Tutorial OpenGL v2.0
Finalmente chegou! Após quase 1 ano depois de meu primeiro artigo sobre OpenGL, chegou a versão 2.0. Clique e fique mais Geek.
[ Hits: 20.227 ]
Por: Thiago Henrique Hüpner em 08/05/2015
#include <SDL/SDL.h>
#include <SDL/SDL_opengl.h>
#define LARGURA 400
#define ALTURA 400
void inicializaOpenGL(){
glClearColor(255,255,255,1);
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
glLoadIdentity();
gluOrtho2D(0,LARGURA,ALTURA,0);
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
}
// Simulando o SDL_FillRect
void GL_FillRect(SDL_Rect a,int r,int g,int b){
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
glLoadIdentity();
glColor3ub(r,g,b);
glBegin(GL_QUADS);
// Lado Superior Esquerdo
glVertex2f(a.x,a.y);
// Lado Superior Direito
glVertex2f(a.x+a.w,a.y);
// Lado Inferior Direito
glVertex2f(a.x+a.w,a.y+a.h);
// Lado Inferior Esquerdo
glVertex2f(a.x,a.y+a.h);
glEnd();
}
int main(int argc,char *argv[]){
if(SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO) < 0){
printf("Erro : %s
",SDL_GetError());
return -1;
}
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_RED_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_GREEN_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_BLUE_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_ALPHA_SIZE, 8 );
SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_DOUBLEBUFFER, 2 );
SDL_Surface * tela = SDL_SetVideoMode(LARGURA,ALTURA,32,SDL_OPENGL);
if(tela == NULL){
printf("Erro : %s
",SDL_GetError());
SDL_Quit();
return -1;
}
SDL_WM_SetCaption("Tudo Junto e Misturado",NULL);
SDL_Event evento;
int estaRodando = 1;
SDL_Rect retangulo;
inicializaOpenGL();
while(estaRodando){
while(SDL_PollEvent(&evento)){
switch(evento.type){
case SDL_QUIT:
estaRodando = 0;
break;
default:
break;
}
}
// Propriedades do Retangulo
// Posição X
retangulo.x = 10;
// Posição Y
retangulo.y = 10;
// Aqui a coisa começa a ficar interessante ...
// Podemos alterar a Largura do Retangulo e ...
retangulo.w = 50;
// ... a Altura do Retangulo
retangulo.h = 50;
GL_FillRect(retangulo,255,0,0);
SDL_Delay(30);
SDL_GL_SwapBuffers();
}
SDL_Quit();
return 0;
}

Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android
Detectando assalto na multidão com visão computacional
Introdução à plataforma GNU de desenvolvimento
Túnel do Tempo: a função itoa()
Apreendendo a utilizar o GNU Debugger (parte 2)
Ponteiros void na linguagem C (parte 2)
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
Atualizar Linux Mint 22.2 para 22.3 beta
Jogar games da Battle.net no Linux com Faugus Launcher
Como fazer a Instalação de aplicativos para acesso remoto ao Linux
Assisti Avatar 3: Fogo e Cinzas (3)
Conky, alerta de temperatura alta (8)
Duas Pasta Pessoal Aparecendo no Ubuntu 24.04.3 LTS (42)









