Não achei prudente elaborar um documento narrando a minha palestra e todo o evento, pois o texto seria extenso e cansativo. Sendo assim, decidi relatar alguns fatos marcantes. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos aqui no VOL pelo apoio que a comunidade brasileira proporcionou em 2005.
Já estava familiarizado com o pessoal, embora o fuso-horário e o frio não foram tão agradáveis, mas a qualidade do evento tornou esses pontos desprezíveis. Miguel Angel Segovia começou o dia arrasando. Não tenho como redigir toda a palestra, porém vale à pena mencionar o projeto Sociedade da Informação, onde mostrou a foto de 2 alunos por PC. O interessante foi quando citou que o projeto se estendia para os idosos, e genial foi a estratégia utilizada para despertar o interesse da terceira idade por Software Livre.
Desenvolveram um programa similar ao jogo de bingo, assim tornando a tecnologia com Software Livre um atrativo para esse público. Esse projeto de além proporcionar lazer, propaga o movimento do Software Livre.
Em uma conversa não oficial no almoço, tomei conhecimento de um projeto para incentivar as crianças ao uso do Software Livre. Tal projeto consiste em um torneiro de jogos livres, no qual fui convidado para gerenciar tal evento no Brasil. Os melhores de cada país irão disputar entre si um prêmio secreto em Estremadura. Ressalto que esse assunto foi informal e que não existe nenhuma garantia sobre a promoção do evento.
Jorge Rivas, responsável pela atual tradução para o Galego do projeto OpenOffice, mostrou toda a história e evolução da suíte OpenOffice e iniciou um debate sobre a ausência do corretor ortográfico para o galego. A discussão gerou polêmica e se estendeu aos corredores após a sua apresentação.
[1] Comentário enviado por franzejr em 03/01/2006 - 18:01h
Muito legal seu artigo, é bom saber que o software livre está crescendo em nível mundial, parabéns pelo artigo e pelo seu trabalho aqui na comunidade. Continue assim, pois pessoas como você só vão multiplicar o software livre no Brasil e no mundo à fora...
[2] Comentário enviado por jragomes em 03/01/2006 - 18:24h
Nós também devemos agradecer ao seu trabalho, CABELO. As horas que você dispende fazendo tutoriais, escrevendo código e nos ajudando não têm preço. Você ir para a Espanha é só o reconhecimento do seu trabalho.
[9] Comentário enviado por capeleiro em 12/01/2006 - 13:38h
Parabéns,
Já tenho lido muitas dicas e tutoriais postados por vc! e aprendido muito com isso, acho que a sua ida a Espanha é realmente o reconhecimento pelo seu grande trabalho junto com a comunidade de Software Livre.
Abraços.