Em primeiro lugar separe duas imagens, de preferência no formato tga (targa), as salve numa pasta para trabalho. Logo após inicialize o
xmorph informando a imagem origem e destino com os parâmetros START e FINISH, como no exemplo abaixo:
$ xmorph -start cabelo.tga -finish tux.tga
Se tudo estiver funcionando corretamente, teremos uma tela similar a ilustração abaixo:
Remova as linhas verticais e horizontais em áreas mortas (locais onde não sofrerão transformações) e adicione linhas nas zonas de maior concentração de detalhes. Abaixo os respectivos comandos do mouse:
- Botão direito : Adiciona uma linha horizontal.
- Botão direito + Shift : Remove uma linha horizontal.
- Botão do meio : Adiciona uma linha vertical.
- Botão do meio + Shift : Remove uma linha vertical.
Torne os pontos uma espécie de contorno nos pontos de transição da imagem similar ao exemplo abaixo:
Agora arraste cada ponto da matriz para um ponto de transição nas duas imagens, fique atendo que ao movimentarmos um vértice, o ponto correspondente na imagem destino torna-se branco para efeito de orientação. Durante o trabalho vale a pena mencionar que podemos salvar em disco as coordenadas modificadas, assim permitindo interromper o trabalho e continuar posteriormente.
Para salvar o trabalho, clique na opção file, e selecione Save source mesh para salvar os pontos da imagem origem e Save destination mesh para os pontos da imagem destino.
Informe o nome desejado para ambas as imagens:
Para recomeçar o trabalho, basta selecionar Reset source mesh ou Reset destination mesh no menu Mesh.
No menu Morph sequence, defina o nome da sequência, ou seja o nome inicial de cada imagem.
Informe o número de quadro em Set sequence number of step. Para visualizar o preview, basta selecionar Preview warp sequence.
E finalmente para gerar os quadros (imagens) de transição, para selecionar o item Warp sequence do menu Morph sequence.
Após o processamento, uma seqüência de imagens são armazenadas no disco. Agora para gera a animação, a minha sugestão é executar o comando convert do pacote ImageMagick.
$ convert -delay 10 -loop 0 ani-cabelo*.tga cabelo-to-tux.gif
Este tutorial tem como objetivo mostrar conceitos básicos sobre transição de imagens com efeito morph. Sugiro também utilizar o programa
gtkmorph, presente no pacote
Xmorph, mas como não pretendo tornar este documento extenso fica a critério de cada um se aprofundar no assunto caso exista interesse.
Material utilizado neste tutorial (imagens e os arquivos mesh):
Como diz o Prof. Pietro Ubaldi:
"O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir"
Sendo assim, colaborar atrai amigos, competir atrai inimigos...
Sobre o autor:
http://www.netitec.com.br/alessandro