Neste artigo pretendo apresentar uma possível solução para um grande problema que rodeia aqueles que necessitam usar teclado USB no Linux: simplesmente não funcionar ou ficarem lerdos depois de algum tempo de uso. Passei por problemas em casa e isto me inspirou a publicar este artigo.
Para que o GRUB reconheça o teclado USB é necessário que se tenha acesso à BIOS do sistema (geralmente se acessa pressionando DEL na primeira tela, quando o sistema está detectando os drives de HD e/ou CD/DVD). Eu tive sorte de o teclado funcionar nesta parte (antes de abrir o GRUB), então sem problemas. Agora, se você não consegue acessar a tela da BIOS pelo teclado USB e não pode usar o PS/2, infelizmente não sei o que pode ser feito.
Na tela da BIOS, procure por uma opção chamada "USB legacy Support" ou "USB keyboard Support". Esta opção deve ser marcada com "Enabled". Ela deve se encontrar em "Advanced BIOS options" ou algo parecido com isso.
Reboote a máquina e, com isto, o GRUB deverá reconhecer o teclado. =)
[1] Comentário enviado por removido em 05/06/2007 - 20:28h
"Agora, se você não consegue acessar a tela da BIOS pelo teclado USB e não pode usar o PS/2, infelizmente não sei o que pode ser feito. "
R - este "problema" ocorrerá com qualquer pc que tenha o suporte a teclado usb desabilitado na bios.
Se o PS2 está com defeito e precisa entrar na bios, pode-se fazer o seguinte:
a) abre-se o pc e procura-se uma bateria redonda que alimenta a bios independentemente da fonte.
b) ponha uma pequena folha de papel entre o pino e a bateria por uns instantes; isto abre o circuito e a bios volta à sua configuração antiga;
c) feche o pc e entre normalmente na bios com o teclado e REFAÇA agora todas as configurações que vc tinha realizado antes, não esquecendo de manter o usb ativado desta vez...
[2] Comentário enviado por bryan em 08/06/2007 - 11:41h
Cara, meu PC tinha a opção "USB Keyboard Support" desligada na minha BIOS quando acessei ela. E usei o teclado USB mesmo. A BIOS reconheceu meu teclado, somente o GRUB que não. Quando habilitei a opção "USB Keyboard Support", o GRUB passoua reconhecê-lo.
Quanto à tua dica, se o cara não consegue acessar a BIOS pelo teclado USB, como é que vai conseguir, resetando a BIOS para a configuração antiga (partindo-se da premissa que a porta PS/2 não funciona mais)?
[3] Comentário enviado por bryan em 30/03/2008 - 14:28h
Atualizando o artigo.
Ontem (sábado, 29/03/2008) entrou nos repositórios do Debian Lenny os pacotes para a nova versão do kernel, a 2.6.24. Como deve ser de conhecimento de muita gente, nesta versão os caras jogaram muita coisa fora das versões anteriores e reescreveram quase completamente algumas partes do código. Nesta versão do kernel o teclado USB funciona normalmente, sem precisar de gambiarra nenhuma ou opções novas de boot do kernel. Bom para aqueles que possuem entradas USB 1.1 e precisam de teclados USB. ^^
[4] Comentário enviado por ThallesLazaro em 11/10/2015 - 04:39h
Alguém sabe como eu poderia trocar as teclas para selecionar o sistema operacional?
No caso eu tenho um tablet acer iconia w700 windows, ele funciona perfeitamente com o teclado no grupo, porem se eu tiver no modo somente tablet, sem teclado conectado eu queria que as teclas de volume(tipo tablet substituísse como cima e baixo)
Se alguém souber me de essa luz rsrs, tem tempos que estou atras disso.
O sistema de inicialização funciona do linux grub.