IceWM, FluxBox e Window Maker que são mais leves e funcionam melhor em máquinas antigas, que não suportam bem o Gnome e KDE.

Além destes dois exemplos acima, temos as DISTRIBUIÇÕES.

Para entender melhor o que são distribuições Linux, imagine um carro, o Linux é o centro do sistema, ou seja, o motor, mas como todo carro, temos modelos mais robustos e outros mais simples e específicos. Sendo assim, as distribuições são o Linux com um monte de programas agrupados de acordo o objetivo da mesma.

Temos no mercado hoje distribuições profissionais como Debian, Mandriva, SuSE, Ubuntu, Red Hat, Slackware entre outras, sendo estas distribuições bem completas e com muitos recursos.

Existem também distribuições que não precisam ser instaladas no PC, bastando colocar o CD e configurar o computador para da boot no cdrom. Isso é suficiente para você poder utilizar um sistema Linux completo sem mexer em nada do que estiver gravado em seu hd, e poder conhecer melhor o Linux antes de instalá-lo no computador.

Para quem gosta do ambiente do Windows XP, existe a distribuição Famelix, que já testei e é bem atrativa e amigável, sendo que você pode testá-la antes de instalar no computador.

O Kurumin é outra distribuição que acho bem completa e que roda direto no cd, como o famelix. O Kurumin tem por padrão o KDE, que é bem fácil de ser usado.

Algumas vantagens

Costumo dizer que o Linux já vem completo. Ao instalar o Linux, geralmente as distribuições já trazem o OpenOffice (Editor de textos, Planilha, Apresentação, Matemática, etc.), gMplayer (Leitor de Vídeos), XMMS (Leitor de MP3), Gimp (Editor de imagens), Firefox (Navegador de internet), Inkscape (estilo Corel) e dezenas de outros programas que pretendo comentar nos próximos artigos.

Se você ainda não usa Linux, tenha certeza que não vai perder nada em experimentá-lo. O Linux tem licença GNU e por isso pode ser baixado, copiado, usado e modificado desde que sejam mantidos os direitos autorais.

Mande-me seus comentários, sugestões e principalmente dificuldades para que tenhamos um trabalho melhor e mais condicionado a você. E-mail: ounetmail@gmail.com.

Abraços e até a próxima semana.

Por Diego Azevedo

Conheça também o site que estou desenvolvendo e dê sugestões de como posso melhorá-lo, ficarei grato pelas contribuições.

http://www.linux.x-ou.info
http://www.x-ou.info

   

Páginas do artigo
   1. Iniciando no Linux
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Mamãe, quero Arch! (parte 1)

Linux, uma história sem fim!

Qual distribuição usar

Utilizando o Vi - uma introdução

Três distros inspiradas no Mac OS

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fulllinux em 30/11/2007 - 07:55h

Interesante!

Parabens... pela iniciativa!

[2] Comentário enviado por removido em 30/11/2007 - 08:37h

Boa iniciativa

[3] Comentário enviado por removido em 30/11/2007 - 09:57h

Ótimo pra quem está iniciando

[4] Comentário enviado por galmeida07 em 30/11/2007 - 11:07h

Ótima iniciativa! Já recomendei para dois amigos meus que estão iniciando neste novo mundo...Quanto ao artigo, ficou bem explicativo. Um Abraço!

[5] Comentário enviado por jvcg67@yahoo.com em 30/11/2007 - 11:23h

ótimo,mais a única coisa,que me incomoda e na hora de instalar um programa.
baixo os programas,leio atentamente ás instruções. mais não vai.

[6] Comentário enviado por mmany23 em 30/11/2007 - 14:27h

muito bom!!!

[7] Comentário enviado por lmarcosleite em 30/11/2007 - 17:55h

Parabéns pela iniciativa Ounet. Quando vi a chamada deste artigo não resisti e vim dar uma olhada nele. Gostaria de acrescentar o seguinte para os novatos:
- Se vc está cansado de ser contaminado por vírus, trojans, worms, spywares e tantas outras pragas use LINUX.
- Se vc ainda se sente atraído pelo visual ou gostaria de conhecer o Windows Vista procure conhecer distribuições como Famelix Hasta la Vista ou Ubuntu Ultimate.
- Se vc acha que tudo está perdido porque não consegue recuperar dados que está no seu Windows corrompido tente fazê-lo com o LINUX.

[8] Comentário enviado por ricknavarro em 30/11/2007 - 21:22h

Ola Diego, sou inciante, espero aprender logo
Ricardo

[9] Comentário enviado por dkappel em 01/12/2007 - 10:55h

O problema é que as pessoas têm preconceito com o Linux. Já cansei de ver gente dizendo que o Linux é uma porcaria e daí eu faço a simples pergunta: Mas tu já usou? E me respondem com a maior cara de pau: Não.
Sem comentários. Mas daí começam a dizer: Ah, mas é que eu conheço alguem que usou e disse que era ruim, por aí vai.
O pior é que tem muito técnico de informática que não sabe usar e fala pros mais leigos que é uma porcaria e é melhor tirar e botar o Windows.
Já tentei convercer outras pessoas que ele é bom, que dá pra fazer tudo que tu faz no Windows, mas não querem ouvir, vão lá e compram um piratão do Windows.

[10] Comentário enviado por f_Candido em 01/12/2007 - 19:31h

Muito Bom. Esclarecedor. É sempre bom ter materias com estes.
Abraços

[11] Comentário enviado por arauto das artes em 02/12/2007 - 16:16h

nossa cara di mais, obrigado e quero me embrenhar nesse aprendizado mas meu tempo agora esta curto prometo que depois lerei com mais calma e adentro neste emaranhado de 0 e 1 esse linguajar pra mim ainda é mistério mas aos poucos vou degustando VALEU MESMO OBRIGADO E PARABENS PELA INCICATIVA....

[12] Comentário enviado por suarphi em 02/12/2007 - 17:33h

Muito boa a iniciativa, espero que muita gente aproveite essa oportunidade de aprender mais sobre o Linux.

[13] Comentário enviado por vitorvieira em 12/04/2009 - 12:10h

Eu desejo encontrar alguém que se disponha a me ajudar a instalar e compreender o Linux, inclusive a usá-lo e entrar na internet e manijpular fotos e vidoclips que minha máquinazinha consegue , mas que não sei usá-la ou copiar e depois apreciar no PC. esta pessoa terá que ter a generosidade e paciência pois sou iniciante em tudo de informática. Amém!

[14] Comentário enviado por heitor.mejias em 15/04/2009 - 10:57h

Os caras vem falar que o linux é dificil, que não da para fazer nada.....
Só uma pergunta, alguem ja tentou mexer no windos98 agora??? ta todo mundo acustumado com XP e vista neh, agora eu jogo uma questão, tenta voltar a usar o windos98, e voce vai ver que linux é mtoooo fácilll...

Abrax,,,

[15] Comentário enviado por ounet em 15/04/2009 - 14:03h

Isso é verdade, eu usava o rWindows só por causa do Corew, mais agora só uso Linux desde que aprendi o Inkscape,

Há não tenho mais este site .info agora é www.x-ou.com, e estou escrevendo para o site www.realityshow.com.br, pretendo criar vários artigos sobre como iniciar no Linux e estou aberto a sugestões, meu email é sac@x-ou.com

Colocarei meus artigos em ambos os site vivaolinux e realityshow, e se souberem outros sites que eu possa colocar os artigos.

Que se cadastrar no reality show só é procurar por diego, vlw.

Agradeço todos os comentários e contribuições.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts