Programação: Tomada de decisão

Tomadas de decisão são ferramentas importantes em programação. Decidir qual ação tomar, quando e o que fazer: peças chave em qualquer linguagem de programação. Para aqueles que ingressam na arte de programar, este será um ótimo passo em sua aprendizagem.

[ Hits: 32.297 ]

Por: Juliao Junior em 03/12/2008


A declaração IF



Em Octave temos três opções de uso para a declaração de controle if. A primeira e mais simples é:

if condição
   codigoParaExecução
endif

No trecho acima a condição fornecida é verificada. Se for verdadeira, as ações indicadas no código para execução são realizadas. Semelhante a outras linguagens, Octave considera a condição como sendo verdadeira se seu valor é diferente de zero. Ou seja, para a condição ser considerada falsa é necessário que seu valor seja zero. Também é possível indicar um vetor/matriz como condição. Nesse caso, somente se todos os elementos do vetor/matriz forem zero a condição será considerada falsa.

A segunda opção de uso para a declaração de controle if é:

if condição
   codigoParaExecução
else
   codigoAlternativo
endif

No caso acima, se condição for verdadeiro, será executado o codigoParaExecução. Se não, o codigoAlternativo será executado.

A terceira e última opção de uso para if é:

if condição
   codigoParaExecução
elseif condição
   codigoAlternativo
else
   outroCodigoAlternativo
endif

A diferença desse caso para o anterior é a existência de mais testes, seguindo o termo elseif, que pode aparecer quantas vezes você quiser. Cada condição é testada, e a primeira a ser considerada verdadeira terá seu código correspondente executado. Por último, um único else pode estar presente, indicando o código se todas as outras opções falharem.

Vejamos alguns exemplos do uso de if. Suponhamos que você fez uma pergunta ao usuário, sobre a dimensão (L) de uma rede quadrada (representada por uma matriz REDE). Se a rede tiver dimensão maior que 10, o programa deve "transformar" os valores da rede em inteiros. Se não, deve deixar como está. O código em Octave pode ficar assim:

if (L>10)
   int32(REDE);
endif

Simples, não? Este uso de if é realmente simples, mas também igualmente útil. O código acima pode ser usado para criar "chaves", um ótimo conceito muito bem abordado por Aurélio Marinho em seu livro Shell Script - Profissional. Tal livro obviamente não é sobre Octave, mas o conceito de chaveamento é importante também aqui.

E como usar o "chaveamento"? Pense em uma rede de trens urbanos, com os seus trilhos indo para todos os lados. Como comandar o fluxo dos trens? Se você já viu os cruzamentos dos trilhos, seja ao vivo ou em filmes, sabe que há aparelhos em cada cruzamento, onde uma alavanca comando o fluxo: se a alavanca estiver virada para um lado, o trem segue um caminho, e se a alavanca estiver virada para outro lado, o trem seguirá outro caminho diferente. Esse mesmo conceito pode ser usado em programação.

Se o programa deve executar ou não uma sequência dependendo do valor de uma variável, é um ótimo momento para pensar no uso de chaves, como fizemos no exemplo acima. Perceba que não alteramos de forma alguma o tamanho L da REDE. A variável serviu apenas para verificação. É como se tivéssemos uma chave, um interruptor: se estiver ligada, fluxo para um lado, e se estiver desligada o fluxo vai para o outro. Simples.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. A declaração IF
   3. A declaração SWITCH
   4. A declaração WHILE
   5. A declaração FOR
Outros artigos deste autor

Guia Introdutório do Linux III

Processador - Tipos e características

Guia (nem tanto) Introdutório do Linux

Grace - Gráficos em ciência

Introdução ao Linux: O editor de texto Nano

Leitura recomendada

Iceweasel 4.0 no Debian Squeeze

Instalando o DB Designer

CloudStack no CentOS7 com KVM

Instalação da Suíte BrOffice 2.4.x em sistemas Mandriva Linux

Xine rodando arquivos .rm

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts