Neste artigo vou mostrar o que é o PAM, como instalá-lo e configurá-lo e seus prós e contras. O PAM é um conjunto de bibliotecas compartilhadas que possibilitam ao administrador alterar a forma como seus aplicativos autenticam os usuários sem precisar reinstalar ou recompilá-los.
O sistema de seu Linux com suporte a PAM já está instalado, configurado e pronto para uso. Você já pode tentar se logar no terminal, visando que este processo não precisa reiniciar nenhum processo ou a máquina.
DICA: Se na hora apresentar alguma mensagem de erro relacionada a DIALUPS_CHECK_ENAB, altere o arquivo /etc/login.defs e comente a linha referente ao erro/parâmetro.
Você pode usar o PAM no geral, sem ser para um aplicativo específico e não para cada aplicativo. Remova o diretório pam.d:
# rm -rf /etc/pam.d
e após remover copie o arquivo conf que veio junto com o source do mesmo.
[4] Comentário enviado por removido em 23/02/2007 - 12:32h
infelizmente não sei para que serve o PAM, e lendo o artigo continuo sem saber, mais creio que não seja necessario para mim, pois em tanto tempo de linux nunca senti falta
[5] Comentário enviado por wendelhp em 23/02/2007 - 14:11h
@icaro,
o PAM é um conjunto de bibliotecas compartilhadas que possibilitam ao administrador alterar a forma como seus aplicativos autenticam os usuários sem precisar reinstalar ou recompilá-los.