Trabalhando com a interface gráfica em Java

Neste artigo vamos ver um pouco sobre o desenvolvimento com a linguagem Java usando interface gráfica, ou GUI.

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Por: André em 20/02/2010 | Blog: http://127.0.0.1


Criando botões



Agora vai ficar um pouco maior o código, vamos começar a trabalhar com os botões. Para isso use o código:

import javax.swing.*;
import java.awt.*;

public class Main extends JFrame
{
    
    public Main()
            
    {
        super("Trabalhando com botoes ");
        
        Container tela = this.getContentPane();
        tela.setLayout(null);
        
        JButton botao01 = new JButton ("Botao");
        botao01.setBounds(10, 10, 120, 50);
        
        tela.add(botao01);
        this.setSize(300,220);
        this.setDefaultCloseOperation(EXIT_ON_CLOSE);
        this.setVisible(true);
        
    }
    
    public static void main(String args[])
    {
        new Main();
    }
}

Depois de compilado e executado nós teremos a seguinte janela:
Aqui não terei de explicar muita coisa, pois a maioria eu já expliquei, mas vamos lá:

Nas duas primeiras linhas, onde eu fiz os imports, notem que eu não citei o nome de nenhuma classe, apenas deixei um *, isso quer dizer que eu importei todas as classes que estão sendo utilizadas na nossa classe, a Main.

Na linha 12 nós temos o contêiner da classe JFrame, usando o método getContentPane. Na linha 13 (tela.setLayout...) nós deixamos o gerenciador de layout como null. Na linha 15 nós alteramos o nome da variável do JButton para botao01 e escrevemos "Botao" nele (no caption).

Temos também o método setBounds, que da a posição e o tamanha do nosso Botão na tela (os parâmetros dados nele, que são 10, 10, 120, 50 são para definir o tamanho e a localização,, no caso da posição, é o 10 e o 10, ou melhor dizendo, os primeiros, os outros dois definem o tamanho do mesmo).

O resto acho que já foi explicado, então vamos avançar para a próxima página.

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Criando uma janela simples com JFrame
   3. Trabalhando com mensagens
   4. Criando botões
   5. Criando um programa para encerrar
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Comentários
[1] Comentário enviado por asdf2 em 20/02/2010 - 18:00h

muito bom o artigo, simples e direto, é vai um 10 aé meu chapa

[2] Comentário enviado por andrezc em 20/02/2010 - 18:23h

Obrigado asdf2, fico feliz que tenha gostado de leitura, e obrigado pelo 10 ;)

Abraços.

[3] Comentário enviado por jthomaz em 21/02/2010 - 10:31h

muito bom cara ... ta de parabens

[4] Comentário enviado por andre_asn em 21/02/2010 - 13:50h

Bom dia ...

Ótimo artigo parabéns mas para te fazer caprichar mais no proximo de dou 9,9

[5] Comentário enviado por andrezc em 21/02/2010 - 19:10h

Obrigado Junior Thomaz & andre_asn


[6] Comentário enviado por luizvieira em 22/02/2010 - 08:58h

Não sou fã de Java, pois prefiro Python, mas tenho que reconhecer que o artigo está muito bom!
Parabéns.
[ ]'s

[7] Comentário enviado por WhiteHawk em 27/02/2010 - 09:04h

Parabéns pelo artigo. Ele explicou um pouco sobre a criação de programas utilizando interface gráfica e foi objetivo. Espero que você continue criando os artigos sobre Java.
Abraços.

[8] Comentário enviado por Paro em 07/03/2010 - 03:58h

Parabéns pelo tutorial!

Para nós que estamos começando no java agora está sendo de bastante utilidade!

Abraços


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