A essa altura já temos um ambiente gráfico
XFCE configurado com nossos softwares favoritos instalados. Precisamos agora configurar o sistema para entrar no modo gráfico automaticamente quando o sistema for iniciado, para não termos que fazer login no modo texto e executar "startx" sempre que iniciarmos o
Zenwalk. Para isso, precisaremos primeiramente de um gerenciador gráfico de login. O escolhido nesse artigo é o GDM, o gerenciador de login do Gnome. Vamos usar o Netpkg (ou Xnetpkg, se quiser) para instalá-lo:
# netpkg gdm-2 gnome-settings-daemon
Instale todas as dependências sugeridas. Para testar, você precisar estar no modo texto. Pressione Ctrl+Alt+Backspace para fechar o modo gráfico e teste o GDM executando o seguinte comando, como root:
# gdm --nodaemon
Se estiver tudo certo, o GDM deve ser exibido normalmente e você deve ser capaz de iniciar o ambiente gráfico após fazer login. Agora temos que configurar o sistema para iniciar automaticamente no modo gráfico. Para isso, faça login no GDM para entrar no ambiente gráfico, abra o Terminal e execute os comandos abaixo:
su -
password:
# videoconfig
Será exibida uma mensagem dizendo que é preciso rodar o videoconfig no modo texto para que o teste do driver de vídeo seja executado. Apenas pressione Enter. Na tela seguinte, responda se você quer ativar os recursos 3D. Se a sua placa não é 3D ou ainda não está configurada para esses recursos, selecione "No". Por fim, na próxima tela, selecione "Graphical" para que o GDM seja carregado automaticamente quando o sistema for carregado. Pressione Enter e está feito.
Se você quiser fazer isso manualmente, basta editar o arquivo /etc/inittab e alterar a linha como mostrado abaixo:
id:4:initdefault:
Outro procedimento crucial é instalar e configurar sua placa de som. Para isso, use o Netpkg ou o Xnetpkg para instalar os pacotes contendo "alsa":
# netpkg alsa
Dos pacotes exibidos, deixe apenas o "alsaplayer" sem instalar, instalando os demais, listados a seguir.
- alsa-firmware
- alsa-lib
- alsa-oss
- alsa-utils
Uma vez instalados os pacotes, configure o som com o utilitário "alsaconf".
# alsaconf
Para finalizar, instale os pacotes abaixo, que são necessários para o correto funcionamento de alguns programas e que não eram referenciados como dependências nos testes que eu fiz:
# netpkg pycairo pygobject pygtk pyorbit
Feito isso, parabéns, você concluir a configuração de seu desktop XFCE no Zenwalk.
Salvando os pacotes para usar depois
Se você precisar reinstalar o sistema ou configurar o mesmo ambiente desktop em outro computador, certamente será bem útil não precisar baixar todos os pacotes novamente da internet. Com o Zenwalk podemos fazer isso de maneira bem simples, bastante executar os comandos abaixo.
# mkdir /tmp/packages
# cd /var/log/packages
# for Package in * ; do
File=$(find /var/packages -name ${Package}.tgz)
if [ -n "$File" ] ; then
tar c $File | tar x -C /tmp/packages
fi
done
# mv /tmp/packages/var/packages/* /tmp/packages
# rm -rf /tmp/packages/var
Grave o diretório /tmp/packages em um CD. Futuramente, quando você quiser instalar todos os pacotes do CD num computador que acabou de receber uma instalação do Zenwalk Core, basta executar os seguinte comandos:
# mount /dev/cdrom /media/cdrom
# find /media/cdrom -name '*.tgz' -exec upgradepkg --install-new {} \;
Pronto, todos os pacotes do CD serão instalados no seu sistema, deixando-o da mesma forma que estava quando você fez o backup dos pacotes. Muito mais rápido que executar o Netpkg e esperar ele baixar os pacotes, não é mesmo?
Se você quiser, pode ainda copiar o conteúdo do CD para o computador, deixando-os acessíveis ao Netpkg:
# cp -a /media/cdrom/packages /var