Antes de começarmos a instalar alguns programas úteis como flashplayer para ver vídeos no Youtube, Firefox em português etc (dicas essas mostradas nesse artigo na sessão Dicas), atualizaremos o sistema. Para isso poderemos usar uma dessas ferramentas:
Swaret ou
Slackpkg.
Lembrando que o Slackpkg agora vem oficialmente com o
Slackware Linux a partir da versão 12.2. Isso quer dizer que se você tem a versão 12.2, será mais fácil atualizar seguindo as instruções do Slackpkg.
Atualizando com o Swaret
Faremos a atualização na tela preta. Mas dessa vez não precisaremos sair do ambiente gráfico. Dentro do ambiente gráfico, podemos usar o terminal, que é um console gráfico - como foi explicado na parte "Tchau tela preta! Olá ambiente gráfico!" desse artigo.
Primeiro vamos baixar o Swaret.
Clique no seguinte ícone da barra de tarefas:
O navegador Konqueror abrirá, entre no seguinte link:
http://sourceforge.net/projects/swaret
Escolha Download.
Clique no link Download.
Clique no nome do pacote.
Escolha salvar no DESKTOP e aguarde o download.
OK! O pacote de instalação do Swaret está na sua área de trabalho. Se o sistema fosse Windows ou Ubuntu, você daria um duplo clique no pacote e ele instalaria sozinho. Mas como você resolveu usar o Slackware, vai ter que executar um comando de instalação, mas é muito fácil.
Vamos abrir o Konsole.
Clique no K da barra de tarefas, escolha Sistema -> Konsole - terminal.
O Konsole será aberto.
Digite o comando "cd Desktop" no console (sem aspas) e tecle ENTER.
Obs.: No futuro (outra parte do aritog) explicarei com mais detalhes o uso dos comandos no console, mas por enquanto, apenas siga os passos.
Digite o comando "su" (sem aspas) e tecle ENTER, a senha do usuário root será pedida, digite-a e pressione ENTER. Agora você está logado como root no console e poderá instalar e configurar o Swaret.
Agora use o comando "installpkg" seguido do nome do pacote, mas não precisa digitar ele todo, digite apenas "installpkg s" e depois tecle TAB e o nome do pacote será completado.
Depois de digitar o comando citado acima, tecle ENTER e o Swaret será instalado! Agora iremos configurá-lo.
Digite o comando "nano" seguido do caminho do arquivo
/etc/swaret.conf.new como na figura abaixo.
Nano é um editor de textos, como o bloco de notas do Windows, mas só que funciona no console. Com ele editaremos o arquivo
swaret.conf.new, que está dentro do diretório /etc. É isso que significa esse comando.
Após digitar o comando e teclar ENTER, aparecerá algo parecido com isso na sua tela:
Agora mova o cursor com as setas do teclado até a parte que mostra a versão (VERSION=10.1) e altere para a versão do seu sistema. No caso desse exemplo usaremos 12.1. Se sua versão for a 12.0, use 12.0.
Não esqueça que essa tela funciona como um bloco de notas qualquer, use as setas para mover o cursos e os caracteres do teclado para escrever.
Agora altere o idioma para Português do Brasil como na imagem abaixo:
Você notou que na parte debaixo da tela, tem uns caracteres estranho e umas palavras como na figura abaixo?
Isso são atalhos. Por exemplo, o atalho "^X Exit" significa ctrl+x para sair. Agora que já configuramos o Swaret, vamos sair do nano. Para isso tecle CTRL+X.
Ele está perguntando se deseja salvar as modificações, tecle "y" de yes e AGUARDE não faça nada!
Olhe o que está dizendo:
Ele pergunta com qual nome deseja salvar o arquivo. Não devemos salvá-lo com o seu nome original (swaret.conf.new) e sim como "swaret.conf", por isso, tecle backspace para apagar o ".new" do nome deixando-o como na figura abaixo.
Depois tecle ENTER e ele mostrará algo como na figura abaixo, perguntando se deseja realmente salvar com outro nome.
Tecle "y" e pronto, o Swaret está configurado.
Agora vamos à atualização em si. Digite o comando "
swaret --update" e tecle ENTER para atualizar os repositórios. Aguarde.
Agora use o comando "swaret --upgrade" para que o Swaret procure por atualizações.
Isso poderá levar alguns minutos, pois será fornecida uma grande lista de pacote para atualizar. Depois que ele listar todos os pacotes disponíveis, perguntará de um por um se você deseja atualizar. Se responder "s" ele atualizará o pacote, se responder "n" ele não atualizará, se responder "A" ele atualizará todos sem fazer mais perguntas. Se responder "Q" você sai do Swaret.
Escolha "A" para atualizar todo o sistema. Agora sim o processo pode demorar até mesmo várias horas. Quando terminar reinicie o sistema com o comando "shutdown -r now" e tecle ENTER.
Atualizando com o Slackpkg
O Slackpkg já vem instalado no Slackware a partir da versão 12.2; Acesse o menu do KDE clicando no "K" e indo em Sistema -> Konsole - terminal.
Agora digite o comando "su" (sem aspas) e tecle enter, coloque a senha do usuário root e tecle ENTER novamente.
Agora editaremos o arquivo de repositórios do Slackpkg. Para isso vamos usar o editor nano. Use o comando "nano /etc/slackpkg/mirrors" como na imagem abaixo.
Como dito anteriormente, Nano é um editor de textos, como o bloco de notas do Windows, mas só que funciona no console. Com ele editaremos o arquivo mirrors que está dentro do diretório slackpkg que por sua vez está dentro do diretório /etc. É isso que significa esse comando.
Após digitar o comando e teclar ENTER, aparecerá algo parecido com isso na sua tela:
Agora mova o cursor com as setas do teclado até a parte que mostra os repositórios do Brasil para sua versão do Slackware, depois delete a tralha '#', (ou jogo-da-velha) do início da linha. Deixando como na figura abaixo.
Não esqueça que essa tela funciona como um bloco de notas qualquer, use as setas para mover o cursos e os caracteres do teclado para escrever.
O que eu fiz foi procurar pela palavra #Brasil e no endereço abaixo dessa palavra eu removi o '#' do início da linha. Esse processo de remover a tralha no início da linha se chama descomentar. Significa que a linha passa a ter valor efetivo dentro do arquivo deixando de ser um simples comentário.
No Slackpkg só é permitido o uso de um único repositório por vez. Por isso não descomente mais que um. Além disso, no exemplo acima eu estou atualizando a versão 12.2... Se a sua versão for outra, use um repositório compatível com a sua versão.
Você notou que na parte debaixo da tela, tem uns caracteres estranho e umas palavras como na figura abaixo?
Isso são atalhos. Por exemplo, o atalho "^X Exit" significa ctrl+x para sair. Agora que já configuramos o repositório, vamos sair do nano. Para isso tecle CTRL+X.
Depois "y" e depois ENTER.
Agora use o comando "
slackpkg update" como na figura abaixo e tecle ENTER. Aguarde o processo.
Depois que o UPDATE terminar, use o comando "
slackpkg upgrade-all", tecle ENTER e aguarde a atualização dos pacotes.
OK. Sistema atualizado! Reinicie o sistema com o comando "shutdown -r now" e tecle ENTER.
E aí, achou trabalhoso atualizar o Slackware? Eu também! Mas não é nada difícil, só exige um pouco de paciência. No Ubuntu Linux é só usar o comando "
apt-get --update" e depois "
apt-get --upgrade", porém, você escolheu usar o Slackware. =P
Mas agora você não precisará mais fazer todo o processo. Quando quiser procurar por atualizações é só fazer "
swaret --upgrade" ou "
slackpkg upgrade-all". Além disso você aprendeu muito durante o processo e isso é muito bom! Sem falar que usando Slackware, você está usando uma distro incrivelmente estável que não vai te deixar na mão. Se algum erro acontecer, não será culpa do sistema e sim do usuário.