Neste artigo mostro como instalar o VMware no Conectiva 10. A instalação desse maravilhoso programa tem sido problema em distribuições como a da Conectiva, principalmente por não possuir alguns arquivos que o VMware usa para compilar os módulos de rede, som, vídeo e etc.
Na minha cabeça já era certo que teria que recompilar o kernel para poder instalar o VMware. Antes disso tive a idéia de tentar criar alguns arquivos para ver se não era apenas a falta deles que estava provocando a carência afetiva no VMware.
Entrei no diretório:
# cd /usr/src/linux
Dei:
# make xconfig
Não mudei uma vírgula na configuração e apenas salvei .conf, pronto, vamos ver o que ocorre. Deu o mesmo erro!
Tentei seguir a sugestão do instalador e rodar o comando "make mrproper" e tentar criar o .config na unha:
# cd /usr/src/linux
# make mrproper
# cp configs/kernel-2.6.5-athlon.config .config
# make oldconfig
# make dep
Não vai, começam a ser solicitados vários outros arquivos.
"The path "/usr/src/linux/include" is an existing directory, but it does not contain at least one of these directories "linux", "asm", "net" as expected."
Então achei melhor parar por aqui e começar a revirar a Internet atrás de uma luz. Foi então que descobri, através de uma mensagem num fórum de discussão do Snapshot uma manha para compilar módulos externos ao Kernel no CL 10, que é exatamente o que a instalação do VMware precisa. Segundo a mensagem é necessário "preparar a árvore do Kernel".
O mantenedor do Kernel do CL10, Flávio Bruno Leitner, criou um script chamado "prepare-tree.sh" que esta lá (no /usr/src/linux) o tempo todo, dando uma de João Sem Braço, que resolve todo o problema.
O que ele faz?
Ele vai fazer uma "pré-checagem" se o meta-pacote "task-kernel-compiling" foi instalado e preparar a árvore do Kernel que está rodando utilizando o arquivo de configuração, que no meu caso foi o /usr/src/linux/configs/kernel-2.6.5-athlon.config, rodando em seguida o 'make mrproper' e o 'make prepare-all' criando todo o necessário, vamos a ele:
# sh /usr/src/linuxprepare-tree.sh
Depois volte ao instalador do VMware e vualá:
"The module loads perfectly in the running kernel."
Serão perguntadas mais algumas coisas, como se você quer rede nas máquinas virtuais, se quer habilitar o NAT nas máquinas virtuais e etc, pode dar enter tudo que se você quiser mudar alguma opção pode ser feita posteriormente.
Ao final ele irá carregar os módulos e apresentar o tão esperado comando /usr/bin/vmware.
[5] Comentário enviado por mundoguero em 08/09/2006 - 17:05h
O Mandriva segue a estrutura do Mandrake, portanto, não possuí mesmo este script. Agora no Conectiva faltou um nível no diretório que é o /usr/src/linux/linuxprepare-tree.sh.