OneAPI: A plataforma da Intel para facilitar o desenvolvimento com chips Intel, AMD, ARM, NVIDIA POWER e FPGA

Não existe uma única arquitetura perfeita. Desenvolver para todas as plataformas é um grande desafio. Sendo assim, como Innovator Certificado Oficial Intel, disponibilizo aqui no Viva o Linux um modelo de desenvolvimento unificado denominado projeto OneAPI.

[ Hits: 4.547 ]

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) em 01/04/2021 | Blog: http://assuntonerd.com.br


Introdução e arquitetura



Com o avanço da tecnologia, o nosso dia a dia depende intensamente das tecnologias de computação em diversos momentos da vida, e novos tipos de cargas surgem. Resumidamente o suporte para formatos de inteiros do tipo INT8 avançou sua popularidade em aprendizado de máquina, e a precisão do formato FP64 compromete a performance. Neste contexto surge a necessidade de prover software de maneira eficaz à todo ecossistema de hardware.

OneAPI é uma plataforma de software unificada e opensource que permite abstrair da arquitetura de hardware de equipamento para proporcionar softwares que utilizam recursos da plataforma com CPU, GPU, FPGA ou outros. A OneAPI é baseada na linguagem DPC++ que, por sua vez, é baseada nos padrões C++ e Kronos SYCL.

Conheci a OneAPI em 2019 e atualmente o projeto atingiu a versão Gold. O projeto tem especificações em aberto, conta com o seu seu próprio repositório no GitHub. OneAPI inclui bibliotecas principais, um compilador DPC++ baseado em LLVM/Clang, várias bibliotecas de desempenho Intel e ferramentas de depuração e análise de código.

DESTAQUE

O diferencial do projeto é a ferramenta, é a capacidade de migrar de código escrito em CUDA para plataforma x86, assim todo legado de software desenvolvido para aceleradores NVIDIA, pode ser disponibilizado para outras plataformas. Atenção em especial para algumas bibliotecas criadas para a geração de aplicativos usando deep learning, biblioteca de processamento de vídeo e outras.
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução e arquitetura
   2. Download e instalação
   3. Compilando os exemplos
Outros artigos deste autor

Interface Gráfica e Ambiente Integrado p/ Free Pascal

Compilador Clipper open-source, compile sem problemas os sistemas .PRG no Linux!

Hbasic, um forte candidato open source para brigar com o Microsoft Visual Basic

Gerando em tempo real efeito de voz robotizada

Artigo número 100: AR.Drone - O robô voador com Linux embarcado

Leitura recomendada

Bug afeta todas as distros

O Produtor e o Consumidor

Instalando Facebook Folly através do Conan

Tutorial SFML

Tutorial OpenGL v3.0

  
Comentários
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 03/04/2021 - 17:22h


Ótimo artigo.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts