A instalação é bem simples:
sudo apt-get install screenlets
Depois de instalado pode ser acessado através do menu Aplicativos > Acessórios > Screenlets.
Na janela principal do programa, basta escolher um ícone e marcar as opções Start/Stop e Auto start in Login. Com a primeira opção o
Screenlet selecionado será aplicado na área de trabalho e com a segunda opção ele ficará configurado para ser exibido na inicialização.
Personalizando os controles
Depois de inserido um controle, podemos personalizá-lo. Para isso clique com o botão direito do mouse sobre a figura do Screenlet e no menu que surgirá, escolha a opção Properties.
No janela que surgirá há uma aba com o nome About, onde há as informações sobre o controle selecionado, há a aba Themes, que exibe os diferentes temas (caso existam) e há também a aba Options, onde podemos escolher várias opções entre tamanho, cor, fonte, localização na tela etc.
As personalizações mais importantes que fiz no meu desktop foi marcar as opções keep below e lock position. A primeira faz com que os ícones do Screenlet fiquem atrás das janelas e a segunda trava a movimentação dele no desktop, pra evitar que seja mexido ou arrastado acidentalmente.
Baixando novos Screenlets pela Internet
Além dos controles que já vêm com o programa, há uma infinidade de outros que podemos baixar e instalar com uma facilidade sem igual.
Para baixar novos controles, clique no botão GET MORE SCREENLETS, que fica na parte inferior-central da janela.
Será aberta uma página com vários screenlets para baixar. No meu computador, escolhi o item WirelessScreenlet2.
Fiz o download do arquivo e salvei na minha área de trabalho com o nome Wireless.tar.gz. Para instalar o controle, basta abrir a janela do Screenlets em Aplicativos > Acessórios > Screenlets e depois clicar no botão Install. Quando o programa pedir um arquivo para instalar, aponte para o arquivo que você fez o download e pronto! Seu novo controle Screenlet está instalado.
Conclusão
Acredito que o trabalho voluntário em torno da popularização do
Linux que todos fazem aqui nos traz resultados incalculáveis, melhorando nosso trabalho e inserindo o Linux cada vez mais no cotidiano das pessoas e apresentando este sistema como uma opção viável, segura e capaz.
Minha principal intenção neste artigo é levar uma experiência minha a quem estiver buscando informações, ajudando e servindo de referência para estudos futuros. Acredito também que a opinião de outras pessoas pode melhorar não só o artigo, mas o sistema Linux como um todo, por isso peço que enviem dicas, reportem erros e falem de outros aplicativos com a mesma função do Screenlets. Todos ganhamos com isso.
Papel de parede e exemplos de telas do Screenlets
![Linux: Personalizando o Ubuntu 9.04 com Screenlets](//static.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/thumb_future.jpg)
Papel de parede usado no artigo
Resultado final do desktop. No resultado final do meu desktop, coloquei um tema na cor azul para combinar com o papel de parede. Coloquei também o painel superior com transparência, assim como no terminal. Os controles ao lado direito estão redimensionados de forma a "encaixarem" entre si.
![Linux: Personalizando o Ubuntu 9.04 com Screenlets](//static.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/thumb_config.png)
Tela de configuração do Screenlets