Sistema instalado, servidor X funcionando, o próximo passo é instalar um gerenciador de janelas. Vamos começar pelo ambiente padrão do
Zenwalk, o
XFCE. Vamos repetir o mesmo procedimento utilizado até aqui, ou seja, orientar o Netpkg para procurar pacotes contendo "xfce" no nome e selecionar quais pacotes instalar:
# netpkg xfce
Eu instalei os seguintes pacotes:
- xfce-apps
- xfce-base
- xfce-desktop
- xfce-plugins
- xfce4-cddrive-plugin
- xfce4-systemload-plugin
- xfce4-taskmanager
- xfce4-wmdock-plugin
Vamos testar se o XFCE está funcionando. Mude para o usuário comum que você criou na instalação, rode o comando "xwmconfig" para selecionar o XFCE como ambiente gráfico padrão e execute o "startx" para iniciar o XFCE e ver se está tudo certo:
# su - davidsonpaulo
$ xwmconfig
$ startx
Se estiver tudo certo, o XFCE vai abrir, mas não vai exibir nenhum ícone nem aplicativos nos menus. O motivo? Os ícones, os temas e os programas usados para construir os menus não foram instalados ainda. Pressione Ctrl+Alt+Backspace, digite "exit" para voltar a ser root e use o Netpkg para instalar o que falta, começando pelos ícones:
exit
# netpkg theme
Aqui eu instalei os seguinte temas e ícones:
- extra-mouse-themes
- gartoon-redux-icon-theme
- gnome-icon-theme
- hicolor-icon-theme
- icon-themes
Agora, os utilitários para construção dos menus:
# netpkg shared-mime-info desktop-file-utils
Com isso o XFCE deve passar a funcionar corretamente. Vamos iniciar o XFCE novamente e testar:
# su - davidsonpaulo
$ startx
Bom, agora que estamos no ambiente gráfico, que tal usarmos o Xnetpkg para instalar o restante dos programas usando o modo gráfico? Vamos lá. Clique com o botão direito na tela e vá em "Sistema" / "Netpkg".
Ahá! Não abriu, né? Mostrou uma mensagem de erro dizendo que o "gksu" não foi encontrado. E agora? Vamos abrir o terminal e instalar o gksu pelo Netpkg. Botão direito na tela, "Utilidades" / "Terminal".
Ih! Não abriu o terminal também? Sem problemas. Pressione Ctrl+Alt+Backspace para voltar ao modo texto e resolver esses problemas um por um. Primeiro, vou quebrar o seu galho e dizer qual o problema do Terminal. Basta instalar o pacote "vte" que você já pode voltar para o modo gráfico e instalar o resto de lá:
exit
# netpkg vte-0
# su - davidsonpaulo
$ startx
Pronto, pode abrir o Terminal, tornar-se root e instalar o gksu:
su
password:
# netpkg gksu
Package ~ gksu : not found
Hum... Como assim "not found"? Tenho que confessar que quando vi esse erro torci o nariz para o Zenwalk. Não era possível que não existisse nos repositórios um pacote que era necessário para executar o Xnetpkg.
Um pouco de pesquisa e achei a solução. O gksu é um utilitário que vem com o pacote "ktsuss" (tudo a ver né? :-P). Vamos instalá-lo:
# netpkg ktsuss
Agora sim, vamos rodar o Xnetpkg. Botão direito na tela, "Sistema" / "Netpkg". Agora sim, pediu a senha de root. Digitamos a senha, clicamos em "OK" e... ué! Nada??? O que foi dessa vez? Vamos tentar rodar o Xnetpkg do terminal para ver se ele mostra alguma mensagem útil:
# xnetpkg
Can't locate Gtk2.pm in @INC (@INC contains: /usr/lib/perl5/5.8.8/i486-linux-thread-multi /usr/lib/perl5/5.8.8 /usr/lib/perl5/site_perl/5.8.8/i486-linux-thread-multi /usr/lib/perl5/site_perl/5.8.8 /usr/lib/perl5/site_perl/5.8.8 /usr/lib/perl5/site_perl .) at /usr/sbin/xnetpkg line 28.
BEGIN failed--compilation aborted at /usr/sbin/xnetpkg line 28.
Ahá! O Xnetpkg é escrito em Perl e está faltando o módulo Gtk2. Vamos instalá-lo:
# netpkg perl-gtk2
E pronto. Vamos novamente em "Sistema" / "Netpkg", digitamos a senha de root e eis o nosso batalhado Xnetpkg:
Agora ficou mais fácil ainda instalar o que falta. Próxima página!