Raspberry Pi 4B Como Servidor Linux de Baixo Custo

O Raspberry Pi é um microcomputador de baixo custo que consome pouco energia, voltado para iniciantes no mundo da tecnologia. Ele pode ser utilizado para aprender programação, para a criação de servidores, compartilhamento de arquivos em redes, utilização de contêineres, dentre diversas outras opções. Neste material, irei apresentar o Raspberry Pi como meu servidor Linux.

[ Hits: 11.862 ]

Por: Diego Mendes Rodrigues em 11/03/2021 | Blog: https://www.linkedin.com/in/diegomendesrodrigues/


Para que serve o Raspberry Pi



O Raspberry Pi serve para criar-se um minicomputador, ou miniservidor, caseiro. Assim como fazemos com notebooks ou desktops, podemos conectar este equipamento a um monitor, um teclado e um mouse, tronando-se um computador próximo ao normal, com uma potência um pouco menor. No meu caso, ao utilizar um Raspberry Pi 4 Model B, utilizo um cabo mini HDMI x HDMI para conectar o monitor de 7 polegadas.

Escrevi "próximo ao normal", porque ele é bem mais limitado do que um computador, ou notebook, completo. Não podemos usar os Pi's para executar games de última geração, ou programas de edição pesados. O Raspberry Pi é mais voltado à execução de tarefas básicas, como controlar um robô caseiro, automatização de tarefas corriqueiras, servidores de desenvolvimento, dentre outras atividades.

Em 2019 foi possível instalar uma versão ARM (voltada a dispositivos móveis) do Windows 10 em um Raspberry Pi. Normalmente, estes minicomputadores rodam sistemas operacionais personalizados, baseados em Linux, feitos especificamente para a função à qual eles são destinados, como o Raspberry Pi OS, Raspberry Pi OS with Desktop, Raspberry Pi OS Lite, Debian Buster with Raspberry Pi Desktop, Ubuntu, LibreElec, RetroPie, dentre algumas outras opções.

Uma das finalidades utilizadas com o Raspberry Pi é a criação de um videogame retrô caseiro, utilizando o RetroPie. Utiliza-se então o minicomputador para instalar emuladores de consoles antigos e, assim, ter à sua disposição games de Super Nintendo, Mega Drive e outros na sua televisão moderna, com direito a controles Bluetooth.

Outras possíveis aplicações são na construção de uma central de mídia, projetos de IoT (Internet of Things - Internet das Coisas), de robótica, dentre outras.
Linux: Raspberry Pi 4B como um servidor Linux de baixo custo

Clusters com Raspberry Pi

A criação de clusters com Raspberry Pi está na moda atualmente, sendo que uma pequena busca em mecanismos de busca, nos traz tutoriais, guias, testes, cases, dentre outras informações.

Mas qual é o intuito de montar um cluster com diversos Raspberry Pi

O objetivo costuma ser a combinação da performance (processadores, memórias, armazenamento, etc.) de diversos dispositivos em uma única pilha, para realizarmos atividades de forma mais rápida e eficiente. Outro ponto é que montar um cluster chega a ser divertido, além da viabilidade de executarmos aplicações com diversos núcleos de CPU.

Devemos também lembrar que o Raspberry Pi é um equipamento muito barato, mas a performance de um único microcomputador desses não é ótima para diversas atividades. Neste ponto, acabamos chegando ao ponto em que os clusters com o Raspberry Pi começam a fazer sentido.

Outro ponto que pode ser levado em consideração, é que os valores dos Compute Modules, que são variações do Raspberry Pi que já vem com memória flash integrada à placa (eMMC Flash memory), são ainda mais baixos que as placas normais dos Raspberry Pi, viabilizando a criação de clusters com um baixo custo.

Muitos usuários deste tipo de cluster criam ambientes com Kubernets, ou Docker, podendo aprender e dominar esse tipo de tecnologia com um equipamento de baixo custo. Outro uso comum é na criação de um webserver. O site oficial do Raspberry Pi está em um cluster, com 72 cores, 72 GB de memória RAM, consumindo uma potência de 100W!

Embora possamos montar os clusters manualmente, gosto de 2 fornecedores, o Pico Cluster, que envia clusters com Raspberry Pi 4, e o Turing Pi, que envia placas para montarmos clusters com Compute Module 3+.
Linux: Raspberry Pi 4B como um servidor Linux de baixo custo
Pico 3 Raspberry PI4 da Pico Cluster
Linux: Raspberry Pi 4B como um servidor Linux de baixo custo
Turing Pi 1 da Turing Pi

Quanto custa um Raspberry Pi

Os valores abaixo estão em dólares, obtidos dos revendedores oficiais da Fundação Raspberry Pi. Esses equipamentos podem também ser encontrados em sites de venda on-line, como EBay, Shopee, AliExpress, Mercado Livre, dentre diversos outros:
  • $4.00 - Raspberry Pi Pico
  • $5.00 - Raspberry Pi Zero
  • $10.00 - Raspberry Pi Zero W
  • $25.00 - Raspberry Pi 1 Model A+
  • $25.00 - Raspberry Pi 1 Model B+
  • $35.00 - Raspberry Pi 2 Model B
  • $25.00 - Raspberry Pi 3 Model B
  • $35.00 - Raspberry Pi 3 Model B+
  • $25.00 - Raspberry Pi 3 Model A+
  • $35.00 - Raspberry Pi 4 Model B - 2GB
  • $55.00 - Raspberry Pi 4 Model B - 4GB
  • $75.00 - Raspberry Pi 4 Model B - 8GB
  • $70.00 - Raspberry Pi 400 Unit
  • $100.00 - Raspberry Pi 400 Personal Kit

Seguem abaixo os valores dos Compute Modules:
  • $30.00 - Compute Module 1
  • $30.00 - Compute Module 3
  • $25.00 - Compute Module 3+ - Lite
  • $30.00 - Compute Module 3+ - 8GB eMMC flash memory storage on-board
  • $35.00 - Compute Module 3+ - 16GB eMMC flash memory storage on-board
  • $40.00 - Compute Module 3+ - 32GB eMMC flash memory storage on-board
  • $5.00 - Compute Module 4 Antena Kit
  • Compute Module 4 - Diversas opções de preço, de acordo com a memória RAM e com o armazenamento

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é o Raspberry Pi
   2. Para que serve o Raspberry Pi
   3. Raspberry Pi 4B como servidor Linux
Outros artigos deste autor

Nmap - Comandos úteis para um administrador de sistemas Linux

Bodhi Linux 6.0

Habilitar o HTTP/2 no Apache do Ubuntu 16.04/20.04

DebEX - Debian 10 com o Budgie Desktop 10.5 e Linux Kernel 5.7

Ubuntu 18.04 LTS - LAMP - Linux, Apache, MySQL ou MariaDB, PHP 7.2

Leitura recomendada

Como acessar outras máquinas Linux remotamente

Um kiosk web para consultas

Instalação do PostgreSQL com Apache 2, PHP 5, OpenSSL no Debian Wheezy 7.7 64 bits com systemd e chroot

Internet Explorer: Esse fenômeno

Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen

  
Comentários
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 11/03/2021 - 13:41h


Bom artigo.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[2] Comentário enviado por CarlM1 em 26/04/2021 - 02:06h


I recommend you a wonderful site reports that will help you write any written work.

https://www.upsers.run/

[3] Comentário enviado por Etheridge74 em 08/05/2021 - 05:05h

I am pretty much pleased with your good work. You put really very helpful information. Keep it up. Keep blogging.

[4] Comentário enviado por pinguim864forums em 29/06/2021 - 23:08h

Raspberry PI and OS is fair away to be an open source like arduino etc.

Eu comprei o equipamento acreditando que seria um projeto relacionado a estudantes, onde poderiam estudar como montar computadores e hardwares usando componentes de baixo custo. No final não consegui instalar meu sistema operacional favorito, acabei precisando sempre da organização para aos componentes e até para o sistema operacional. Sempre irá gerar um custo em tudo. Infelizmente não é um projeto open source como conhecemos, é uma variante dele. Uma pena, achei que um projeto open source a nível hardware, iria ajudar muito pessoas com baixo custo salarial para aprender como um hardware de um computador funcionava, ou até mesmo para usar um computador de baixo custo para estudar para a escola etc.

Uma pena. Projetos Ingleses como o arduino foram bem legais, são realmente projetos open source. Mostra realmente que sempre os heróis estão perdendo, o Kurumin etc. Entendo que uma empresa não vai para frente sem dinheiro, mas acabei ficando frustrado com o projeto.

Realmente uma pena. Espero que os heróis do linux, voltem a aparecer de novo. Não me parece muito difícil montar um desse. deveriam aparecer pessoas interessadas nisso.

Apesar de somente poder instalar sistemas operacionais vindo do site deles, atualmente não é uma má escolha para aqueles que não tem a possibilidade, ou dinheiro para outro computador.

Ou seja, poderia ser um projeto que poderia fazer mais pela comunidade linux e open source. Segue minha opinião pessoal, caso tenha outra opinião que difira dessa, por favor releve a mensagem. Porém estou dando minha experiência com a raspberryPi, achei que poderiam fazer mais do que estão fazendo.

O futuro de projetos de hardware open source é promissor. Mas não deve estar ligado a uma empresa ou a uma tecnologia somente, como somente a possibilidade de usar um sistema operacional, ou até mesmo somente um componente vindo de uma loja ou site.

Falando realmente de história, e não puxando sardinha para alguém ou algo, o linux não seria o melhor sistema operacional, sem que a windows na época dominasse tudo. Ou seja, não adianta criar algum hardware open source, sem ter um rumo para um sistema colaborativo em efetivo, afim realmente de melhorar a vida das pessoas, e não somente o lucro.

Vejo que o hardware open source também é um futuro. porém ainda engatinhando com projetos como esse, a não ser que mudem e tomem um rumo melhor, ou estejam realmente com problemas ao criar o produto ou a se integrar na comunidade.

Segue minha opinião. Se afinal não concordarem, realmente relevem o comentário. Mas tenha ciência que o hardware open source chegará a ser melhor do que os outros, assim como o linux é o melhor sistema operacional existente nos dias atuais.

Acabei desconfiando da segurança do projeto. Pois me pareceu tudo muito fechado. Independente do que acho, ou até mesmo origem do produto, segue o que penso, e vou junto com esse parabenizar o criador do linux, sendo de um país com bastante estudo, porém não sendo um gigante a nível de poder financeiro, e ao criador do kurumin, onde vimos que realmente não se tratava de dinheiro. Vendo que estava realmente interessado em ajudar. Pena que as condições de competição atuais desestimulam a quase todos.

Espero que o projeto melhore e apareçam vários outros assim como o linux e o kurumin.

grt.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts