Desde que descobri as funcionalidades desse software não abro mão dele. A versão que estou usando agora é a v1.97 (as anteriores que utilizei foram respectivamente a 1.12 e a 1.19, todas conseguidas através de cortesia de revistas especializadas) e rodando em Windows 95 e 98.
E até mesmo ao utilizar o Windows XP eu enfiava aquela versão 1.19 (aceita muito bem).
Qual não foi a minha surpresa ao entrar no site do desenvolvedor (pode ser
www.xnview.com ,
www.xnview.net ou ainda
www.xnview.org) e descobrir que existem várias versões, atendendo às seguintes plataformas:
- ATARI ST, STe, Falcon, TT e compatíveis
- PC x86 DOS
- PC x86 Windows 3.1x, 95, 98, NT, Me, 2000 & Xp
- PC x86 Linux v2.x (precisa de X-Window & Lesstif/OpenMotif)
- PC x86 FreeBSD v3.x (precisa de X-Window & Lesstif/OpenMotif)
- Silicon Graphics IRIX v5.2 e superiores
- Sun Solaris v2.5.1 e superiores
- Solaris x86 v8.0
- HP-UX v11.0 e superiores
- AIX v4.2 e superiores
- BeOS v5.0 e superiores
- MacOS X
Vejam que os requerimentos para
GNU/Linux são extremamente baixos: Kernel a partir de 2.0, mais X-Window, mais Lesstif ou OpenMotif. Faz tempo que não ouço falar em Lesstif ou OpenMotif, mas enfim, eles são "versões gratuitas do Motif". Para quem não se lembra (eu também não), Motif era um produto comercial escrito para Unix, e então surgiu um clone "freeware" chamado "Moo-TIFF".
Tanto Motif quanto Moo-TIFF ou OpenMotif precisavam de X-Window da mesma forma quanto o "projeto GNU" precisa do "projeto Linux": Um não viveria sem o outro.
Aproveito para esclarecer:
X-Window é um mecanismo que permite, dá subsídios para a implementação de janelas e comunicação entre sistemas (embora não consiga produzir janelas), enquanto Motif, Moo-TIFF, Lesstif e OpenMotif são gerenciadores, construtores, "pintores" de janelas.
De forma análoga, no início da história do Microsoft Windows a coisa era assim: O "Windows" propriamente dito era um suplemento ao sistema operacional - o DOS - e que tinha por função "pintar" janelas. Essas porém eram criadas através do próprio Administrador de Programas, o qual era um complemento do DOS.
Note que "complemento" e "suplemento" são coisas distintas, pois um complemento faz parte de um todo e um suplemento excede a esse todo.
E mais: Muito embora no "readme" não conste tal informação, no site é possível baixar uma versão apropriada aos Windows Vista e Seven (existem versões diferenciadas para 3.1, 95, 98, NT, Me, 2000, XP)!
Uma das primeiras vantagens do XnView é que ele é bem pequeno e leve, podendo ser baixado tranquilamente por conexão discada, mesmo a uns modestíssimos 2kbps.