Programação: Tomada de decisão

Tomadas de decisão são ferramentas importantes em programação. Decidir qual ação tomar, quando e o que fazer: peças chave em qualquer linguagem de programação. Para aqueles que ingressam na arte de programar, este será um ótimo passo em sua aprendizagem.

[ Hits: 32.294 ]

Por: Juliao Junior em 03/12/2008


A declaração SWITCH



Em algumas situações nossos programas precisarão lidar com escolhas com respostas mais complexas, além de decisões do tipo sim/não, fazer/não fazer. Às vezes é preciso decidir entre várias escolhas possíveis.

Ainda podemos usar a declaração de controle if, mas se o número de escolhas for grande, usar if pode se tornar cansativo e até induzir a erros. Usando if, seria como a última opção descrita anteriormente:

if CONDICAO1
   CODIGO_PARA_EXECUTAR;
elseif CONDICAO2
   CODIGO_PARA_EXECUTAR2;
elseif CONDICAO3
   CODIGO_PARA_EXECUTAR3;
elseif
(...)
elseif CONDICAO1000
   CODIGO_PARA_EXECUTAR1000;
endif

Obviamente o código do tipo acima pode induzir a muitos erros. A alternativa em Octave é a declaração de controle switch. Também é uma ferramenta de uso bem fácil. O que switch faz é ler o valor de uma variável, e executar um trecho de código diferente para cada valor especificado da variável. A forma geral é:

switch (VARIAVEL)
   case VALOR1
      CODIGO_PARA_EXECUTAR1;
   case VALOR2
      CODIGO_PARA_EXECUTAR2;
   case VALOR3
      CODIGO_PARA_EXECUTAR3;

      (...)

   case VALOR1000
      CODIGO_PARA_EXECUTAR1000;
   otherwise
      CODIGO_ALTERNATIVO;
endswitch

No código acima, para cada "VALORXX" o código indicado é executado e então o programa ignora as demais opções. O termo "otherwise" é alternativo, podemos deixar de usá-lo. No entanto, se usarmos o "otherwise" ele será usado obrigatoriamente se as outras opções não funcionarem.

Perceba também algo muito importante: o código acima é fácil de ler, e consequentemente de manter. Por exemplo, se a variável mudar de nome (por qualquer motivo que seja) basta alterar uma linha e tudo está bem!

Uma característica interessante é que podemos usar uma lista para "VALORXXX". Ou seja, podemos indicar vários valores para cada "case", e se qualquer um dos valores conferir com o valor da variável, o código em questão será executado.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. A declaração IF
   3. A declaração SWITCH
   4. A declaração WHILE
   5. A declaração FOR
Outros artigos deste autor

Guia Introdutório do Linux II

manDVD - Produza DVD-vídeo rápido e fácil

Instalação do sidux

Guia Introdutório do Linux III

Baixando ISOs-Linux em altíssima velocidade

Leitura recomendada

ANSIBLE Series: Teoria ... Um papo sobre DevOps

Instalando o Gnome 2.8 no SuSE 9.1

Desvendando o editor Vim

WPS Office Atualizado no Slackware 14.2 em Português

Snort - Gerenciamento de redes

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts