Muitos administradores de redes heterogêneas tem dificuldades em deixar sua solução de backup homogênea. Muitas vezes uma solução de backup proprietária é muito cara. Neste artigo descrevo uma maneira simples e rápida para implementar uma rotina de backup para redes heterogêneas.
Geralmente nas distribuições Linux você já pode encontrar o rsync pré-instalado. Assim como fizemos no cwRSyncServer, você deverá editar o arquivo rsyncd.conf.
Este arquivo tem sua localização variada, dependendo da distribuição Linux/BSD utilizada. Na maioria dos casos está localizada no /etc. Caso esteja em outra localização, consulte a documentação do rsync (man rsyncd.conf ou man rsync).
[1] Comentário enviado por sdrconsulting em 17/11/2005 - 11:04h
Luis, bom dia.
Meu amigo acabei de ler o seu artigo e quero parabenizar-lo, ficou muito bom mesmo.
Mais acredito que voce utilize o cwRSyncServer apenas em estações windows 98, pois as mesmas naum fazem a validação de usuarios.
Como apendice ao seu artigo, sugiro aos usuarios que os seguir façam uma pequena modificação no cwRSyncServer pós instalação, ou seja, quando instalamos o cwRsync em maquinas com o Windows 2000 ou XP, ele cria um usuario local com o mesmo nome do programa(cwRSyncSERVER), esse usuario deve ter direitos administrativos.
Caso esquecemos de fazer essa alteração no usuario criado pela instalação do cwRSyncServer, nosso backup sera um tanto vago. O motivo é bem simples, o usuario cwRSyncServer criado não tem poder administrativos, então ele apenas ira copiar os arquivos que tem permissões genericas (de controle total para todos os usuarios).
Para ficar mais claro o que eu estou tentando exlicar, vamos supor que temos em uma maquina o windows XP instalado com dois usuarios, 1º é o ZÉCA e o 2º é o João.
Ambos se logaram na maquina e ambos tem sua pasta meus documentos (cada usuario tem direito apenas sobre a sua pasta, não pode acessar a pasta meus documentos de outro usuaio). Porém o zequinha fez uma planilha e salvou esta na sua pasta dentro dos MEUS DOCUMENTOS. já o João fez uma carta e salvou na raiz do disco C:;
Se configurarmos o cwRSyncServer para backupear todo o disco C:, ele apenas ira conseguir backupear os documentos que ele conseguir ter acesso, no caso da planilha ele não ira backupear pois ele naum tem aceso a pasta pessoal do usuario, essa situação podemos evitar colocando o usuario gerado na instalação do cwRSyncServer no grupo administrativo.
Outro comentario, não é necessario compartilhar um disco ou um volume para rodar o cwRSyncServer, voce pode urilizar-lo sem criar o compartilhamento.
[2] Comentário enviado por removido em 17/11/2005 - 13:39h
sdrconsulting,
Bem, as soluções de backup podem variar neste caso. Para você não criar os compartilhamentos, você necessitará enviar os arquivos da estação para a máquina que irá gravar em um dispositivo externo. Propus desta maneira para facilitar o gerenciamento (precisando gerenciar apenas um script de backup) ao invés de ter que gerenciar n+1 rotinas de backup (a de cada estação, bem como o script que copiará os dados para o dispositvo removível).
Quanto ao usuário do cwRSyncServer, quando escrevi este artigo, eu havia utilizado a conta do sistema para iniciá-lo (falha minha; esqueci de colocar no artigo). Quando utilizado com a conta do sistema, pelo menos comigo, fiz a cópia via cwRSyncServer e comparei o número de arquivos e diretórios, bem como os tamanhos. Não encontrei diferença alguma.
[3] Comentário enviado por menega em 18/11/2005 - 13:39h
Ola Amigos,
Outra sugestão para o artigo, é a de adicionar o usuario cwRsyncServer ao grupo Backup Operators (Operadores de Cópia) ao invés de adiciona-lo ao grupo Administrators da maquina.
Esta conta esta presente nos sitemas microsoft Windows NT e superiores, lembrando que este tipo de controle só é valido para máquinas que tenham sistemas de arquivo NTFS.
O grupo backup operators possui permissões especiais para acesso ao file-system, onde seus membros podem copiar e restaurar qualquer conteúdo das pastas, porem os mesmos nao podem "ler/executar", isto é muito útil no aspecto de segurança, pois você libera o acesso na demanda das suas necessidades, sem contar que reforca a segurança do sistema operacional se comparado a solução de adicionar o mesmo no grupo administradores.
[5] Comentário enviado por eebiar em 19/01/2006 - 10:27h
Luis , gostei muito do seu artigo, porém tenho uma dúvida, há a possibilidade de se restaurar um backup no formato .TAR feito em linux, em máquinas / servidores windows?
[7] Comentário enviado por megumijr em 26/02/2009 - 16:22h
Utilizei o script para fazer backup de arquivos do Windows XP para o Ubuntu mas os nomes de arquivos com acentos estavam perdendo a acentuação no Ubuntu. Para resolver o problema, acrescentei dois parâmetros:
No rsyncd.conf, no windows: "charset=iso8859-1"
No script de backup, na chamada do rsync: "--iconv=utf8,iso88591"