Uma nova ferramenta apareceu na internet como um solução definitiva para
Pendrive Multiboot. Inclusive em dois dias de lançamento, já era considerada a melhor ferramenta MultiBoot USB. Estamos falando do
Ventoy. Sua instalação é bem simples. Oferece opção de instalação para Windows e
Linux.
Essa ferramenta já foi abordada aqui mesmo no Viva o Linux:
Ventoy: crie pendrives multiboot para quantas e quais ISOs quiser [Artigo]
Por isso não irei falar da ferramenta, mas sim do problema que eu enfrentei e que muitos podem enfrentar.
TESTANDO O VENTOY PELA PRIMEIRA VEZ
Na verdade eu nem consegui. Usei um pendrive de 16 GB Cruzer Blade para a instalação do Ventoy. A instalação foi realizada com sucesso. Depois percebi que eu não conseguia abrir o diretório que o instalador criou no Pendrive porque estava em exfat. Como eu estava usando o
Slackware instalei esses pacotes:
Assim, consegui abrir o pendrive. Copiei duas ISOs e reiniciei o computador. Para minha surpresa, eu usei a tecla F12 e selecionei o USB com o Ventoy, mas ele nem deu sinal de vida. Tentei configurar na BIOS e também não rolou.
Eu refiz todo o processo de novo, pois poderia ter sido um problema na instalação, user todas as opções possíveis e nada. Então, concluí que o problema estava na compatibilidade com a BIOS do meu computador. Para confirmar minha teoria, usei um script que eu criei que executa diversas opções usando o qemu.
E vejam, funcionou:
Então, decidi optar por outras alternativas para inicializar o pendrive MultiBoot a toda lei, até que uma funcionou.
A SOLUÇÃO COM O PLOP BOOT MANAGER
Vou falar um pouco dessa ferramenta maravilhosa que salvou a minha vida e de quebra está funcionando como uma alternativa de boot USB sem menu F12 e sem alterar a ordem de boot da BIOS.
O
Plop Boot Manager é uma ferramenta criada com o objetivo de dar suporte ao boot USB em computadores antigos que não possuem essa função na BIOS. Assim, você poderia usar um disquete ou CD com o Plop para inicializar o dispositivo USB. É claro que para isso ele tinha que ser compatível com as mais diversas formas de inicialização USB, como MBR, GPT e por aí vai. Foi usando essa teoria que resolvi arriscar.
Para isso, baixe o Plop Boot Manager usando esse link:
Dentro do arquivo, você terá várias opções:
Existe uma imagem "plpbt.iso" para você gravar em um CD e usar como opção de boot.
Mas, como eu quero inicializar o Pendrive sem um CD eu usei o Grub para isso. Fiz o seguinte procedimento:
Copiei o
plpbt.bin para o diretório /boot na partição do Slackware, portanto, sda5.
Editei o grub manualmente e inseri essa opção, adapte conforme as configurações no seu computador:
menuentry "Gerenciador de inicialização do Plop" {
set root='hd0,msdos5'
linux16 /boot/plpbt.bin
}
Salvei e reiniciei. Iniciei o Plop Boot Manager e selecionei a opção USB. E foi assim que a mágica aconteceu.
Rodei o Plop Boot Manager no qemu para mostrar aqui como é sua interface:
CONCLUSÃO
Nunca dê um caso como não solucionado sem testar outros recursos, outras alternativas. Com minha insistência resolvi meu problema e posso vir a resolver o problema de outras pessoas que visualizarem esse artigo. Pode ser que o Ventoy sofra melhorias e esse problema de não inicializar em muitos computadores, como MacBooks e alguns Notebooks como o meu, mas até lá o Plop pode ser a única solução para inicializar pendrives com o Ventoy.
Assim, com o teste do Ventoy iniciando com o Plop, é possível afirmar que é possível iniciá-lo mesmo em computadores antigos e que não possuem suporte a boot USB.