Nosso primeiro passo é óbvio, mas deve ser mencionado: baixar a imagem do disco de instalação do
Zenwalk Core Edition e gravá-lo em CD. O endereço para download da imagem encontra-se no endereço abaixo.
Depois de gravá-la, coloque o CD na bandeja, reinicie o computador e certifique-se de que o sistema iniciará a partir do CD. Se isso acontecer, será apresentada a tela abaixo.
Pressione Enter e o instalador do Zenwalk será carregado. Se você já instalou o
Slackware antes, o processo de instalação lhe será completamente familiar. Se você nunca usou o Slackware nem o Zenwalk, não se preocupe, esse artigo tem mais de quarenta imagens mostrando cada etapa do processo de instalação. Abaixo você confere a primeira tela do instalador.
Pressione Enter para selecionar o leiaute do teclado. Se o seu teclado tem o "Ç", selecione a opção "qwerty/br-abnt2.map". Se não tem o "Ç", selecione "qwerty/us-acentos.map".
Pressione Enter para retornar ao menu principal do instalador. Você terá que selecionar o método de particionamento do disco rígido. Se você quiser configurar as partições por conta própria, selecione a opção "PARTITION". Se você não sabe ou não quer fazer um particionamento automático e quer alocar todo o disco rígido para o Zenwalk, selecione a opção "AUTOINSTALL". Nesse artigo, usaremos o segundo método.
Pressione Enter e serão mostradas todas as unidades de disco disponíveis no sistema para que você escolha em qual delas o Zenwalk deverá ser instalado.
Use a barra de espaço para selecionar a unidade desejada (geralmente "hda" ou "sda") e pressione Enter. O instalador perguntará se você tem certeza de que quer excluir todo o conteúdo do disco, reservando todo ele para o Zenwalk.
Para continuar, selecione a opção "Yes" e pressione Enter. O particionamento será feito e a nova tabela de partições será exibida. Pressione Enter e o conteúdo do arquivo /etc/fstab será mostrado.
Pressione Enter para selecionar a fonte de instalação do Zenwalk.
Selecione a opção "Install from the Zenwalk CD" e pressione Enter. Você deverá agora configurar a instalação do Lilo, o gerenciador de inicialização (boot) padrão do Zenwalk, começando pelo método de configuração: simples, expert ou nenhum. No nosso caso, usaremos o modo simples, selecionando a opção "simple".
Pressione Enter para selecionar a resolução e a profundidade das cores usadas pelo sistema após a inicialização (essas configurações só valem para o modo texto, não para o modo gráfico). Na maioria dos casos, a opção "1024x768x64k" com inicialização gráfica (graphical splash screen) é a mais indicada.
Pressione Enter e você poderá inserir os parâmetros adicionais do kernel. Na maioria dos casos não é necessário digitar nada. Apenas pressione Enter e então selecione onde o Lilo deve ser instalado. O local padrão é na MBR. Selecione-o e pressione Enter.
Será exibida uma tela perguntando se o relógio do sistema utiliza o UTC ou não. Se você estiver instalando o Zenwalk em uma máquina virtual, selecione "YES". Caso contrário, selecione "NO" e escolha o fuso horário ("America/Sao_Paulo" para os Estados que usam o horário de Brasília).
Pressione Enter e então você deverá selecionar os serviços que devem ser iniciados junto com o sistema. Use as setas do teclado para escolher um serviço e a barra de espaço para ativá-lo ou desativá-lo. Para finalizar a configuração, pressione Enter.
A instalação será então iniciada. Ao final, será exibida uma mensagem solicitando que você ejete o CD e reinicie o computador pressionando Ctrl+Alt+Delete.
Faça conforme as instruções. Retire o CD da bandeja, pressione Ctrl+Alt+Delete e aguarde a inicialização do Zenwalk.