Ponha o CD 1 no drive e reinicie o micro. Pressione a tecla "Delete" até surgir a tela do setup. Dependendo do modelo de BIOS, procure algo como BOOT e põe o CD-ROM Drive o primeiro da lista como mostra a imagem abaixo:
O boot iniciará pelo CD-ROM e surgirá a tela inicial do Fedora Core 5, como mostra a imagem abaixo. Basta pressionar a tecla "Enter".
Nesta etapa, selecione "Skip" com as teclas direcionais do teclado para a direita para não testar a mídia e pressione "Enter". Caso queira testá-la, basta pressionar a tecla "Enter" para verificar se o CD está OK ou se apresenta algum problema.
Nesta tela, clique em "Next" para iniciar o processo de configuração de instalação.
O próximo passo é selecionar o idioma para instalação do Fedora Core 5 como mostra a imagem a seguir. Selecione "Português Brasil" e clique em "Next".
Selecione o teclado ABNT2 como mostra a imagem seguinte e clique em "Próximo".
Aguarde enquanto o sistema verificar se há alguma instalação do Fedora Core, como mostra a imagem seguinte.
Caso o micro possua o Fedora Core instalado, qualquer versão, surgirá a figura a seguir.
Nesta etapa, iremos particionar o HD de forma personalizada, ao invés de deixar o próprio sistema fazer isso. Selecione "Criar Layout Personalizado" e clique em "Próximo. Verifique que o sistema reconhece a partição onde está instalado o Windows. Nesta caso, estou usando o VMWare com o Windows XP instalado.
Nesta tela, observe que a partição "/dev/hda1" pertence ao Windows. Para criar a partição para instalar o Fedora Core 5, clique na partição "Livre" e clique em "Nova".
Primeiro, vamos criar a partição "/" (raiz) para instalar o sistema. Em "Ponto de Montagem" selecione "/" (barra). Em "Tipo de Sistema de Arquivos" deixe como está "ext3". Em "Tamanho (MB)" inseri uma partição pequena para o "/", algo em torno de 6 GB. Por isso, digitei apenas "6144", pois o HD virtual (diretório) está particionado a 40 GB (15 GB para Windows XP e 25 GB para instalar o Fedora Core 5). Para fazer o cálculo, siga o exemplo abaixo (após inserir o tamanho da partição, clique em OK):
1024 KB é igual a 1 MB
1000 MB é igual a 1 GB.
Portanto, como adicionei apenas 6 GB para a partição "/" (raiz), o cálculo seria:
6 GB x 1024 KB = 6144 MB
Nesta etapa, vamos criar a partição "/home" para armazenar os arquivos e configurações dos usuários que irão usar o micro. Em "Ponto de Montagem" selecione "/home". Em "Tipo de Sistema de Arquivos" deixe como está "ext3". Em "Tamanho (MB)" inseri uma partição grande para o "/home", algo em torno de 18 GB. Por isso, digitei 18432, como mostra o cálculo abaixo (após inserir o tamanho da partição, clique em OK):
18 GB x 1024 KB = 18432 MB
Agora, vamos criar a partição "Swap". Em "Tipo de Sistema de Arquivos" selecione "swap". Em "Tamanho (MB)" deixei como está, ou seja, o resto da partição que restou dos 40 GB, algo em torno de 1,3 GB, quase o dobro da memória RAM - tenho 768 (após inserir o tamanho da partição, clique em OK).
Nesta tela, observe as partições criadas. Clique em "Próximo para prosseguir.
Nesta tela, o Gerenciador de Inicialização (GRUB) será instalado em "/dev/hda". Observe que há dois sistemas "Other" e "Fedora Core". Clique em "Other" e clique em "Editar" e renomeie a partição para "Windows XP" (sem aspas). Clique em "OK" e depois clique em "Próximo" para prosseguir.
OBS: Lembrando que a inicialização "Padrão" está marcado "Fedora Core", mas você pode optar para que o "Windows XP" seja "Padrão".
Nesta tela, em "Dispositivos de Rede", deixei como está. Ideal para quem possui micros em redes. Clique em "Próximo".
Nesta tela, deixei o fuso horário como está. Clique em "Próximo".
Nesta tela, você deve criar a senha para o usuário root - o Administrador do Sistema. Clique em "Próximo" para prosseguir.
Aguarde enquanto o sistema recupera a informação da instalação.
Para um usuário iniciante que utilizará o micro para tarefas básicas, deixe como está, pois já contém muitos aplicativos para uso do dia-a-dia (Office, Multimídia, Internet, etc). Clique em "Próximo".
Aguarde enquanto o sistema verifica as dependências.
Nesta tela, clique em "Próximo" para iniciar a instalação do Fedora Core 5.
Nesta tela, o instalador lhe informará quais CD's de instalação irá necessitar. Clique em "Continuar".
A partição "/" (raiz) será formatada.
A partição /home será formatada.
Iniciando a transferência de imagem.
Iniciando o processo de instalação.
Preparando transação da fonte de instalação...
Instalação do Fedora Core 5 em andamento.
O sistema solicitará o disco 2 do Fedora Core para prosseguir a instalação.
O sistema solicitará o disco 4 do Fedora Core para prosseguir a instalação.
Execução de configuração em andamento.
Aguarde a instalação do Gerenciador de Boot.
O Fedora Core 5 já está instalado. Clique em "Reinicializar" para prosseguir.
Nesta tela, observe que o Fedora Core 5 será iniciado dentro de 5 segundos, caso nenhuma tecla for pressionada (no meu caso configurei 10 segundos).
Caso você pressionar qualquer tecla, terá a possibilidade de selecionar qual sistema será iniciado: "Fedora Core 5" ou "Windows XP".
Nesta tela de Bem-Vindo, clique apenas em "Avançar".
Nesta tela, clique em "Yes, I agree to the License Agreement" e clique em "Avançar".
Nesta tela de Firewall, deixe como está. No me caso, habilitei o "Samba", "HTTP", "HTTPS". Clique em "Avançar".
Clique em "Sim".
Nesta tela de SELinux, deixe como está.
Certifique se a data e hora está correta.
Nesta tela, crie sua conta de usuário. É recomendável digitar o nome de usuário em letras minúsculas em "Nome de usuário". Após preencher tudo, clique em "Avançar".
Nesta tela de Placa de Som, clique em "Terminar". Caso queira testar o som, clique no botão "Teste de Som".
Esta é a tela de login. Digite seu nome de usuário criado - em letras minúsculas - e tecle "Enter". Digite sua senha de usuário e tecle novamente em "Enter".
Esta é a área de trabalho do Fedora Core 5, tendo como Padrão o Gerenciador de Janela GNOME.