Asterisk - O sistema de telefonia open source

O Asterisk é uma solução open source, livre e funciona como uma central telefônica digital, ou seja, um software de código aberto que é distribuído gratuitamente e que possui todas as funcionalidades que um PABX convencional possui, além de diversos outros recursos.

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Por: Alberto Rodrigo Pereira em 27/09/2010


Introdução



O Asterisk é uma solução open source, livre e funciona como uma central telefônica digital, ou seja, um software de código aberto que é distribuído gratuitamente e que possui todas as funcionalidades que um PABX convencional possui, além de diversos outros recursos.

A melhor vantagem que o Asterisk possui é a sua flexibilidade na criação de novos recursos e serviços, conforme as necessidades da empresa e a integração ao sistema à outras tecnologias livres e proprietárias que já existem, assim como Unidades de Respostas Audíveis (URA), Sistemas de CRM, Tarifação, Sistemas de Monitoramento e Controle para Callcenter, Skype, outros tipos de PABX e muito mais!

O Asterisk é uma ferramenta sensacional, pois somente com a instalação do sistema em um computador é possível disponibilizar uma grande quantidade de recursos e funcionalidades, dependendo apenas de uma operadora de telefonia para efetuar as ligações externas e isso é possível de diversas maneiras, sendo que a principal é a contratação de um canal de comunicação em uma operadora que trabalha com voz sobre IP (VoIP), pois essa tecnologia de comunicação oferece uma redução de custos muito significativa para ligações do tipo interurbanas e internacionais, sem a necessidade de compra de um hardware especifico para funcionar, pois toda a comunicação é feita através de protocolos de comunicação de internet (TCP/IP), bastando apenas o servidor que contém o sistema Asterisk estar conectado a um link de internet.

Nas operadoras de serviços VoIP, também é possível a solicitação de números telefônicos, para que assim, além do sistema efetuar as ligações, ele também possa receber ligações externas de qualquer localidade.

Para as empresas que já possuem números fixos de operadoras locais, sejam eles analógicos ou digitais, assim como canais E1, o sistema Asterisk permite a integração de placas PCI e PCI Express para esse tipo de tecnologia e comparado ao custo de integração dessas placas aos PABXs proprietários, esse custo também é significativamente menor, além desse tipo de recurso, existem também placas para chips de operadoras celular, fazendo com que todas as ligações efetuadas para números de celular saiam por essa interface, reduzindo ainda mais o custo com telefonia.

Para empresas que possuem filiais em outros estados ou países a vantagem é ainda maior, pois toda a comunicação telefônica entre as empresas pode sair a um custo zero, para isso basta que todas as filiais possuam também um computador com o Asterisk instalado e um link de internet para cada Asterisk, com isso toda a comunicação entre matriz e filiais será realizada através da internet sem a necessidade de nenhuma operadora de telefonia.

No Asterisk a criação da quantidade e escolha dos números é muito flexível, mas como o sistema é digital e baseado em VoIP, para poder ter um ramal existem alguns requisitos, o primeiro é que telefones analógicos comuns irão precisar de um conversor digital para analógico para poderem funcionar, para isso existe um equipamento chamado ATA (Adaptador para Telefone Analógico). O ATA é autenticado ao sistema Asterisk através de um usuário, senha e endereço IP criados e configurados em ambos os lados, e possuem portas para saída analógica e são nessas portas que são conectados os aparelhos analógicos.

Outra opção também para a conexão de aparelhos analógicos seria a aquisição de placas específicas, com interfaces PCI ou PCI Express, que fazem essa conversão ou então Media Gateways que são equipamentos que possuem diversas saídas analógicas.

Outro recurso muito interessante seria a aquisição de IP Fones, esses aparelhos telefônicos são digitais, não necessitando de um conversor para transformação do sinal, pois o próprio aparelho já faz a autenticação direto ao sistema Asterisk por meio da rede interna ou externa e muitas empresas também utilizam o recurso de Softphone, que é um programa que vem com um interface parecida com a de um telefone e instalado do computador, necessitando apenas um Headphone conectado ao computador para poder efetuar e receber chamadas.

O plano de discagem do Asterisk é totalmente flexível e poderoso, pois nele se determina tudo o que irá acontecer quando uma ligação entra ou sai do sistema, como por exemplo:
  • Quando uma ligação entra no sistema em que ramal ela irá tocar primeiro;
  • Se o ramal não atender, para qual ramal essa ligação será encaminhada;
  • Pode-se determinar se a ligação será gravada;
  • Em caso de ligações após o horário comercial, a ligação pode ser encaminhada para um número externo ou reproduzir uma mensagem de voz automática, dizendo qual o horário de funcionamento da empresa ou até mesmo armazenar os recados deixados fora do horário de atendimento em uma secretária eletrônica ou encaminhar as mensagens em formato de arquivo de áudio para um e-mail específico;
  • Pode-se programar o bloqueio de chamadas para números específicos ou ligações a cobrar;
  • determinar quais ramais podem ou não efetuar ligações externas;
  • Redirecionar ligações realizadas para rotas de menor custo;
  • Captura de chamadas;
  • Transferência de chamadas;
  • Siga-me;
  • Desvio de chamadas;
  • Identificador de chamadas;
  • Limitador de duração de chamadas;
  • Escuta telefônica.

Alguns outros recursos que o sistema oferece são os de filas de atendimento com a criação de grupos e agentes no caso de um callcenter, bilhetagem das chamadas, gerando um arquivo para controle das ligações, sala de conferência, música de espera, unidade de resposta audível (URA), entre diversos outros recursos.

As principais vantagens em optar pelo uso do Asterisk são:
  • Redução do custo de ligação (DDD e DDI)
  • Funcionalidades flexíveis
  • Plano de numeração unificado para toda empresa
  • Aumento da produtividade
  • Redução do custo de operação de rede (convergência Telecom & TI)
  • Integração da empresa
  • Escalabilidade
  • Expansão das aplicações de voz
  • Baixo custo de implementação

Requisitos para implantação do sistema:
  • Confiabilidade do sistema (hardware, no-break, largura de banda, redundância de link, infraestrutura de rede)
  • Qualidade de Voz (QoS - Quality of Service)
  • Segurança

Diversas empresas já utilizam essa solução e sem dúvida alguma, nos próximos anos, muitas outras passarão a utilizar.

Para maiores informações acessem: http://www.asterisks.com.br

   

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Comentários
[1] Comentário enviado por robsonsbrasil em 27/09/2010 - 14:40h

Boa tarde,

Muito bom artigo.

[2] Comentário enviado por removido em 28/09/2010 - 07:38h

Ótimo artigo.

[3] Comentário enviado por nildopd em 28/09/2010 - 22:44h

Muito Bom ... lembro que com asterisk + placa DGV E1 (Digivoice) vc pode tb envia e receber fazer bloquear ligações a cobrar e aproveitando usando tb uma placa DGV GSM vc pode manda SMS usando seu chip de qualquer operadora, e etc... ....

Parabens amigo... tudo de bom..

[4] Comentário enviado por felipemastertec em 03/05/2016 - 16:41h

boa tarde, sou novo em sistemas de Telecom, gostaria de saber se é possível levar apenas um ramal analógico para um local externo através de internet com esse sistema, e falar com os demais remotamente?

[5] Comentário enviado por nildopd em 03/05/2016 - 20:26h

Amigo boa noite. Vc pode procurar sobre fxs e fxo para servidores ou linksys fxs ou fxo eu sempre me confundo , e faz uma conexão via internet . É bem simples . Se precisar de ajuda pode add no Skype: Infont.tecnologia . Forte abraço

[6] Comentário enviado por charles123 em 11/08/2017 - 07:55h

Bom dia ,
primeiro parabens pela explicação, excelente,
sei que o topico é meio antigo , mas tem uma demanda nessa area aqui em minha região e gostaria de me aprofundar no assunto, tem algum curso que vc possa indicar, seja web ou presencial?
Abraços..
Obrigado.


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